
Umectação pode ser entendida também como umidificação, sendo uma palavra empregada principalmente no que se refere a tratamentos/produtos para cabelos e, em alguns casos, para a pele.
Umectação capilar – Para que serve?
O tratamento de umectação capilar tem sido um dos mais escolhidos pelas mulheres que desejam fortalecer e hidratar os fios de forma natural e com efeitos rápidos, sendo indicado para todos os tipos de cabelo.
Esse tratamento é muito procurado sobretudo por mulheres que possuem cabelos ressecados, crespos, cacheados, ondulados ou por aquelas que estão passando pela chamada fase de transição capilar.
Essa transição capilar é quando após um processo de químicas, escovas progressivas ou alisamentos, as mulheres desejam recuperar o cabelo natural.
Basicamente, esse procedimento de umectação é feito com óleos vegetais que estimulam a circulação sanguínea na região do couro cabeludo e sobretudo hidratam os fios.
Umectação capilar – Como funciona o procedimento?
- O óleo vegetal é aplicado nos cabelos, sendo necessário cobrir todas as mechas (uma a uma);
- Conforme o óleo é aplicado, é necessário ir massageando a mecha no sentido do couro cabeludo para as pontas, fazendo com que o óleo penetre por toda extensão dos fios;
- Após aplicação nas mechas, deve ser feita uma massagem com a ponta dos dedos no couro cabeludo. Isso estimulará a circulação sanguínea e acelerará o crescimento dos fios;
- O óleo deve agir pelo período de 30 minutos a 1 hora (variando conforme comprimento e condições do cabelo);
- Na sequência, é necessário enxaguar bem e fazer a lavagem tradicional.
Obs.: Os óleos vegetais também podem ser utilizados em máscaras de hidratação, potencializando a rápida hidratação dos fios.
Quais são os óleos vegetais mais utilizados para umectação?
De acordo com os profissionais de beleza e as pessoas que fazem uso dos óleos vegetais para esse procedimento, os óleos umectantes mais recomendados são:
Óleo de abacate
Recomendado para cabelos ressecados, quebradiços e com tendência à queda.
Esse óleo é rico em diversos nutrientes (vitaminas A, vitamina B, vitamina D e vitamina E, aminoácidos e proteínas) que promovem uma profunda reestruturação dos fios.
Óleo de coco
Consiste em um dos mais utilizados no tratamento de umectação capilar. Ele é rico em vitaminas E e K, ácidos graxos e demais nutrientes que promovem profunda hidratação, brilho, diminuição do volume e fortalecimento dos fios.
Por essa razão, é indicado para cabelos com frizz, opacos, ressecados, com pontas duplas ou queda.
Óleo de rícino
Este é considerado um dos óleos vegetais mais completos para tratamentos capilares. Entre os benefícios que ele oferece, estão:
- Acelera o crescimento dos fios;
- Combate a queda capilar;
- Reduz o frizz;
- Proporciona brilho;
- Favorece a selagem das cutículas capilares;
- Age como antifúngico (evitando problemas no couro cabeludo);
- Elimina pontas duplas;
- Estimula a circulação sanguínea na região do couro cabeludo;
- Melhora a espessura dos fios (evitando o chamado “cabelo ralo”);
- Acelera a recuperação de fios danificados;
- Previne e elimina caspa;
- Hidrata profundamente os fios.
Azeite de oliva extravirgem
Além de ser amplamente utilizado na culinária, esse óleo é reconhecido por proporcionar um cabelo com mais brilho, flexibilidade e hidratação.
Ele é rico em vitaminas A, D, E e K, possuindo ação emoliente e antioxidante.
Obs.: para que esse óleo ofereça os resultados esperados, é imprescindível que ele seja extravirgem. Caso contrário, o efeito não será o mesmo.
Óleo de Argan
Amplamente utilizado em diversos produtos para o cabelo, esse óleo é rico em ácidos graxos e vitamina E, substâncias essenciais para deixar os cabelos macios, brilhantes e cheios de vida.
A ação antioxidante desse óleo também ajuda combater os efeitos do envelhecimento, fazendo com que os fios não sofram com a ação de poluentes e toxinas que danificam os cabelos.
Os resultados do Óleo de Argan são reconhecidos por serem rápidos e de longa duração.
Dicas especiais para cuidar dos cabelos
Cuidado com o sol
Para que o tratamento de umectação dure por mais tempo, é indispensável evitar a excessiva exposição solar, principalmente em horários quando os raios solares estão mais intensos.
É válido também utilizar shampoos e cremes de tratamento de contenham ingredientes que atuem como protetor solar para os cabelos.
Ter uma alimentação adequada
Por alimentação adequada, entende-se aquela rica em vitaminas, minerais, fibras e demais nutrientes que favoreçam também a saúde dos cabelos. Isso é o que garante resultados de longa duração.
Alimentos industrializados, frituras em geral, doces, café, chá mate, chá preto e bebidas alcoólicas devem ser evitados ou consumidos com extrema moderação, pois eles consistem nos principais vilões da saúde capilar, provocando inclusive o envelhecimento dos fios.
Beber bastante água
Ingerir 2 litros de água todos os dias é item básico para a saúde da pele e dos cabelos. O líquido contribui para transportar nutrientes e irrigar a região interna do couro cabeludo, fatores que contribuem para o brilho, hidratação, crescimento e fortalecimento dos fios.
Utilizar shampoo sem sal
O excesso de sal no cabelo é altamente prejudicial para a hidratação. Por isso, é indicado priorizar o uso de shampoos sem sal, proporcionando um PH equilibrado aos fios.
Usar produtos da mesma marca/linha
E por falar em PH do cabelo, outra questão importante é utilizar produtos da mesma marca/linha (shampoo, condicionador, creme de tratamento, creme sem enxágue etc.).
O motivo disso é que cada empresa fabricante faz o equilíbrio dos níveis de PH entre os produtos da mesma linha de acordo com o tipo de cabelo. Usar produtos de marcas ou linhas diferentes pode comprometer o resultado esperado.
Fazer hidratações mensais
Após os procedimentos de umectação, é necessário manter a frequência das hidratações uma vez ao mês, sobretudo no caso de cabelos ressecados, quimicamente tratados ou que estão na fase de transição.
Embora a hidratação seja mais suave, ela é necessária para manter os resultados e estimular a recuperação dos fios quando eles se apresentam muito danificados pela falta de nutrientes.
Com todas essas informações quanto aos melhores óleos para umectação e demais dicas de cuidados, é possível ter cabelos brilhantes, hidratados, macios, fortes e flexíveis por muito mais tempo, ganhando uma aparência rejuvenescida.
Imagens- belezaesaude.com
Faça um comentário