
Por mais que muitas pessoas nunca tenham ouvido falar dessa planta, a pariparoba tem sido um dos itens mais procurados por quem deseja usufruir dos benefícios da medicina natural.
Para saber quais são esses benefícios e como consumir essa planta, fique de olho no nosso artigo.
10 Benefícios da Pariparoba
1 – Tem ação diurética
Devido à ação diurética dessa planta, ela contribui para eliminar as toxinas, gorduras e açúcares que geralmente ficam acumulados na corrente sanguínea.
Essas propriedades diuréticas contribuem para que o organismo elimine o excesso de líquido, combatendo o inchaço que muitas vezes é confundido com excesso de peso.
2 – Ajuda a tratar afecções no fígado
Outro dos usos comuns dessa planta diz respeito ao tratamento de problemas relacionados ao fígado, contribuindo para limpeza e desintoxicação desse importantíssimo órgão e atuando no tratamento de uma doença popularmente conhecida como “gordura no fígado”.
3 – Combate a anemia
Graças à grande quantidade de ferro presente nesta planta, característica básica dos vegetais de coloração verde escura, a pariparoba consiste em uma das grandes aliadas na prevenção e combate da anemia.
4 – Auxilia na digestão
Um dos benefícios mais conhecidos dessa planta está associado à melhora da digestão, evitando diversos tipos de problemas gastrointestinais e contribuindo para a metabolização dos nutrientes contidos nos alimentos.
5 – Ajuda a tratar furúnculos
Por conter substâncias altamente benéficas para a pele, a planta em questão é excelente para ajudar no tratamento de furúnculos (dolorosos caroços com pus que ocorrem principalmente nas axilas, couro cabeludo, nádegas, pescoço e rosto).
6 – Auxilia no tratamento de queimaduras
Por se tratar de uma planta repleta de substâncias cicatrizantes, a pariparoba contribui para tratar queimaduras leves.
7 – Alivia dores de cabeça
Não é por acaso que o óleo essencial desta planta é utilizado para tratamentos de aromaterapia.
Além de possuir substâncias que combatem inflamações, ele atua como um analgésico natural, aliviando dores de cabeça de leve a moderada intensidade.
8 – Ajuda a tratar infecções urinárias e gástricas
Por atuar no combate às bactérias e demais toxinas responsáveis por causar infecções gástricas e urinárias, essa planta age na causa dessas doenças, agindo também na limpeza do organismo.
9 – Previne desconfortos estomacais
Pelo fato de prevenir o surgimento de infecções no aparelho gástrico, naturalmente são amenizados diversos desconfortos estomacais, tais como: azia, enjoos, má digestão etc.
10 – Protege a pele dos raios solares
Esta planta é popularmente conhecida como o elixir da juventude. O motivo? Ela é uma das protetoras naturais mais eficazes contra os perigos dos raios solares, evitando que a pele envelheça precocemente ou fique vulnerável ao câncer.
Contraindicações
Ainda que esta planta ofereça vários benefícios para a saúde, ela não é indicada nos seguintes casos:
- Gestantes (ou mulheres com suspeita de gravidez);
- Mulheres que estão amamentando.
Efeitos Colaterais
Quando ingerida em excesso ou de forma errada, essa planta pode provocar:
- Intoxicação;
- Desconforto estomacal.
Receita do chá de pariparoba
Itens necessários
- 2 colheres (sopa) da planta;
- 1 litro de água.
Modo de preparar
Em um recipiente, colocar a água e as folhas dessa planta e levar ao fogo;
No momento em que iniciar a fervura, desligar o fogo e abafar a mistura por 10 minutos. Coar e beber no decorrer do dia (em temperatura ambiente).
Outras maneiras de consumir essa planta
Além do chá, é possível usufruir dos benefícios dessa planta por meio de cataplasmas e também na alimentação, sendo utilizada no preparo de:
- Charutinhos (recheados com outros alimentos);
- Refogados com couve-manteiga (sendo considerada mais saborosa que a couve).
Nas Filipinas e em outros países do mundo, essa planta substitui o papel alumínio no processo de assar peixes, deixando-os muito mais saborosos.
Curiosidades sobre esta planta
- Esta planta também é conhecida como caena, catajé, caapeba, lençol de Santa Bárbara, capeba do campo, aguaxima e manjerioba;
- Ela é bastante comum nas mais diversas regiões brasileiras, sobretudo aquelas onde há a presença da Mata Atlântica;
- Além de ser utilizada por suas propriedades medicinais, essa planta é bastante usada para ornamentação;
- O aroma dela é semelhante ao da menta;
- O nome botânico dessa planta é Piper Umbellatum L;
- O aroma e o sabor dessa planta é bastante agradável;
- A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo), iniciou pesquisas acerca dessa planta no ano de 1998, comprovando as propriedades antioxidantes contidas na raiz da pariparoba;
- A empresa Natura utiliza esta planta para fabricação de gel, creme e filtro solar para pele.
Como potencializar os efeitos dessa planta?
Para obter os melhores resultados quanto ao consumo dessa planta, seja por meio de chá ou como alimento no dia a dia, é necessário:
Melhorar a alimentação
Para ter um organismo saudável e resistente às doenças, é imprescindível cuidar da alimentação, buscando ingerir itens mais próximos do estado natural, tais como: legumes, frutas, verduras, cereais integrais, fibras etc.
Além de oferecer ao corpo os nutrientes necessários, por meio da alimentação é possível regular o intestino, combater a hipertensão, prevenir o diabetes e muitas outras doenças.
Beber água
Com tanta disposição de bebidas hoje em dia, muitas pessoas esquecem de ingerir a bebida mais elementar para a saúde: água.
Não é por acaso que médicos e nutricionistas são unânimes em recomendá-la para a saúde, o emagrecimento e até mesmo a beleza, já que o aspecto bonito da pele, cabelos e unhas depende da boa hidratação do corpo.
Fazer uma atividade física
Além de prevenir doenças e favorecer o emagrecimento, a atividade física é fundamental para fortalecer as defesas imunológicas e também proporcionar à mente a sensação de bem-estar.
Isso ocorre graças ao fato de durante a atividade física o cérebro liberar dois importantes neurotransmissores: a endorfina e a serotonina.
Eles são cruciais para combater a ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo a depressão.
Com todas essas informações sobre os benefícios da pariparoba e dicas de saúde, é possível prevenir e tratar doenças de forma natural.
Vale lembrar que todos esses cuidados não eliminam a necessidade de consultar o médico regularmente e seguir adequadamente o tratamento recomendado em cada caso.
Faça um comentário