
A Salsaparrilha trata-se de uma planta nativa do continente americano, apresentando-se em formato de arbusto e sendo utilizada na prevenção e tratamento natural de diversas doenças. Para saber quais são os benefícios oferecidos por essa planta, veja nosso post.
11 Benefícios da salsaparrilha
1 – Previne o câncer
Graças aos antioxidantes contidos principalmente no extrato dessa planta, ela se torna capaz de inibir a ação dos radicais livres responsáveis por deteriorar as células e provocar o surgimento de tumores.
Esse combate aos radicais livres também ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento, fazendo com que o corpo tenha um aspecto jovem por mais tempo.
2 – Aumenta a imunidade
Por conta das substâncias naturalmente antibacterianas e demais componentes dessa planta, ela é eficaz no aumento da imunidade.
Isso torna as pessoas mais resistentes a diversos tipos de infecções, gripes, resfriados, viroses e demais problemas provocados por bactérias, parasitas, vírus e fungos.
3 – Combate inflamações articulares
Em virtude das propriedades anti-inflamatórias dessa planta, a Salsaparrilha alivia as dores e inchaços nas articulações provocados por doenças como artrite, gota, inflamação muscular etc.
O motivo desse efeito é que a planta atua justamente na causa do problema, a inflamação (crônica ou não), diminuindo os desconfortos causados por doenças reumáticas, lesões musculares ou até mesmo inflamações musculares causadas por excessivo esforço ou estresse intenso.
4 – Aumenta os níveis de testosterona
Ainda que poucas pessoas saibam disso, essa planta oferece excelentes resultados para o equilíbrio hormonal, já que a raiz dela contém boas quantidades de testosterona, um dos principais hormônios masculinos.
Por essa razão, a raiz dessa planta é amplamente utilizada pela indústria na fabricação de medicamentos que tem por objetivo tratar desequilíbrios hormonais.
5 – Desintoxica o organismo
Os elementos de efeito diurético da Salsaparrilha estimulam a eliminação de toxinas perigosas ao organismo, contribuindo principalmente para o bom funcionamento dos rins.
6 – Ajuda a emagrecer
A desintoxicação do organismo promove a eliminação do excesso de sódio, açúcar e gordura presente no organismo, questão essencial para acelerar o emagrecimento.
Por esse motivo, desde que em quantidades adequadas, o consumo do chá e cápsulas dessa planta costuma ser realizado para perder peso.
Obs.: para que o efeito seja satisfatório e também para evitar episódios de desidratação em virtude da eliminação de líquidos, é necessário beber 2 litros de água todos os dias.
7 – Reduz o inchaço corporal
Por diminuir a retenção de líquidos e eliminar o excesso de sódio no organismo, essa planta reduz naturalmente o inchaço corporal, principalmente na região do abdômen.
8 – Diminui o colesterol ruim (LDL)
Pelo fato de estimular a eliminação de gordura da corrente sanguínea, a Salsaparrilha contribui para diminuir as taxas de LDL, o perigoso colesterol ruim na maioria das vezes responsável pela ocorrência de derrames cerebrais, infartos e até mesmo tromboses.
9 – Trata problemas na pele
As propriedades inflamatórias dessa planta ajudam a tratar vermelhidão, inchaço, psoríase, eczemas, ressecamento e demais problemas de inflamações ocorridas na pele.
10 – Melhora a digestão
As substâncias depurativas e antibacterianas dessa planta auxiliam no processo digestivo, inibindo a ação de bactérias prejudiciais à flora intestinal e favorecendo a absorção dos nutrientes ingeridos por meio dos alimentos.
11 – Favorece o desempenho sexual
A combinação de propriedades afrodisíacas com o excelente nível de testosterona dessa planta estimula o desempenho sexual (principalmente dos homens), proporcionando uma vida sexual mais satisfatória.
Quais são as contraindicações da Salsaparrilha?
Ainda que essa planta ofereça vários benefícios para a saúde, ela NÃO deve ser consumida nos seguintes casos:
- Gravidez suspeita ou confirmada;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Crianças menores de 10 anos;
- Pessoas que sofrem de asma ou problemas respiratórios graves;
- Indivíduos hipertensos ou com tendência à pressão alta;
- Pessoas que sofrem de arritmia cardíaca;
- Pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca;
- Pessoas que sofrem de insuficiência renal.
- Indivíduos predispostos a alergias quanto ao uso de plantas medicinais.
Obs.: pessoas diagnosticadas com outros tipos de doença ou que fazem uso de medicamentos, devem obrigatoriamente consultar um médico antes de ingerir o chá e demais produtos dessa planta.
A Salsaparrilha tem efeito colateral?
Quando consumida de forma inadequada, por períodos prolongados ou em exagero, essa planta poderá provocar:
- Náuseas e/ou vômitos;
- Dor de cabeça;
- Problemas de ordem digestiva.
Onde comprar Salsaparrilha?
Essa planta é disponibilizada em forma de erva, cápsulas e extrato, sendo vendida em diversas lojas de produtos naturais e em farmácias homeopáticas (lojas físicas e virtuais).
Além disso, há diversos remédios alopatas que têm como um dos ingredientes principais a Salsaparrilha, oferecendo também diversos benefícios para a saúde.
Receita do chá de Salsaparrilha
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de raiz de Salsaparrilha triturada (vendida em lojas de produtos naturais);
- 500ml de água.
Modo de fazer
- Em um recipiente, misturar a água com a raiz de Salsaparrilha e levar ao fogo;
- A partir do momento em que começar a ferver, contar 10 minutos de fervura. Desligar o fogo, tampar o recipiente e deixá-lo esfriando por 10 minutos (isso fará com que a água absorva bem as propriedades da planta);
- Coar o chá, armazená-lo em uma garrafa de vidro com tampa e beber durante o dia.
A quantidade indicada a ser ingerida diariamente é de 2 xícaras, sendo recomendado não prolongar o consumo por muito tempo.
Curiosidades sobre a Salsaparrilha
- No Brasil, esta planta está presente em maiores quantidades no estado de Minas Gerais;
- A Salsaparrilha se agarra às árvores em busca da luz do sol. Quando ela atinge a fase adulta, a planta gera flores e frutos reconhecidos pela cor vermelha intensa;
- O nome científico dessa planta é Smilax aspera;
- O período mais favorável para colher as raízes dessa planta é durante os meses de outono;
- Em virtude de suas propriedades, essa planta é amplamente utilizada na fabricação de energéticos naturais, repositores hormonais e esteroides;
Recomendações especiais
Para usufruir dos benefícios que essa planta oferece, é necessário adotar também uma alimentação saudável e investir na prática de uma atividade física regular.
A combinação desses fatores é essencial para a saúde, fazendo com que o uso de Salsaparrilha e demais plantas medicinais ofereça os efeitos esperados.
Imagens- pinterest.co.uk mundoboaforma.com.br
Faça um comentário