Pitaya – 7 Benefícios, Propriedades, Como Comer e Ajuda a Emagrecer?

pitaya

Pitaya tem gosto de que? Certamente você está se perguntando isso, pois a frutinha não se vê em qualquer lugar. Podemos adiantar que existem 3 versões da pitaya, uma é avermelhada por dentro com casca rosada, outra branca por dentro com casca amarela e por fim a vermelha por dentro com casca rosa, são originárias da América do Sul e da Ásia. No Brasil, essa fruta é cultivada na região nordeste.

A árvore da pitaya é como um cacto, a fruta é repleta de gominhos escamosos e sua casca é totalmente irregular. O seu consumo geralmente é associado a fabricação de sucos, vinhos, sorvete, tortas e doces.

Essa fruta tem um sabor muito delicioso, é docinha e pode ser ingerida sozinha ou agregada a iogurtes e saladas. Continue lendo esse artigo para saber tudo sobre essa fruta maravilhosa que está em alta no momento.


 

pitaya-benefícios

 

Propriedades da pitaya

A fruta se destaca pela grande quantidade de vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes. Rica em vitamina A, B e C, betacaroteno, licopeno, ácido linoléico, ômega 3 e 6, além dos minerais cálcio e fósforo que ajudam em todo processo digestivo.

Boa fonte de fibras, a pitaya ajuda na eliminação de radicais livres e metais pesados ajudando na saúde do fígado e do intestino. Essa fruta deliciosa tem apenas 60 calorias e possui ações termogênicas que ajudam no processo de emagrecimento, nesse caso, a variedade com polpa vermelha e casca rosada é a mais indicada, as outras propriedades permanecem iguais nas 3 versões da pitaia.

7 incríveis benefícios da Pitaya – Ajuda a Emagrecer?

Além de saborosa a fruta aumenta as defesas do organismo e elimina os radicais livres que promovem inúmeras doenças. Depois de conhecer um pouco mais sobre a pitaya, tenho certeza que vai querer conhecer o seu sabor inconfundível. Confira:

1- Emagrece

A fruta é pouco calórica e fornece um efeito diurético que ajuda a desinchar e a eliminar as toxinas, a pitaia realmente pode ajudar no processo de emagrecimento. A pitaya emagrece porque possui efeito termogênico fazendo com que o metabolismo acelere e queime mais calorias, essa é uma grande vantagem para quem quer eliminar peso ou manter a boa forma.

A tiramina é uma substância presente na pitaya, ela ativa o Glucagon, o hormônio responsável na estimulação do organismo para utilizar as reservas de gordura para energia, isso ajuda a não acumular gorduras em certas áreas do corpo.


As fibras presentes na fruta também ajudam a controlar a compulsão alimentar dando uma sensação de saciedade. No entanto, das 3 variedades, a única que possui esse efeito termogênico é a de coloração vermelha por dentro e rosada por fora.

2- Controla a glicemia

Essa é uma boa notícia para os diabéticos, já que o consumo de muitas frutas também é restrito para esses pacientes. O alto teor de fibras presentes na pitaya não permite picos de glicose, desse modo, é possível estabilizar os níveis de açúcar no sangue.


Todos os diabéticos devem seguir uma dieta recomendada pelos médicos, por isso, é essencial escolher alimentos que o ajudem no controle da doença.

3- Diminui o colesterol ruim

As 3 variedades de pitaya possui benefícios para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, há estudos que mostram bons resultados na redução da pressão arterial, sendo uma ótima opção para quem sofre desse problema e deseja aliar ao tratamento convencional.

4- Diminui as dores das articulações

Portadores da artrite sabem o quanto as dores e inchaços nas articulações podem incomodar, em alguns casos, acabam com a capacidade de mobilidade da pessoa. Por isso, quem sofrem desse problema deve fazer uma dieta anti-inflamatória, a pitaya é uma fruta que possui essas propriedades e pode fazer parte do cardápio para ajudar no alívio das dores.

5- Promove a beleza da pele e dos cabelos

Além de deliciosa e extremamente benéfica para a saúde a pitaia é muito utilizada como uso tópico na pele e nos cabelos. A indústria cosmética já percebeu isso, tanto que já é possível encontrar hidratantes para a pele, xampus, condicionadores e cremes que levam a fruta. Como receita caseira, ela pode ser usada da seguinte forma:

– Pele

Quem tem acnes pode fazer uma máscara usando a polpa da fruta, passe no rosto, deixe agir por 20 minutos e lave com água fria.

– Nos cabelos

Pode-se fazer um suco de pitaya e aplicar no couro cabeludo com massagens em movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea da região e diminuir a queda dos fios.

Como comer

A pitaia é ideal para os dias quentes, pois ela é uma fruta fresca e que possui bastante água em sua composição. A parte comestível é somente a sua polpa, a casca não pode ser ingerida, o ponto certo da pitaya é quando ela está mole, se estiver endurecida, é preciso esperar amadurecer.

A polpa da pitaya é muito semelhante como a do kiwi, basta remover a casca, cortar em pedaços e comer. Uma boa dica é fazer receitas culinárias com a fruta, ela combina com sucos, sorvetes, doces, sobremesas, drinks, entre outros. Veja algumas sugestões:

Receita de suco de pitaya

Ingredientes

  • 1 pitaya;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba.

Receita de mousse de pitaya

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 pitaya;
  • 1 envelope de gelatina incolor;
  • 1 caixa de creme de leite.

Modo de preparo:

1- Bata todos os ingredientes no liquidificador;


2- Despeje o conteúdo em taças individuais ou uma vasilha grande;

3- Leva na geladeira por 6 horas;

4 – Desfrute.

Gostou de conhecer os benefícios da pitaya para a sua saúde? Então, aproveite essa fruta deliciosa e nutritiva.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezessete − 3 =