Jurubeba – Benefícios, Como Consumir, Onde Comprar, Contraindicações

jurubeba

Planta reconhecida pelo sabor amargo, a jurubeba é capaz de oferecer uma série de benefícios para a saúde. Quer saber quais são eles? Confira nosso artigo.

 

jurubeba

 

11 benefícios da jurubeba

1 – Favorece o fígado

Graças às propriedades depurativas dessa planta e ao seu grande poder de desintoxicação, ela consiste em um dos remédios naturais mais eficazes para tratar a ressaca.

Ela também promove a eliminação de diversas toxinas acumuladas no fígado, ajudando na prevenção e tratamento de uma série de doenças, tais como hepatite, esteatose hepática (gordura no fígado), infecções etc.


2 – Melhora a digestão

O consumo da jurubeba também é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos.

Após comer alimentos gordurosos é indicado ingerir remédios feitos com essa planta com o objetivo de evitar azia e má digestão.

3 – Estimula o intestino

Por apresentar efeito laxante, essa planta evita prisão de ventre, ressecamento das fezes e demais problemas intestinais.

4 – Acelera a cicatrização

O uso das folhas dessa planta é indicado para tratamento natural de feridas, já que ela contém propriedades anti-inflamatórias e favorece a cicatrização dos tecidos.

5 – Ajuda tratar doenças respiratórias

Em virtude das propriedades descongestionantes presentes nessa planta, ela atua no tratamento de problemas respiratórios como resfriados, gripes, tosse e bronquite.


Ela também ajuda fortalecer o organismo, tornando-o menos suscetível a essas doenças.

6 – Desintoxica o corpo

A jurubeba é uma das plantas mais eficazes para a limpeza do sangue, eliminando diversas toxinas responsáveis por causar uma série de doenças, entre elas bactérias, vírus, fungos, parasitas etc.


7 – Favorece o emagrecimento

Graças às propriedades diuréticas dessa planta, ela é tida como uma das aliadas do emagrecimento, já que ela elimina o excesso de açúcar e gordura presentes no organismo.

Também em virtude das propriedades diuréticas, o chá e demais bebidas com essa planta contribuem para eliminar o excesso de líquido, evitando o inchaço que muitas vezes é confundido com obesidade.

8 – Diminui os níveis de glicose

Por promover uma verdadeira faxina na corrente sanguínea e favorecer as funções do fígado, essa planta ajuda reduzir os níveis de glicose no organismo, fator essencial para prevenir e tratar o diabetes.

9 – Combate a anemia

Pelo fato de essa planta melhorar a saúde do sangue, ela automaticamente estimula a produção dos glóbulos vermelhos essenciais para prevenir e tratar a anemia, uma doença que afeta sobretudo crianças e idosos.

10 – Ajuda limpar os rins

Além dos muitos benefícios dessa planta para o fígado, ela também favorece os rins e a bexiga, evitando infecções, cálculos renais, dificuldade de urinar etc.

11 – Combate a hipertensão

O efeito positivo dessa planta também atua no coração, já que ela ajuda diminuir a pressão arterial e evita problemas graves como infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Quais são as contraindicações dessa planta?

Ainda que a jurubeba ofereça diversos benefícios para a saúde, ela não é indicada nos seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas alérgicas a essa planta.

Ela apresenta algum efeito colateral?

Quando usada em exagero ou de forma prolongada, essa planta poderá causar:

  • Náuseas e/ou vômito;
  • Diarreia;
  • Gastrite;
  • Aumento de enzimas hepáticas;
  • Confusão mental;
  • Intoxicação.

Dessa forma, é necessário que o uso seja pontual (não prolongado).

No caso de pessoas que sofrem algum tipo de problema de saúde, é preciso consultar o médico antes de ingerir essa planta.

Como consumir a jurubeba no dia a dia?

Chá

O chá dessa planta é uma das maneiras mais comuns e naturais de usufruir dos benefícios que ela oferece.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 30g de folhas e frutos de jurubeba.

Preparo

  • Colocar a água para esquentar. Assim que ela iniciar fervura, desligar o fogo e adicionar as folhas e frutos da planta;
  • Abafar o chá e aguardar 15 minutos.
  • Coar e beber ao longo do dia.

Conservas

Os frutos de jurubeba são disponibilizados em conservas, sendo mais comuns na região do nordeste.

No preparo de alimentos

Os frutos dessa planta também são bastante utilizados no preparo de alimentos, especialmente nas regiões norte e nordeste do país, sendo adicionado em carnes, aves, camarão e arroz.

Fortificantes

A presença dessa planta é comum em fortificantes naturais, utilizados principalmente para melhorar as funções do fígado e tratar problemas digestivos.

Onde comprar jurubeba?

Pelo fato de essa planta ser mais comum na região nordeste do país, é um tanto difícil encontra-la in natura nas demais regiões.

No entanto, é possível adquiri-la facilmente em lojas de produtos naturais (físicas e online) e em algumas farmácias homeopáticas, principalmente no formato de fortificante.

Como potencializar os efeitos dessa planta?

Para que os benefícios dessa planta apresentem os resultados esperados, é essencial:

Cuidar da alimentação

Um cardápio nutritivo, rico em verduras, legumes, frutas, fibras e alimentos integrais é indispensável para ganhar mais saúde.

Além disso, é necessário moderar o consumo de alimentos embutidos/industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces, já que eles consistem nos principais inimigos do organismo.

Beber 2 litros de água diariamente

Além de ser imprescindível para a saúde do corpo, a água hidrata e elimina uma série de substâncias prejudiciais ao organismo, responsáveis por causar diversas doenças.

O consumo de água também é essencial para a pele, cabelos e unhas saudáveis, ganhando uma aparência mais jovial.

Ter um sono de qualidade

A qualidade do sono é imprescindível para a saúde, interferindo no organismo como um todo. Durante o descanso, o corpo reequilibra as forças, renova as células, libera hormônios etc., fazendo com que as pessoas acordem dispostas.

Por isso, os médicos recomendam 8 horas diárias de sono, sendo necessário estipular horários fixos para deitar e levantar, fazendo com que o organismo se adapte melhor.

Ter uma atividade física


Os exercícios físicos, além de combaterem diversas doenças como colesterol, diabetes e hipertensão, são fundamentais para manter a saúde imunológica e controlar o peso.

Além disso, os treinos estimulam a transpiração, fazendo com que o corpo elimine toxinas prejudiciais à saúde.

Com todas essas informações, fica fácil entender como a jurubeba beneficia o organismo, sendo um excelente remédio natural para várias situações.

 

Fontes em Inglês: 1, 2

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


17 − 8 =