Catarro no Nariz e na Garganta – Tratamentos Caseiros e Naturais

Catarro no Nariz e na Garganta

O catarro no nariz e na garganta é uma secreção muito incômoda causado por uma infecção no sistema respiratório. O organismo envia esse sintoma como um alerta que ele foi atacado por microorganismos, seja nos pulmões, garganta ou nas vias nasais.

A formação do catarro é dada por água e proteínas, na verdade, esse muco filtra todos os agentes invasores que tentam entrar pelas vias aéreas como vírus, fungos e bactérias. No entanto, quantidade em excesso de catarro pode indicar patologias mais graves.

Nesse artigo, vamos abordar as possíveis causas do catarro no nariz e na garganta eliminando com tratamentos caseiros. Continue lendo…


 

Catarro no Nariz e na Garganta

 

Causas do catarro no nariz e na garganta

Conforme já citado acima, o catarro no nariz e na garganta é uma reação do organismo diante da invasão de agentes invasores, segundos os especialistas, essa condição geralmente não é perigosa, entretanto, existem outras doenças que podem causar o acúmulo dessa secreção, entre elas:

Tipos de catarro no nariz e na garganta – Identifique doenças através dele

É possível saber qual é o tipo de infecção através de suas características de cor, cheiro e espessura, esses dados são muito importantes para o diagnóstico correto da doença, confira:

  • Sem cor e sem nenhum odor – Nesse caso, a secreção é normal e está presente para proteger as vias aéreas. Não indica doenças;
  • Coloração muito branca – Indica asmas, rinites e demais quadros alérgicos;
  • Coloração esverdeada e purulenta – Causada por bactérias, é preciso consultar um médico, pois pode ser amigdalite ou pneumonia;
  • Coloração amarronzada (ferrugem) – Aponta fortes indícios de pneumonia
  • Coloração amarela – Rinites, sinusites e laringites;
  • Coloração puxado para rosa – Indica a presença de sangue que pode ser causada por uma infecção nas vias aéreas, no entanto, se o problema persistir é preciso consultar um especialista.

* Se o sangue for vivo é preciso buscar ajuda médica urgente, pois pode ser doenças como embolia pulmonar, tuberculose e câncer de pulmão.

As secreções no organismo precisam ser investigadas, principalmente se o problema persistir por mais de 3 semanas e se forem acompanhadas de outros sintomas como tosse, espirros, dores no peito, dificuldades para respirar e coceiras nos olhos e no nariz.

Engolir o catarro faz mal a saúde?

O excesso de secreção aparece depois de 3 dias de uma infecção, o ciclo normal desse muco é de 7 dias. Caso, ele ultrapasse essa marca, é preciso buscar orientação de um médico para saber quais as causas para um tratamento adequado.


Os tratamentos caseiros para eliminar o catarro no nariz e na garganta sempre são bem-vindos, pois o objetivo é retirar o muco de dentro do organismo. Geralmente a forma mais eficaz é facilitar a expulsão da secreção através da expectoração, com isso, fica mais fácil escarrar.

É importante deixar claro que se a pessoa engolir o catarro não vai causar nenhum problema de saúde, apenas var demorar mais tempo para que o muco saia do organismo através do processo digestivo, diferente da expulsão através do escarro que sai na mesma hora.


Catarro no nariz e na garganta eliminando com tratamentos caseiros e naturais

Selecionamos os melhores remédios caseiros para soltar o catarro e manter o seu organismo livre dessa secreção. Confira:

1- Xarope caseiro que elimina o catarro

Ingredientes:

  • Água
  • 4 colheres de sopa de mel
  • Meio quilo de cenoura

Modo de preparo:

1- Descasque as cenouras e coloque elas para ferver até ficarem bem macias;

2- Remova as cenouras da panela, mas não descarte a água onde elas foram fervidas;

3-  Coloque as cenouras no liquidificador;

4- Adicione a água e o mel;

5- Bata todos os ingredientes;

6 – Pronto. O xarope pode ser armazenado em um pote de vidro com tampa, guarde na geladeira.

* A posologia indicada é de 4 colheres de sopa de xarope por dia. Essa receita também é indicada para crianças que devem tomar 4 colheres de chá ao dia. Após 2 dias de consumo, os resultados começam a ser sentidos.

2- Xarope expectorante caseiro

 Ingredientes:

  • 7 limões espremidos
  • 3 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

1- Misture bem os limões com mel;

2- Ferva por aproximadamente 30 minutos até ficar denso;

3- Deise esfriar e guarde em um pote de vidro tampado na geladeira;

* Ingira 3 colheres de sopa por dia.

3- Chá para eliminar o catarro

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de hortelã seca
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de verbasco

Modo de preparo:

1- Ferver a água e adicionar as folhas de hortelã e verbasco;

2- Abafe o recipiente e deixe descansar por 15 minutos;

3- Coe e adicione o mel;


* Ingerir 3 xícaras por dia durante no máximo duas semanas.

DICA: A nebulização pode ajudar pessoas que estão com tosse e catarro no nariz e na garganta, pois a umidade lubrifica o muco e facilita sua expulsão. O processo pode ser feito com um umidificador de ar ou também inalar o vapor quente do chuveiro.

Beber bastante água também ajuda a hidratar as secreções fazendo com que saiam com mais facilidade do organismo. Aliar a ingestão de xarope, chás, água e nebulização pode trazer excelentes resultados, portanto, cuide-se.

E aí, gostou das dicas sobre o catarro no nariz e na garganta eliminando com tratamentos caseiros e naturais?

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


8 + quinze =