5 Maneiras de como tratar a ansiedade de forma natural

5-maneiras-de-como-tratar-a-ansiedade-de-forma-natural

Saber como tratar a ansiedade de forma natural é essencial para combater os níveis leves a moderados dos sintomas e evitar o consumo excessivo ou até mesmo desnecessário de diversos medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos que, com o passar do tempo, geram dependência.

5-maneiras-de-como-tratar-a-ansiedade-de-forma-natural

5 Maneiras de como tratar a ansiedade de forma natural

1 – Aprender a lidar com o estresse

Na maioria das vezes, o estresse é um dos principais vilões responsáveis por provocar a ansiedade em níveis crônicos.

Por isso, aprender a lidar com ele e principalmente identificar as causas, é essencial para diminuir os terríveis sintomas da ansiedade.


Para diminuir os níveis de estresse, vale a pena fazer algumas considerações quanto a:

Carreira

Profissionais insatisfeitos com a carreira escolhida são muito mais propensos a longos (e intensos) períodos de estresse do que aqueles que trabalham com o que gostam (embora ganhando menos).

Vale a pena parar para refletir se a profissão escolhida é motivo de alegria (embora tenha seus desafios naturais) ou é fonte de constante insatisfação.

Em média, passamos 8 horas diárias no trabalho 5 dias por semana. Por essa razão, cada vez mais pesquisas apontam que a insatisfação nessa área da vida consiste em uma das principais causas de estresse, depressão e ansiedade.

Relacionamentos

O contato com pessoas queridas é fundamental para uma vida emocional sadia. Por isso, é indispensável reservar um tempo para simplesmente brincar com os filhos, ir ao cinema com amigos ou namorado (a), participar de almoços com a família etc. Um ótimo jeito de de como tratar a ansiedade de forma natural.


Simplificar a vida

Simplificar a vida na maioria das vezes significa ter mais tempo livre e menos estresse. Para isso é interessante considerar:

  • Trabalhar mais próximo de casa (ou até mesmo em casa), evitando passar horas e horas estressantes no trânsito;
  • Dividir tarefas domésticas com todos os moradores de casa, evitando sobrecarregar uma pessoa;
  • Sair de alguns grupos do Whatsapp (deixando apenas os estritamente necessários). Por mais que isso pareça bobagem, o excesso de informações e pessoas demandando tempo e atenção contribuem para o estresse e ansiedade.

2 – Fazer terapias holísticas

Por terapias holísticas, entende-se aquelas que tratam o físico, mental, emocional e até mesmo espiritual, abrangendo todos os aspectos que envolvem a saúde e o equilíbrio das emoções.


Tais terapias apresentam excelentes resultados sobre como tratar a ansiedade de forma natural, aliviando os sintomas e principalmente ajudando identificar e eliminar as causas. Os principais tipos de terapias holísticas são:

Yoga e meditação

Reconhecida no mundo todo como uma das mais poderosas terapias orientais, a yoga e meditação, além de favorecer o bem-estar físico e mental, melhora a respiração (fator essencial para diminuir a ansiedade), favorece a postura corporal, combate a insônia e proporciona maior equilíbrio para lidar com as situações estressantes do dia a dia.

Reiki

Trata-se de outra técnica oriental que consiste em proporcionar o equilíbrio dos Chacras por meio da imposição de mãos.

Esse equilíbrio dos centros de energia do corpo é de grande alívio para problemas físicos e emocionais, incluindo ansiedade, depressão e síndrome do pânico, problema que afeta cada vez mais pessoas em todo mundo. Essa é uma ótima de como tratar a ansiedade de forma natural.

Aromoterapia

Por meio do uso de óleos essenciais com propriedades relaxantes, as sessões de aromoterapia auxiliam no tratamento do estresse, ansiedade, depressão, ataques de pânico, fobias etc.

O tratamento consiste na inalação ou realização de massagens ou banhos com óleos essenciais.

meditar

3 – Prática de esportes e atividades físicas

Essa é outra das melhores recomendações de como tratar a ansiedade de forma natural. Por meio da prática de esportes e demais atividades físicas, é possível “descarregar” a energia acumulada no corpo geralmente provocada pelo estresse.

Essa “descarga” de adrenalina é de suma importância para evitar que o corpo somatize os sintomas da ansiedade e acabe provocando graves doenças físicas, como hipertensão, arritmia cardíaca, diabetes etc.

Para iniciar a prática de um esporte ou atividade física é fundamental escolher uma que proporcione prazer. Algumas dicas são:

  • Hidroginástica;
  • Futebol;
  • Dança;
  • Musculação;
  • Corrida;
  • Caminhada;
  • Natação;
  • Vôlei;
  • Futebol;
  • Basquete;
  • Tênis;

Além de descarregar as energias acumuladas no corpo, durante os exercícios físicos são liberadas importantes substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, fator fundamental para diminuir a ansiedade.

4 – Dormir bem

O sono de qualidade é imprescindível para evitar quadros de ansiedade. Para entender a importância disso, basta observar como fica o corpo e humor após uma noite mal dormida.

No caso de pessoas que sofrem de insônia (um dos principais sintomas da ansiedade), duas recomendações simples consistem em:

Ingerir chás relaxantes

Beber um chá natural e relaxante cerca de 30 minutos antes de dormir favorece noites revigorantes de sono. Entre os chás mais indicados, estão:

  • Jasmim;
  • Camomila;
  • Capim-cidreira;
  • Erva-doce;
  • Valeriana;
  • Lavanda;
  • Hortelã.

Aromatizar o quarto

Utilizar aromatizantes naturais no quarto ajuda manter o ambiente leve e estimula a produção de melatonina, hormônio responsável por provocar a sonolência, favorecendo um sono reparador. Entre os aromas mais indicados para o quarto, estão:

  • Jasmim;
  • Sândalo;
  • Camomila;
  • Rosas;
  • Flor de cerejeira;
  • Capim-cidreira;

5 – Controle hormonal

Muitas vezes, os sintomas de ansiedade aparecem quando os níveis de hormônio estão em desequilíbrio no corpo, sendo esse quadro ainda mais comum nas mulheres.

Por isso, é fundamental fazer o controle dos hormônios mediante consultas e realização de exames médicos, buscando mensurar principalmente como estão os hormônios femininos (no caso das mulheres) e masculinos (no caso dos homens) assim como o funcionamento da glândula tireoide (hormônios T3, T4 e TSH).


Tratamentos simples de reposição hormonal costumam surtir excelentes resultados para a saúde emocional, diminuindo naturalmente os sintomas de depressão e ansiedade.

A combinação desses 5 fatores deve ser atrelada a uma alimentação nutritiva e ao hábito de ingerir 2 litros de água todos os dias. A desidratação e falta de nutrientes no organismo também podem acarretar sérios quadros de ansiedade, irritação, cansaço ou bruscas alterações de humor.

Com todas essas dicas de como tratar a ansiedade de forma natural, fica muito mais fácil aprender a lidar com ela, dedicando-se principalmente a identificar e combater as causas, o que evita a dependência de medicamentos ou simplesmente ajuda diminuir a dosagem deles.

Imagens:  hipnoseinstitute.org      viverdeblog.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


cinco × 1 =