
Seja para o tratamento de doenças físicas ou emocionais ou na indústria de produtos de higiene pessoal, o óleo de alecrim consiste em uma das substâncias mais utilizadas. Para saber o que ele tem de tão especial, acompanhe nosso artigo.
14 benefícios e para que serve
1 – Favorece a memória
Quando inalado, o aroma desse óleo devidamente preparado e diluído é capaz de proporcionar excelentes resultados para a memória, já que ele estimula a liberação de um importante neurotransmissor chamado de acetilcolina.
Para pessoas que sofrem com problema de memória e concentração é interessante também consumir chá de alecrim.
2 – Elimina o cansaço
O óleo dessa planta é um dos mais utilizados nas sessões de aromaterapia, já que ele diminui o cansaço físico e mental, fazendo com que as pessoas se sintam mais dispostas no dia a dia.
3 – Combate gripes e resfriados
Por atuar no combate às infecções, inibindo a proliferação de vírus e bactérias, o óleo produzido a partir do alecrim ajuda no tratamento de doenças respiratórias, diminuindo a tosse e evitando a congestão nasal.
4 – Melhora a circulação sanguínea
As massagens realizadas com esse óleo são de grande ajuda para estimular a circulação do sangue, sendo o alecrim muito eficiente no tratamento de cãibras musculares, inchaço etc.
5 – Fortalece as defesas imunológicas
Graças às propriedades antifúngicas e antibacterianas do óleo de alecrim, outro dos benefícios dele trata-se do fortalecimento das defesas imunológicas, tornando o organismo menos suscetível a viroses, infecções, inflamações etc.
Para isso, recomenda-se banhos com algumas gotas diluídas desse óleo ou massagens relaxantes que estimulem o sistema linfático e promovam a desintoxicação do organismo.
6 – Alivia dores de cabeça
Pelo fato de atuar na melhora da circulação do sangue, o aroma desse óleo naturalmente alivia dores de cabeça e até mesmo enxaqueca, diminuindo a dor e a tensão dos músculos.
7 – Diminui dores nas articulações
Em virtude das propriedades analgésicas desse óleo, ele auxilia na diminuição das dores articulares geralmente provocadas por doenças como artrite, reumatismo etc.
É indicado realizar massagens nas articulações com algumas gotas desse óleo diluídas.
8 – Evita problemas digestivos
Tanto as massagens e banhos com esse óleo quanto o consumo do chá de alecrim atuam no alívio de diversos desconfortos digestivos, tais como gases, intestino preso, dores estomacais, inchaço abdominal etc., já que ele possui suaves propriedades laxativas.
9 – Ajuda a tratar problemas na pele
Além de fazer um bem imenso para a saúde, o consumo do óleo de alecrim é um grande aliado da beleza, já que ele trata naturalmente diversos problemas de pele, entre eles:
10 – Refresca o hálito
Além de promover um hálito mais fresco, por ajudar na eliminação das bactérias que se alojam na boca, esse óleo previne e ajuda tratar uma série de doenças bucais, tais como: cáries, tártaro e placas bacterianas.
11 – Combate o estresse
Um dos benefícios mais conhecidos do óleo de alecrim consiste no alívio dos sintomas do estresse, já que ele diminui os níveis de cortisol, o perigoso hormônio do estresse.
Desse modo, esse é um dos óleos mais utilizados nas sessões de aromaterapia, um tratamento complementar que visa proporcionar a sensação de bem-estar físico e mental.
12 – Ajuda a limpar o fígado
Tanto as massagens quanto as inalações com esse óleo estimulam a atividade do fígado, melhoram o desempenho da vesícula e favorecem o metabolismo, ajudando no emagrecimento e diminuindo a absorção de toxinas responsáveis por causar diversas doenças.
13 – Tem efeito repelente
Os aromatizadores feitos com esse óleo combatem naturalmente a proliferação de moscas, mosquitos e demais insetos que atacam os ambientes de casa e os jardins.
Além disso, esses aromatizantes contribuem para a limpeza do ar, deixando-o muito mais fresco e com um aroma que favorece o relaxamento.
14 – Favorece a saúde capilar
Outro dos benefícios desse óleo para a beleza diz respeito à saúde capilar, já que além de combater a queda, melhorar o brilho dos fios e ajudar no crescimento, ele combate naturalmente a caspa.
Por esse motivo, o óleo feito de alecrim é muito utilizado na elaboração de shampoos e condicionadores naturais.
Como fazer a diluição do óleo de alecrim?
De forma geral, esse óleo deve ser diluído nos chamados óleos base, que são:
- Óleo de abacate;
- Óleo de macadâmia;
- Óleo de coco;
- Óleo de prímula;
- Óleo de amêndoa;
- Óleo de girassol;
- Óleo de semente rosa mosqueta.
Além disso, ele pode ser diluído em água morna, acompanhados de base vegetal e em velas aromáticas.
Para usufruir dos benefícios desse óleo, é interessante realizar sessões de aromaterapia, sobretudo no caso de pessoas que sofrem de estresse, cansaço etc.
Um profissional especializado conseguirá prescrever o melhor tratamento natural de acordo com o histórico de sintomas de cada pessoa.
Contraindicações
Embora esse óleo ofereça muitos benefícios para a saúde, ele NÃO é indicado nas seguintes situações:
- Gestantes (pois o alecrim contém propriedades abortivas);
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Pessoas que sofrem de problemas nos rins;
- Pessoas que sofrem de convulsões;
- Pessoas com tendência a reações alérgicas deverão consultar um dermatologista ou profissional especializado em aromaterapia antes de usar este óleo;
- Pessoas que sofrem de algum transtorno psicológico, tais como esquizofrenia, síndrome do pânico etc., deverão consultar um médico antes de iniciar o consumo desse óleo.
Cuidados na hora da compra
Ao comprar esse óleo, é indispensável checar se ele possui o selo de qualidade, atestando que se trata de um produto 100% natural.
Muitas pessoas acabam confundindo óleo essencial com essência. Não é a mesma coisa. Os óleos essenciais são substâncias absolutamente naturais extraídas de plantas, flores, frutos etc. Já a essência é produzida em laboratório, sendo uma cópia artificial do óleo essencial.
Onde comprar óleo de alecrim?
Esse óleo é facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos para aromaterapia, lojas de produtos naturais, farmácias fitoterápicas etc., sendo possível também adquiri-lo pela internet.
Vale ressaltar que, embora cada dia mais pessoas optem por utilizar o óleo de alecrim para o tratamento de doenças, isso não elimina a necessidade de acompanhamento médico.
Faça um comentário