
Extraído de uma planta de origem egípcia, o óleo de olíbano oferece uma série de benefícios para a saúde e a beleza, sendo há milênios utilizados por diversos povos. Para saber quais são esses benefícios, confira nosso artigo.
8 benefícios do óleo de olíbano
1 – Favorece a cicatrização da pele
Rico em substâncias cicatrizantes e anti-inflamatórias, além de esse óleo favorecer a cicatrização de feridas e recuperação de lesões ocorridas na pele, ele contribui para higienizar o local, evitando a proliferação de bactérias que poderiam causar infecções no local.
2 – Ajuda a tratar problemas respiratórios
A inalação realizada com esse óleo é de grande auxílio para o tratamento de tosse, sinusite, bronquite, asma, gripe, pneumonia etc.
Isso é possível em virtude das propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.
3 – Combate os sintomas da depressão e ansiedade
Reconhecido por ter efeito calmante, esse óleo ajuda no tratamento natural de doenças como ansiedade crônica e depressão, contribuindo também para a qualidade do sono, evitando os danos causados pela insônia.
4 – Auxilia no tratamento de hemorroidas
Os banhos de assento realizados com esse óleo são favoráveis ao tratamento natural das hemorroidas, problema relacionado e uma inflamação que ocorre nas fissuras da região anal.
5 – Previne e ajuda a tratar problemas urinários
Entre as propriedades medicinais do óleo de olíbano, destaca-se sua ação protetora no sistema urinário, contribuindo para o bom funcionamento dos rins e da bexiga, evitando inclusive infecções urinárias.
6 – Rejuvenesce a pele
Esse óleo é muito conhecido por favorecer a elasticidade da pele, combatendo rugas, manchas e linhas de expressão.
7 – Alivia dores de artrite e artrose
Graças às substâncias analgésicas e ao fato de esse óleo ser um poderoso anti-inflamatório natural, ele é bastante indicado no alívio das dores articulares provocadas por doenças como artrose e artrite.
8 – Combate a queda capilar
Além de fazer um bem imenso para a saúde da pele, esse óleo é um grande aliado da hidratação e força dos cabelos, tornando os fios mais brilhantes, flexíveis e resistentes à queda.
Esse óleo apresenta alguma contraindicação?
Sim. Ainda que esse óleo ofereça uma série de benefícios para a saúde e a beleza, ele não é indicado para:
- Gestantes;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando).
Obs.: esse óleo NÃO deve ser utilizado puro sobre a pele e o frasco dele deverá ser guardado em um local fresco e sem iluminação.
Preço
O preço varia de acordo com cada região, marca e quantidade. Um frasquinho com 5 ml, custar de R$ 30,00 a mais d R$ 200,00 (conforme a marca).
Como usar o óleo de olíbano – Rosto, pele, cabelos
Assim como todos os óleos essenciais, antes de ser aplicado sobre a pele esse óleo deverá ser diluído, evitando queimaduras e alergias, sendo que as recomendações quanto à aplicação dele são:
- Massagem – Diluir de 25 a 50 gotas desse óleo em 100ml de um óleo vegetal;
- Inalação – Colocar 2 gotas desse óleo em um lenço ou inalador com água;
- Compressa – Diluir 10 gotas desse óleo em meio litro de água;
- Banho de assento – Diluir 10 gotas desse óleo em 1 colher (café) e diluir essa mistura em 2 litros de água;
- Banhos – Diluir 20 gotas desse óleo em 1 colher (sopa) de óleo vegetal e despejar em uma banheira cheia de água;
- Uso local sobre a pele – Diluir 5 gotas de óleo de olíbano em 1 colher (sopa) de óleo de calêndula;
- Para aplicar no rosto – Misturar 1 gota de óleo essencial de olíbano em 1 colher (sopa) de óleo vegetal;
- Aplicar nos cabelos – Misturar 5 gotas de óleo essencial de olíbano em 1 colher (sopa) de óleo vegetal.
Esse óleo também é utilizado em clínicas de estética e em sessões de aromaterapia.
Algumas curiosidades sobre esse óleo
- O óleo de olíbano, assim como o de mirra, foi uma das primeiras resinas utilizadas como incenso no oriente;
- Graças às suas propriedades medicinais e favoráveis à pele e aos cabelos, esse óleo é amplamente utilizado pela indústria de cosméticos;
- Essa planta tem suas origens nas regiões subdesérticas do continente africano e nas zonas tropicais asiáticas, sendo adaptável a um ambiente de sol intenso e solo mais drenado;
- O arbusto de olíbano pode chegar a 3 metros de altura. Esse arbusto possui folhas organizadas em forma de cachos, flores brancas e frutos pequenos de cor castanho-avermelhada;
- O nome científico dessa planta é Boswellia carterii;
- Já os nomes populares dessa planta são: Galbanum, Frankincense, incenso-de-olíbano e olíbano;
- A parte da planta utilizada para extração do óleo é o tronco.
Qual a composição química desse óleo?
As propriedades medicinais desse óleo são possíveis graças a uma série de substâncias, que são:
- Hidrocarbonetos terpênicos (p-cimeno, dipenteno, limoneno, alfa e beta-felandrenos, farneseno, alfa-tuyona, mirceno e terpireno);
- Triterpenos (ácido boswélico e ácido 3-oxotirucállico);
- Cetonas (carvona, criptona, isopinocanfona e verbenona);
- Sesquiterpenos (T-burbunol, copaenol, cembrenol, beta-eleinol e incensol-óxido).
Dicas extras de saúde
Para ganhar mais saúde e qualidade de vida, além do uso de produtos naturais, é indispensável:
Cuidar da alimentação
Uma alimentação equilibrada envolve priorizar o consumo de verduras, legumes, frutas, fibras e grãos diariamente, dando preferência aos alimentos orgânicos (sem adição de agrotóxicos).
Os alimentos industrializados são os grandes vilões do organismo, responsáveis por causar diversas doenças e alergias. Por essa razão, é preciso reduzir drasticamente o consumo deles.
Beber 2 litros de água
Tanto para a saúde do corpo como um todo quanto para melhorar a aparência da pele e dos cabelos, é indispensável ter o hábito de ingerir 2 litros de água todos os dias.
Cuidar do sono
A qualidade do sono está associada a maior saúde, beleza e qualidade de vida, já que noites de descanso revigorante promovem o bom funcionamento de todos os órgãos, equilibra os hormônios e torna as pessoas mais dispostas para as atividades do dia a dia.
Atividade física
Seja para manter o peso sob controle, fortalecer as defesas imunológicas ou até mesmo reduzir os sintomas do estresse, ansiedade e depressão, a prática da atividade física é fundamental, promovendo maior disposição e evitando uma série de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol elevado etc.
Além do óleo de olíbano, vários outros tipos de óleos essenciais oferecem propriedades medicinais para o tratamento de diversas doenças, sejam elas físicas ou emocionais.
Faça um comentário