
A verbena é amplamente utilizada tanto pela indústria de medicamentos quanto para fabricação de diversos produtos cosméticos e de higiene pessoal.
O motivo disso é que além de possuir um aroma extremamente agradável, ela oferece diversos benefícios para a saúde. Quer saber quais são eles, acompanhe nosso post.
Benefícios da verbena para a saúde
Alivia o estresse
As propriedades naturalmente relaxantes contidas nesta planta são de extrema ajuda para aliviar os sintomas típicos do estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Por este motivo, o chá de verbena em erva é muito recomendado para pessoas que sofrem de insônia.
Equilibra as funções intestinais
O consumo desta planta exerce um papel fundamental para regular as atividades intestinais, inibindo a formação de gases, evitando a constipação e também prevenindo a ocorrência de diarreia.
Além disso, o consumo do chá dessa erva favorece o processo digestivo, evitando azia e outros desconfortos gastrointestinais.
Promove a saúde bucal
Ao mastigar a erva de verbena, é possível evitar vários problemas na gengiva e também diminuir os riscos de ulcerações na boca. Além disso, esta planta combate o mau hálito naturalmente, já que ela possui propriedades refrescantes.
Desintoxica o fígado
Outro dos benefícios da verbena trata-se do fato de ela ser uma potente desintoxicante natural do fígado, promovendo uma verdadeira faxina neste órgão e combatendo uma série de doenças.
Favorece os rins
A infusão preparada com a erva de verbena desempenha um papel fundamental para a saúde dos rins. A razão disso é que esta planta age na prevenção e combate a infecções renais e também evita a formação das chamadas pedras nos rins.
Combate inflamações
Além dos benefícios já apresentados, a verbena também contribui para auxiliar no tratamento de processos inflamatórios, aliviando sinusite, enxaqueca e episódios de febre.
Alivia os sintomas da artrite
Exatamente em decorrência das propriedades anti-inflamatórias desta planta, a verbena ajuda no alívio das dores e inchaços causados pela artrite, um tipo de inflamação nas articulações do corpo.
Contraindicações e efeitos colaterais desta planta
É necessário ressaltar que o consumo do chá de verbena não é indicado nos seguintes casos:
- Gestantes;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Mulheres que sofrem de problemas relacionados à tireoide;
- Mulheres que apresentam irregularidades no ciclo menstrual.
O consumo exagerado ou inadequado desta planta pode causar enjoos, vômitos ou hipotireoidismo.
Produtos que contém verbena
Além de usufruir dos benefícios do chá dessa planta, é possível consumir uma série de produtos à base de verbena que promovem a saúde da pele e dos cabelos, tais como:
- Protetores labiais;
- Hidratantes;
- Sais de banho;
- Cremes de mão;
- Sabonetes;
- Gel para banho;
- Colônias;
- Óleos hidratantes;
- Cremes esfoliantes;
- Shampoos e condicionadores etc.
Informações adicionais sobre a verbena
Esta planta possui um aroma predominantemente refrescante e revigorante, sendo de fácil cultivo em jardins domésticos e conferindo agradável perfume para os ambientes.
Por esta razão, também são disponibilizados diversos produtos com essência de verbena para a casa, tais como aromatizadores, águas de passar roupas, velas aromáticas etc.
Imagem: pixabay.com
Faça um comentário