
O sal do himalaia, também conhecido como sal rosa, tem sido cada vez mais procurado nas lojas de produtos naturais e nos supermercados. O motivo disso? Diversas pesquisas demonstram que ele pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.
Para quem deseja saber mais informações sobre no que consiste este sal e quais os benefícios que ele promove para o organismo, basta acompanhar nosso post!
Sal do himalaia – O que é?
Este sal, reconhecido por sua cor rosa, como o próprio nome sugere, é extraído do mar fossilizado que estava localizado aos pés da grande cordilheira do Himalaia.
A cor rosa deste sal atribui-se ao fato de ele ser muito rico em óxido de ferro.
Este sal pode ser encontrado tanto grosso quanto refinado, tal como o sal convencional.
Por que este sal é considerado mais saudável?
Como muitos sabem, o sódio consiste em um dos maiores vilões da saúde do organismo.
O sal do himalaia contém cerca de 50% menos quantidade de sódio que o sal convencional. Sendo assim, oferece muito menos riscos à saúde sem é claro, prejudicar o sabor dos alimentos.
Lista dos 14 benefícios do sal do himalaia
1 – Reduz o inchaço
Por conter menor quantidade de sódio se comparado ao convencional, o sal rosa ou do himalaia atua consideravelmente na diminuição da retenção de líquidos pelo organismo, eliminando o inchaço do corpo como um todo.
2 – Previne e combate a hipertensão
A hipertensão é uma das doenças que mais atingem homens e mulheres em todo o mundo.
Entre os motivos da ocorrência dela está o consumo excessivo de sódio, tanto por meio do sal na comida, mas sobretudo pela adição de sal aos alimentos embutidos e processados, amplamente consumidos em todos os países.
3 – Desintoxica o organismo
Este sal, quando dissolvido na água, contribui para desintoxicar o organismo por meio de uma combinação iônica responsável por eliminar as toxinas dos tecidos da pele.
4 – Melhora a circulação do sangue
Graças à baixa quantidade de sódio e alta concentração de minerais essenciais contidos neste sal, ele desempenha um papel fundamental para o fluxo sanguíneo, prevenindo a ocorrência de infartos, derrames e tromboses.
5 – Favorece a absorção de nutrientes
O consumo do sal do himalaia faz com que o organismo consiga absorver os nutrientes com maior facilidade e eficácia, potencializando o efeito de vitaminas e demais substâncias essenciais para a saúde.
6 – Fortalece os ossos
Pelo fato de este sal conter diversos tipos de minerais essenciais (cerca de 84), ele contribui para fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose e auxiliando no tratamento da artrite, reumatismo e demais doenças ósseas.
7 – Equilibra o PH do organismo
Outro dos benefícios que mais se destacam com relação ao consumo do sal do himalaia é ele auxiliar no equilibro do PH do organismo.
Isso faz com que naturalmente sejam prevenidas e combatidas doenças relacionadas à fragilidade do sistema imunológico, deterioração óssea, obesidade e até mesmo pedras nos rins.
8 – Relaxa os músculos e combate o cansaço
Um banho quente com sal rosa do himalaia consiste numa excelente alternativa para relaxar os músculos, sobretudo após um dia estressante.
Isso ocorre graças ao magnésio e demais minerais contidos neste sal, proporcionando o relaxamento físico e consequentemente uma noite de sono revigorante.
O banho com este sal é também muito indicado nos casos de dores no corpo ocasionadas por esforço físico excessivo.
9 – Reduz os sinais do envelhecimento
Outro dos benefícios deste sal está associado ao fato de ele reduzir os sinais do envelhecimento, podendo ser utilizado em esfoliações que promovem a renovação das células.
10 – Alivia dores de cabeça
Outra das grandes vantagens proporcionadas pelo sal do himalaia trata-se de ele aliviar dores de cabeça e até mesmo enxaquecas por meio do equilíbrio dos níveis de serotonina do organismo.
11 – Hidrata o corpo
Poucas pessoas sabem disso, mas entre os benefícios proporcionados pelo sal rosa, destaca-se também o efeito que surte para a hidratação do corpo.
O motivo disso é que este sal possui um composto de eletrólitos indispensáveis para o equilíbrio dos fluidos do organismo, sendo inclusive até mais eficiente que os isotônicos comercializados atualmente.
12 – Purifica o ar do ambiente
Além dos muitos benefícios proporcionados para a saúde, entre as propriedades deste sal também destaca-se o fato de ele limpar o ar do ambiente, tornando-o mais leve.
13 – Previne e combate doenças respiratórias
Este sal, quando dissolvido em água quente, contribui para a prevenção e tratamento de doenças tais como sinusite, asma, bronquite etc.
14 – Auxilia na digestão
Além de auxiliar na absorção dos nutrientes dos alimentos, o consumo regular do sal do himalaia contribui para ajudar no processo digestivo, evitando a ocorrência de gases, refluxo, irritação intestinal etc.
Como utilizar o sal do himalaia?
Na cozinha
Basta substituir o sal refinado convencional pelo sal rosa, mantendo a mesma quantidade de uso.
No banho
Este sal pode ser utilizado tanto no banho de banheira quanto no de chuveiro. O passo a passo quanto ao banho de sal rosa no chuveiro consiste em:
1 – Em um recipiente plástico, adicionar o sal rosa e deixá-lo ao alcance das mãos, lembrando que este recipiente precisa ter espaço para o sal e também para conter água;
4 – Tomar o banho convencional normalmente;
5 – Após o banho, com o chuveiro ainda ligado, pegar o recipiente com o sal rosa e acrescentar a ele a água do próprio chuveiro;
6 – Derramar levemente esta água com o sal rosa sempre do pescoço para baixo, abrangendo o pescoço, tórax, braços, costas, pernas e pés, sem nunca derramar na cabeça.
7 – Depois disso, basta fazer um breve enxágue e enxugar-se com uma toalha bem seca e limpa.
Este banho é bastante recomendado no caso de pessoas que sofrem de ansiedade, insônia e estresse.
Na purificação do ar
Para purificar o ar dos ambientes, basta utilizar as lâmpadas de cristal de rocha do sal rosa.
Como é possível perceber, usufruir dos benefícios do sal do himalaia favorece a saúde e a qualidade de vida em todos os aspectos.
Onde comprar?
Você pode comprar o sal do himalaia em lojas especializadas em produtos naturais e feiras orgânicas de sua cidade.
Fonte:
Imagens: 2nuts4spices.com forum.noticiasnaturais.com
Faça um comentário