Óleo de Alecrim – 14 Benefícios, Contraindicações e Onde Comprar

óleo de alecrim

Seja para o tratamento de doenças físicas ou emocionais ou na indústria de produtos de higiene pessoal, o óleo de alecrim consiste em uma das substâncias mais utilizadas. Para saber o que ele tem de tão especial, acompanhe nosso artigo.

 

óleo de alecrim

 

14 benefícios e para que serve

1 – Favorece a memória

Quando inalado, o aroma desse óleo devidamente preparado e diluído é capaz de proporcionar excelentes resultados para a memória, já que ele estimula a liberação de um importante neurotransmissor chamado de acetilcolina.

Para pessoas que sofrem com problema de memória e concentração é interessante também consumir chá de alecrim.


2 – Elimina o cansaço

O óleo dessa planta é um dos mais utilizados nas sessões de aromaterapia, já que ele diminui o cansaço físico e mental, fazendo com que as pessoas se sintam mais dispostas no dia a dia.

3 – Combate gripes e resfriados

Por atuar no combate às infecções, inibindo a proliferação de vírus e bactérias, o óleo produzido a partir do alecrim ajuda no tratamento de doenças respiratórias, diminuindo a tosse e evitando a congestão nasal.

4 – Melhora a circulação sanguínea

As massagens realizadas com esse óleo são de grande ajuda para estimular a circulação do sangue, sendo o alecrim muito eficiente no tratamento de cãibras musculares, inchaço etc.

5 – Fortalece as defesas imunológicas

Graças às propriedades antifúngicas e antibacterianas do óleo de alecrim, outro dos benefícios dele trata-se do fortalecimento das defesas imunológicas, tornando o organismo menos suscetível a viroses, infecções, inflamações etc.

Para isso, recomenda-se banhos com algumas gotas diluídas desse óleo ou massagens relaxantes que estimulem o sistema linfático e promovam a desintoxicação do organismo.


6 – Alivia dores de cabeça

Pelo fato de atuar na melhora da circulação do sangue, o aroma desse óleo naturalmente alivia dores de cabeça e até mesmo enxaqueca, diminuindo a dor e a tensão dos músculos.

7 – Diminui dores nas articulações

Em virtude das propriedades analgésicas desse óleo, ele auxilia na diminuição das dores articulares geralmente provocadas por doenças como artrite, reumatismo etc.


É indicado realizar massagens nas articulações com algumas gotas desse óleo diluídas.

8 – Evita problemas digestivos

Tanto as massagens e banhos com esse óleo quanto o consumo do chá de alecrim atuam no alívio de diversos desconfortos digestivos, tais como gases, intestino preso, dores estomacais, inchaço abdominal etc., já que ele possui suaves propriedades laxativas.

9 – Ajuda a tratar problemas na pele

Além de fazer um bem imenso para a saúde, o consumo do óleo de alecrim é um grande aliado da beleza, já que ele trata naturalmente diversos problemas de pele, entre eles:

10 – Refresca o hálito

Além de promover um hálito mais fresco, por ajudar na eliminação das bactérias que se alojam na boca, esse óleo previne e ajuda tratar uma série de doenças bucais, tais como: cáries, tártaro e placas bacterianas.

11 – Combate o estresse

Um dos benefícios mais conhecidos do óleo de alecrim consiste no alívio dos sintomas do estresse, já que ele diminui os níveis de cortisol, o perigoso hormônio do estresse.

Desse modo, esse é um dos óleos mais utilizados nas sessões de aromaterapia, um tratamento complementar que visa proporcionar a sensação de bem-estar físico e mental.

12 – Ajuda a limpar o fígado

Tanto as massagens quanto as inalações com esse óleo estimulam a atividade do fígado, melhoram o desempenho da vesícula e favorecem o metabolismo, ajudando no emagrecimento e diminuindo a absorção de toxinas responsáveis por causar diversas doenças.

13 – Tem efeito repelente

Os aromatizadores feitos com esse óleo combatem naturalmente a proliferação de moscas, mosquitos e demais insetos que atacam os ambientes de casa e os jardins.

Além disso, esses aromatizantes contribuem para a limpeza do ar, deixando-o muito mais fresco e com um aroma que favorece o relaxamento.

14 – Favorece a saúde capilar

Outro dos benefícios desse óleo para a beleza diz respeito à saúde capilar, já que além de combater a queda, melhorar o brilho dos fios e ajudar no crescimento, ele combate naturalmente a caspa.

Por esse motivo, o óleo feito de alecrim é muito utilizado na elaboração de shampoos e condicionadores naturais.

Como fazer a diluição do óleo de alecrim?

De forma geral, esse óleo deve ser diluído nos chamados óleos base, que são:

Além disso, ele pode ser diluído em água morna, acompanhados de base vegetal e em velas aromáticas.

Para usufruir dos benefícios desse óleo, é interessante realizar sessões de aromaterapia, sobretudo no caso de pessoas que sofrem de estresse, cansaço etc.

Um profissional especializado conseguirá prescrever o melhor tratamento natural de acordo com o histórico de sintomas de cada pessoa.

Contraindicações

Embora esse óleo ofereça muitos benefícios para a saúde, ele NÃO é indicado nas seguintes situações:

  • Gestantes (pois o alecrim contém propriedades abortivas);
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas que sofrem de problemas nos rins;
  • Pessoas que sofrem de convulsões;
  • Pessoas com tendência a reações alérgicas deverão consultar um dermatologista ou profissional especializado em aromaterapia antes de usar este óleo;
  • Pessoas que sofrem de algum transtorno psicológico, tais como esquizofrenia, síndrome do pânico etc., deverão consultar um médico antes de iniciar o consumo desse óleo.

Cuidados na hora da compra


Ao comprar esse óleo, é indispensável checar se ele possui o selo de qualidade, atestando que se trata de um produto 100% natural.

Muitas pessoas acabam confundindo óleo essencial com essência. Não é a mesma coisa. Os óleos essenciais são substâncias absolutamente naturais extraídas de plantas, flores, frutos etc. Já a essência é produzida em laboratório, sendo uma cópia artificial do óleo essencial.

Onde comprar óleo de alecrim?

Esse óleo é facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos para aromaterapia, lojas de produtos naturais, farmácias fitoterápicas etc., sendo possível também adquiri-lo pela internet.

Vale ressaltar que, embora cada dia mais pessoas optem por utilizar o óleo de alecrim para o tratamento de doenças, isso não elimina a necessidade de acompanhamento médico.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


17 + dezoito =