
Sendo uma árvore bastante comum em diversos estados brasileiros, a semente de sucupira tem sido cada vez mais procurada para o tratamento natural de diversos tipos de doenças. Para saber quais são os benefícios que ela oferece, basta conferir nosso post.
Lista de benefícios da semente de sucupira
Combate doenças reumáticas
A semente de sucupira se apresenta altamente eficaz no alívio dos sintomas causados por doenças como artrite, reumatismo, artrose e gota. O motivo disso é que as propriedades desta planta atuam diretamente na causa desses problemas: a inflamação.
Combate o envelhecimento precoce
Graças às propriedades altamente desintoxicantes presentes nesta semente, ela é tida como uma excelente combatente natural dos radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce.
Previne o câncer
Pelo fato de a semente de sucupira ser rica em propriedades anti-inflamatórias, ela inibe a ocorrência de tumores cancerígenos, favorecendo o bom funcionamento das células.
Possui efeito analgésico
Além dos benefícios apresentados, esta semente atua no alívio de dores na coluna, dor de cabeça e demais desconfortos.
Auxilia no tratamento da úlcera
Devido às propriedades anti-inflamatórias desta semente, ela é muito utilizada no tratamento natural de úlceras estomacais, aliviando a dor intensa causada por esta enfermidade.
Combate o diabetes
Outro dos benefícios desta semente diz respeito ao efeito que ela exerce no controle do nível de glicose presente no sangue, fator essencial para a prevenção e tratamento do diabetes.
Diminui os níveis de ácido úrico
O consumo moderado da semente de sucupira atua na diminuição do ácido úrico, um dos elementos responsáveis pelo aumento dos riscos de doenças cardiovasculares.
Elimina vermes do intestino
A ingestão dessa semente auxilia também na eliminação dos vermes intestinais responsáveis por causar doenças e desequilíbrios no organismo.
Combate infecções e inflamações
As propriedades anti-inflamatórias da sucupira também favorecem o tratamento natural de inflamações e infecções ocorridas no trato urinário, na próstata, nos ovários, na garganta, no sistema gastrointestinal e na boca (aftas).
Como consumir a semente de sucupira?
De forma geral, essa semente pode ser consumida por meio de chá, óleo e cápsulas, sendo que todos esses itens são encontrados em lojas de produtos naturais de todo Brasil.
O uso contínuo dessa semente deve durar no máximo 15 dias, sendo necessário fazer um intervalo de 20 dias antes de retomar o uso do chá, cápsulas ou óleo desta semente.
Contraindicações quanto ao consumo desta semente
- Gestantes;
- Mulheres que estão amamentando;
- Crianças;
- Idosos;
- Pessoas que possuem qualquer tipo de problema de saúde ou que fazem uso de medicamentos contínuos deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo desta semente.
O motivo disso é que, quando ingerida de forma inadequada ou exagerada, as propriedades da sucupira podem ter efeitos tóxicos, causando graves desequilíbrios no organismo.
A natureza vem demonstrando cada vez mais como a cura ou alívio de inúmeras doenças estão muito mais próximos que imaginamos.
Entretanto, é indispensável fazer o uso correto da semente de sucupira e outras plantas medicinais para que o organismo não apresente qualquer tipo de complicação.
Imagem: oleodecopaiba.net
Faça um comentário