6 Dicas Identificar se o Mel é Falso ou Verdadeiro

dicas para saber se o mel é falso ou verdadeiro

Essas dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro são fundamentais para escolher um produto de boa qualidade, usufruindo de todos os benefícios que ele proporciona para a saúde e qualidade de vida. Para saber como fazer essa distinção e como esse alimento beneficia seu corpo, confira nosso post.

6 dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro

dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro

1 – Teste da absorção

Escorra algumas gotas de mel em um papel mata-borrão e verifique se o líquido será absorvido. Caso o papel absorva o mel, é um sinal de que ele não é puro. Caso não tenha um papel mata-borrão em casa, basta pingar um pouco de mel em um guardanapo branco e lavar o pano logo em seguida. Caso fique alguma mancha no guardanapo, significa que o mel não é puro.

2 – Teste da água

Outra das dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro, consiste em submetê-lo ao teste da água. Para isso, basta pingar algumas gotas de mel na água. Caso o mel não seja puro, ele irá se dissolver facilmente. Ao contrário, se o mel é puro, ele não será dissolvido na água e irá para o fundo do recipiente como uma gota sólida.


O motivo de o mel falso ser facilmente dissolvido na água é que é acrescentado melado de cana de açúcar, substância que se dissolve instantaneamente na água. Obs.: para facilitar o teste, é indicado utilizar um recipiente de vidro transparente.

3 – Verifique o rótulo

Entre as dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro uma das mais simples é ler o rótulo contido no frasco do produto. Na parte onde menciona os ingredientes, é importante observar se não aparecem as palavras “glicose comercial” ou “xarope de alta frutose”. Esses aditivos são misturados ao mel para evitar que ele solidifique, alterando as características naturais do produto.

4 –Teste da colher

Pegar uma colher (sopa) de mel e virá-la para baixo. Caso o mel esteja muito úmido ou excessivamente líquido, ele cairá rápido, caracterizando que o mel é falso. Se o mel é verdadeiro, ele permanecerá na colher ou cairá muito devagar.

5 – Teste do pão

Outra das dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro consiste em pegar um pequeno pedaço de pão duro e velho e colocar esse pedaço de pão no mel. Se o pão permanecer endurecido por até 10 minutos, o mel é puro. Caso o pão amoleça, significa que o mel é falso.

6 – Verificar a origem do mel

Outra das dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro é prestar atenção na origem do produto. Geralmente o mel disponível nos supermercados não é de boa qualidade, já que a ele são adicionados outros produtos. O ideal é optar por comprar mel em lojas de produtos naturais, feiras livres (direto com os produtores) e também em lojas de produtos orgânicos. É de suma importância adquirir produtos de fornecedores confiáveis e sempre comprar o mel no mesmo local.


Qual a composição do mel puro?

O mel verdadeiro é altamente benéfico para a saúde e a beleza pelo fato de conter os seguintes nutrientes:

  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Minerais: selênio, magnésio, manganês, zinco, potássio, ferro e cálcio;
  • Vitaminas C e do complexo B (B6, ácido fólico, niacina, ácido pantotênico e riboflavina).

Benefícios do mel para a saúde

Dicas de identificar saber se o mel é falso ou verdadeiro

Fornece energia

A glicose contida no mel rapidamente se transforma em energia para o organismo, aumentando a disposição para as atividades do dia a dia e também para a prática de atividade física. Por esse motivo, o consumo de mel é ainda mais recomendado pela manhã.


Aumenta a imunidade

Por ser um alimento rico em vitaminas e minerais, o mel funciona como um excelente aliado das defesas naturais do organismo, tornando as pessoas mais resistentes a infecções, gripes, resfriados, viroses etc. Para fortalecer as defesas imunológicas, é imprescindível aplicar as dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro, já que quando este item é adulterado, ele perde grande parte de suas propriedades.

Estimula a memória e a concentração

Além de ser rico em antioxidantes que protegem o cérebro, pelo fato de o mel conter vários minerais, ele potencializa as funções cognitivas como concentração, foco, memória etc., sendo um dos alimentos mais indicados para estudantes e profissionais que sofrem de constante fadiga mental.

Trata problemas respiratórios

O mel funciona como um poderoso expectorante natural, sobretudo quando combinado com frutas ricas em vitamina C, tais como limão, laranja etc. Além de atuar na remoção do muco acumulado nas vias respiratórias, esse alimento tem propriedades antibacterianas e antivirais, atuando na causa do problema. Essa eficácia somente é possível depois de aplicar uma das dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro, pois somente o mel puro proporciona os melhores resultados.

Substitui o açúcar

Ainda que o mel não promova o emagrecimento, ele é tido como um excelente substituto do açúcar (desde que utilizado com moderação).

Benefícios do mel para a beleza

Ver as dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro também é fundamental para garantir os benefícios que ele oferece para a beleza, que são:

Hidrata a pele

O mel é um dos ingredientes naturais mais utilizados em hidratações caseiras. Além de deixar a pele macia, ele ajuda a limpar o poro, eliminando uma série de impurezas que se acumulam no dia a dia, tais como fumaça, poluição, poeira etc.

Previne rugas

Por hidratar naturalmente o rosto e contribuir para manter a pele firme, o mel previne o surgimento de rugas e linhas de expressão, fazendo com que as pessoas tenham uma aparência muito jovial por muito mais tempo.

Clareia manchas

O uso do mel na pele promove o clareamento natural das manchas, já que ele atua na renovação celular, limpa os poros e protege a pele dos raios solares. Para obter os melhores resultados, é imprescindível aplicar essas dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro, pois somente o mel puro garante a saúde da pele.

Hidrata os cabelos


Além de oferecer vários benefícios para a pele, o mel também hidrata os cabelos, deixando os fios mais fortes, brilhantes e macios. Por esse motivo, o mel é utilizado em máscaras de hidratação capilar combinado com cremes hidratantes.

Combate a caspa

O mel misturado com shampoos ou condicionadores caseiros combate a caspa, limpando e protegendo o couro cabeludo e também favorecendo o crescimento dos fios.

Com todas essas dicas para identificar se o mel é falso ou verdadeiro, fica muito mais fácil usufruir dos benefícios que ele oferece, garantindo saúde e uma aparência jovial por muito tempo.

Imagens: thekharkivtimes.com / calgary.worldhealth.ca

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


15 − 13 =