Manjericão – Conheça os 20 Benefícios, Propriedades e Como Usar

Manjericão

O manjericão – planta reconhecida pelo seu agradável e revigorante aroma – é amplamente presente na culinária brasileira e europeia, dando um sabor inconfundível aos alimentos. Quer saber por que ela é tão benéfica para a saúde?

20 Benefícios do manjericão

Manjericão

1 – Ajuda a emagrecer

Por conter pouquíssimas calorias e ser rica em fibras, essa planta é considerada uma excelente aliada ao emagrecimento, contribuindo para a saciedade e bom funcionamento do sistema digestivo.

2 – Fortalece os ossos

Embora poucas pessoas saibam disso, o manjericão possui uma alta quantidade de cálcio, mineral imprescindível para o fortalecimento dos ossos e pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. O cálcio também previne a osteoporose, uma séria doença óssea responsável por provocar constantes lesões.


3 – Protege o sistema imunológico

Portadora de vitaminas A, B, C e K e minerais, essa planta é fundamental para as defesas imunológicas, tornando o organismo mais resistente aos episódios de infecções, gripes, resfriados, viroses etc. Para usufruir desse benefício, é importante que o consumo dessa planta seja feito de forma regular (ao menos 2 vezes por semana).

4 – Reduz a pressão arterial

O manjericão é muito rico em potássio, o principal mineral responsável por equilibrar os níveis de sódio no organismo, fator essencial para diminuir a pressão arterial e evitar uma série de complicações cardíacas, tais como a hipertensão, infartos, arritmias etc.

5 – Melhora a saúde muscular

O potássio também é essencial para a saúde muscular, favorecendo o ganho de massa, aumentando a resistência e atuando na prevenção das cãibras. Por esse motivo, o consumo dessa planta e demais alimentos ricos em potássio é altamente indicado para atletas e pessoas que praticam atividade física com frequência.

6 – Previne e ajuda a tratar anemia

O ferro e a vitamina K contidos nessa planta formam a combinação perfeita para prevenir e ajudar no tratamento da anemia, doença caracterizada pela ausência de glóbulos vermelhos do sangue e bastante comum sobretudo em crianças, gestantes e idosos.

7 – Trata episódios de diarreia

Graças às propriedades antibacterianas do manjericão, o consumo dessa planta é recomendado para tratar episódios de diarreia de forma natural, já que ela contribui para o equilíbrio da flora intestinal e elimina bactérias perigosas à saúde.


8 – Combate inflamações

Outro dos benefícios oferecidos por essa planta consiste no combate às inflamações, tanto internas quanto externas, potencializando a ação do sistema imunológico ao proteger o organismo de possíveis invasores como vírus, bactérias, fungos, parasitas etc.

9 – Evita o colesterol ruim

O consumo regular dessa planta reduz consideravelmente os níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo, contribuindo para a saúde do coração, circulação do sangue e emagrecimento. Além disso, o consumo do manjericão favorece o aumento dos níveis de colesterol bom (HDL).


10 – Favorece o estômago

Os fitonutrientes presentes nas folhas de manjericão equilibram o suco gástrico e favorecem a digestão, prevenindo e auxiliando no tratamento de doenças como úlceras e gastrite.

11 – Melhora a qualidade da visão

Em virtude da vitamina A presente nessa planta, ela é reconhecida por conter substâncias antioxidantes que beneficiam a visão, prevenindo problemas que são mais comuns com o envelhecimento, tais como a catarata.

12 – Estimula a cicatrização de feridas

Pelo fato de eliminar bactérias e ajudar na limpeza dos poros, o uso dessa planta é indicado para o tratamento natural de feridas, contribuindo para a higienização e cicatrização do local afetado. Outro dos benefícios dessa planta é que ela é capaz de prevenir o câncer de pele, um dos tipos mais comuns em todo o mundo.

13 – Alivia dores de cabeça

Por conter propriedades relaxantes e possuir excelente quantidade de potássio, essa planta alivia dores de cabeça e tensões musculares geralmente provocadas pelo estresse. Logo, o consumo regular dessa planta ameniza quadros de insônia, ansiedade, enxaqueca etc.

14 – Refresca o hálito

Por eliminar as bactérias que se alojam na boca, principalmente na língua, o manjericão refresca naturalmente o hálito e ainda previne o aparecimento de cáries e tártaro.

15 – Combate dores de garganta

Também em virtude da eliminação das bactérias, essa planta é de grande ajuda no tratamento das dores de garganta ocasionadas por infecção.

16 – Trata resfriados

Por fortalecer a imunidade e expulsar agentes perigosos ao organismo, essa planta é empregada no tratamento de gripes e resfriados logo no início dos sintomas.

17 – Estimula o intestino

As fibras e minerais presentes nessa planta, tais como o magnésio, estimulam o funcionamento do intestino, evitando problemas como prisão de ventre, obstrução, infecções etc.

18 – Alivia o estresse

As propriedades naturalmente relaxantes dessa planta aliviam os principais sintomas do estresse, tais como irritação, insônia, dores musculares, dor de cabeça etc.

19 – Previne e ajuda a tratar pedra nos rins

O consumo regular de sucos ou chás com manjericão é recomendado para pessoas que sofrem de pedras nos rins, já que ele ajuda a eliminar as pedras naturalmente e ainda contribui para a limpeza dos rins e da bexiga, evitando infecções e demais doenças.

20 – Estimula as atividades cerebrais

Pelo fato de equilibrar os níveis de neurotransmissores no cérebro, essa planta é excelente para potencializar atividades como memória, concentração, foco, aprendizado etc.

Como usar manjericão no dia a dia?

Manjericão


Para usufruir dos benefícios que essa planta oferece para a saúde, basta utilizá-la sempre fresca nas seguintes situações:

  • Sucos naturais. Recomenda-se misturar com: limão, melancia, abacaxi, rúcula, hortelã, maracujá ou morango;
  • Chás medicinais;
  • Molhos naturais com tomate, cebola e alho (utilizados no macarrão e em outros tipos de massa);
  • Acompanhando queijos no recheio de tapioca, panqueca, lasanha, pizza, lanche natural etc.;
  • Molho pesto;
  • As folhas frescas de manjericão devem ser salpicadas sobre saladas com folhas, legumes e frutas;
  • Aromatizar azeites de oliva e vinagres.

Onde comprar essa planta?

O manjericão fresco é facilmente encontrado em supermercados, feiras livres e feirinhas de orgânicos.  Para quem prefere cultivar a planta em casa, vale ressaltar que ela é plenamente adaptável tanto em casas quanto em apartamentos. Além do benefício de tê-la sempre fresquinha e acessível, o ambiente ganha um aroma especial.

Depois de conhecer todos esses benefícios, fica fácil compreender por que o manjericão é tão consumido na Europa e no Brasil, sendo esta planta sinônimo de saúde e longevidade.

Imagens: refogacaseira.com / foodnetwork.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um + dez =