Unha de gato – O que esta planta pode fazer pela sua saúde?

Também conhecida como herinha, a unha de gato, uma planta originária da Floresta Amazônica, oferece inúmeros benefícios para o organismo como um todo, exercendo um papel fundamental para a conquista de uma vida muito mais saudável. Para saber quais são esses benefícios e qual a melhor maneira de consumir esta planta, confira nosso post!

Benefícios da unha de gato para a saúde

1 – Auxilia no tratamento da artrite

A unha de gato é tida como um poderoso remédio natural no combate à artrite, agindo na grande causa desta doença: a inflamação das articulações. O consumo regular desta planta também apresenta efeitos altamente positivos na prevenção e combate da osteoartrite e do Lúpus.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Poucas pessoas sabem desta informação, mas esta planta é tida como uma poderosa antioxidante, fator fundamental para aumentar as defesas imunológicas do organismo. Desse modo, o consumo regular da unha de gato combate os radicais livres responsáveis por gerar diversas doenças e também inibe a ação dos vírus e bactérias causadoras de infecções/inflamações. Por todos esses motivos, o consumo dessa planta é muito indicado no caso de pacientes diagnosticados com doenças autoimunes, como por exemplo o HIV e o Lúpus.


3 – Previne e combate o câncer

Além de atuar na prevenção do câncer, esta planta inibe o crescimento de tumores já existentes, auxiliando no tratamento desta doença que ainda afeta milhões de pessoas em todo mundo. Além disso, o consumo da unha de gato é muito indicado para amenizar os efeitos colaterais causados pelos tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

4 – Atua na reparação do DNA

Poucas pessoas sabem disso, mas o chá de unha de gato se apresenta como um dos mais potentes agentes naturais para a reparação das células do DNA. As substâncias contidas nesta planta contribuem para manter a integridade dessas células, fazendo com que elas não sofram a perniciosa ação dos radicais livres e demais elementos responsáveis pela ocorrência de doenças.

5 – Favorece o ganho de energia

Além dos benefícios já apresentados, a unha de gato proporciona muito mais energia para o corpo, já que ela possui substâncias químicas que atuam no combate ao cansaço físico e mental.

6 – Previne problemas cardiovasculares

Outra das propriedades medicinais desta planta está associada ao efeito positivo que ela exerce no sistema cardiovascular. Desse modo, a unha de gato ajuda a prevenir a ocorrência de infartos, acidente vascular cerebral – AVC, tromboses e demais problemas relacionados à má circulação.

7 – Melhora o funcionamento do intestino

O extrato de unha de gato é tido como um importante agente para limpeza do intestino, tornando mais fácil a eliminação das fezes e substâncias que poderão gerar complicações nesta região. Assim, o consumo regular do chá desta planta auxilia no tratamento de: fístula (furos entre as paredes do intestino), diverticulite, hemorroidas, úlceras, parasitoses, doença de Crohn, síndrome do intestino irritado etc.


8 – Combate alergias

Por conter propriedades tônicas e anti-inflamatórias, esta erva auxilia no combate aos agentes alérgicos contidos na corrente sanguínea, contribuindo para que o organismo elimine esses “intrusos” de maneira natural.

9 – Reduz o inchaço do corpo

Portador de propriedades diuréticas, o chá de unha de gato auxilia na eliminação de líquidos pelo corpo, evitando a ocorrência do inchaço, principalmente na região abdominal.


10 – Combate o diabetes

Além dos benefícios já mencionados, esta planta auxilia na prevenção e combate ao diabetes, já que ela ajuda o organismo a eliminar a quantidade excessiva de açúcar contido no sangue, equilibrando os níveis de glicose.

11 – Auxilia no tratamento de doenças gastrointestinais

Por ter ação anti-inflamatória e cicatrizante, esta planta contribui para a prevenção de problemas em todo aparelho gastrointestinal, auxiliando na digestão e também evitando problemas relacionados à saúde do intestino.

12 – Tem ação cicatrizante

Conforme mencionado, outra propriedade medicinal da unha de gato refere-se à ação cicatrizante que ela exerce no organismo. Por este motivo, o chá/infusão dessa planta é muito eficaz no tratamento de herpes, úlceras etc.

Como fazer o chá de unha de gato?

Colocar 1 colher de sopa de folhas bem trituradas de unha de gato em 1 litro de água; Levar esta mistura ao fogo e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos; Desligar o fogo, aguardar o chá esfriar, coar e beber imediatamente. Quantidade recomendada: de forma geral, o consumo indicado quanto a este chá é de 2 a 3 xícaras por dia.

Como consumir a unha de gato em pó?

Esta planta também poderá ser consumida em pó. Para isso, basta colocar uma colher de chá deste pó em um copo com água, leite ou suco de frutas. Quantidade recomendada: ingerir um copo desta mistura 3 vezes ao dia.

Como utilizar a unha de gato por meio de cápsulas?

Para as pessoas que possuem alguma restrição quanto ao sabor da unha de gato por meio de chás ou em pó, a melhor alterativa é ingerir as cápsulas desta planta. Inclusive, este tipo de consumo é o mais indicado no caso de pessoas que sofrem de artrite e reumatismo. Quantidade recomendada: ingerir 1 comprimido 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais desta planta


O consumo excessivo de unha de gato pode gerar:

  • Efeito anticonceptivo;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre.

Contraindicações da unha de gato

Por mais que a unha de gato seja um remédio 100% natural, ela não é indicada nos casos de:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Mulheres que estão fazendo tratamentos de fertilização;
  • Pessoas hipersensíveis (alérgicas) a esta planta;
  • Pacientes transplantados;
  • Pessoas que sofrem de problemas gástricos;
  • Pacientes diagnosticados com esclerose múltipla;
  • Pessoas com ocorrência atual ou anterior de tuberculose.

Todos esses benefícios demonstram como é possível atuar no auxílio e tratamento dos mais diversos tipos de doenças por métodos naturais. Entretanto, vale ressaltar que isso não exclui a necessidade de acompanhamento médico regular, incluindo a realização de exames. A unha de gato é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, possuindo preço acessível e tornando viável para que um número cada vez maior de pessoas faça uso desta planta.

 

   

 

Fontes: 1, 2 Imagem: mundoboaforma.com.br; remediodaterra.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


doze − quatro =