
O óleo de rosa mosqueta é um dos itens mais conhecidos pela população, sendo muito procurado em farmácias e lojas para auxílio ao tratamento de diversos problemas estéticos.Para saber mais a respeito sobre os benefícios deste óleo, confira nosso post.
Óleo de rosa mosqueta – O que é?
Antes de tratarmos a respeito dos benefícios deste óleo, é indispensável saber no que ele consiste.
O óleo de rosa mosqueta, como o próprio nome sugere, trata-se de um líquido extraído de uma rosa silvestre conhecida cientificamente como Affinis Rubiginosa.
Esta flor é facilmente adaptável às condições climáticas do Chile, mais especificamente às regiões com temperaturas frias e úmidas.
Basicamente, as propriedades que tornam este óleo tão eficaz consistem em: ácidos graxos e poli-insaturados como o linoleico, oleico e transretinóico tópico (um dos derivados da vitamina A), uma das maiores aliadas da saúde da pele.
Além disso, ao ser comercializado, este óleo é acrescido de tretinoína, uma substância utilizada no tratamento de diversas enfermidades da pele.
Quais benefícios este óleo oferece?
Favorece a saúde da pele
Sem dúvida alguma, todos os benefícios fornecidos por este óleo estão relacionados à saúde da pele, já que ele:
- Suaviza rugas;
- Previne e combate estrias;
- Confere muito mais flexibilidade e elasticidade aos tecidos da pele;
- Hidrata naturalmente a pele, favorecendo a textura e limpeza natural dela;
- Ameniza sinais provocados por manchas e acnes;
- Auxilia no tratamento da acne.
Fortalece as unhas
Além de proporcionar consideráveis benefícios para a pele, o consumo do óleo de rosa mosqueta também fortalece as unhas, evitando aquele aspecto opaco e quebradiço.
Combate o envelhecimento precoce
Por atuar diretamente contra diversas substâncias responsáveis por provocar a deterioração da pele, unha e cabelos, este óleo é tido como um grande combatente natural do envelhecimento precoce.
Auxilia no tratamento de feridas
Além de contribuir para a melhora do aspecto da pele, o óleo de rosa mosqueta atua também em auxílio à cicatrização de feridas, incluindo os casos mais graves.
Ele também coopera para suavizar o aspecto deixado por cicatrizes que marcaram excessivamente a pele.
Favorece a saúde dos cabelos
Este óleo, além de atuar no tratamento natural da caspa, favorece a hidratação dos fios e proporciona um brilho natural para os cabelos, tornando-os muito mais consistentes e viçosos.
Contraindicação
A única contraindicação com relação ao uso deste óleo trata-se de ele não ser recomendado para pessoas que sofrem de algum tipo de reação alérgica aos componentes dele.
Portanto, antes de comprar, sempre é indicado observar bem o rótulo, já que de acordo com a marca, é possível que ele seja acrescido de outras substâncias.
Dicas de como utilizar o óleo de rosa mosqueta
Para usufruir de todos os benefícios proporcionados por este óleo, basta aproveitar as seguintes dicas:
- Aplicá-lo na região da pele ou dos lábios que encontram-se rachados por falta de hidratação ou pelo efeito das baixas temperaturas;
- Deve ser dada uma atenção especial à hidratação dos cotovelos, calcanhares e joelhos;
- Pingar algumas gotas deste óleo em um pedaço de algodão e aplicar sobre manchas causadas pelo sol traz imenso alivio à pele, hidratando-a naturalmente;
- No que diz respeito ao tratamento natural para caspa, basta massagear o couro cabeludo com óleo puro de rosa mosqueta durante aproximadamente 30 minutos;
- No caso de pessoas que desejam suavizar o aroma deste óleo, basta adicionar 2 gotas dele no hidratante utilizado diariamente, obtendo uma fragrância suave e absolutamente natural.
Curiosidades sobre este óleo
- Embora esta planta esteja há muito tempo presente no solo do continente americano, apenas no ano de 1983 foi que ela se tornou mundialmente conhecida por suas propriedades e benefícios oferecidos;
- Os estudos que comprovaram os efeitos positivos quanto ao uso do óleo de rosa mosqueta foram realizados com 180 pessoas que apresentavam problemas relacionados ao envelhecimento precoce, queimaduras, traumas e cicatrizes provocadas por cirurgias;
- Os resultados obtidos surpreenderam os pesquisadores, demonstrando que o uso contínuo deste óleo favorecia a regeneração dos tecidos de forma natural, tudo graças aos ácidos graxos contidos neste óleo;
- Os efeitos desse óleo são tão impactantes que algumas pessoas chegam a chamá-lo de “botox natural”;
- O aroma deste óleo é considerado bastante agradável, sobretudo à medida que ele é absorvido pela pele.
Qual a vantagem de consumir produtos naturais para a pele?
Sem sombra de dúvidas, nunca houve tanta disponibilidade de produtos para a higiene pessoal e estética. Os grandes laboratórios investem pesado na elaboração de inúmeros itens em atendimento às mais diversas necessidades dos cuidados pessoais de homens e mulheres.
Entretanto, por mais investimentos que sejam realizados, é inegável que essas empresas fazem uso de uma imensa gama de produtos químicos que podem prejudicar seriamente a saúde, gerando processos alérgicos e até mesmo danos a longo prazo.
Isso sem contar nos valores gastos com estes produtos, sobretudo com relação a itens importados.
Por esses motivos, a procura por produtos naturais é cada vez maior, já que as pessoas estão optando por usufruir dos benefícios já oferecidos pela natureza, ou seja, sem que corram tantos riscos com relação a elementos químicos e também que consigam se cuidar de uma forma mais econômica.
Onde comprar e qual preço do óleo de rosa mosqueta?
E por falar em preço, além deste óleo ser facilmente encontrado em farmácias e em lojas virtuais, o valor dele é bastante acessível.
Cada frasco contendo 30ml deste óleo custa em torno de R$39,00, sendo que ele dura por bastante tempo.
Indicações especiais
É preciso ressaltar que o uso regular do óleo de rosa mosqueta é ainda mais indicado para:
- Grávidas (já que ele previne a formação de estrias);
- Pessoas que sofrem com pele seca;
- Pessoas alérgicas aos produtos com excesso de elementos químicos em sua composição;
- Pessoas que possuem marcas na pele oriundas de cicatrizes ou queimaduras.
É importante frisar que os efeitos obtidos com o óleo de rosa mosqueta são de médio prazo. Desse modo, o uso dele deve ser moderado e regular.
Fontes:
Imagens: treinomestre.com.br tuasaude.com
Faça um comentário