Kefir – O que é, Para que Serve, Benefícios, Água e Leite – Onde Comprar

kefir

O Kefir se transformou numa verdadeira “sensação” para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, fortalecer o organismo ou até mesmo emagrecer.

 

kefir

 

O que é o Kefir? Leite e Água

Consiste em grãos originados por colônias de bactérias e leveduras que, quando colocadas no leite (vaca, coco, cabra ou ovelha), transformam-se em uma espécie de iogurte ou coalhada natural fácil de beber.

O nome Kefir tem suas origens no turco e significa bem viver ou bem-estar. Ele é bastante comum na Europa e, aos poucos, começa a se tornar cada vez mais conhecido e consumido no Brasil.


Há 2 tipos de Kefir: o de leite e o de água. No caso de utilizar a versão para água, é necessário fermentar os grãos em água adoçada com açúcar mascavo, demerara ou em água de coco. Ambos proporcionam os mesmos benefícios para a saúde.

Quais benefícios ele oferece e para que serve?

Equilibra a flora intestinal

Os benefícios mais significativos do Kefir estão associados ao intestino, já que os probióticos presentes nele estimulam a produção de bactérias boas no intestino e eliminam as más (causadoras de doenças).

Desse modo, o consumo regular desse iogurte contribui para prevenir e tratar constipação, diarreia e infecções intestinais.

Favorece as defesas imunológicas

Rico em vitaminas do complexo B, triptofano e ácido lático, esse “iogurte” possui a combinação perfeita para melhorar as defesas naturais do organismo, prevenindo e combatendo diversos tipos de doenças, principalmente infecções.

Inclusive, o consumo regular de Kefir é indicado para prevenção da candidíase, uma infecção que afeta principalmente a região genital feminina.


Melhora a saúde dos ossos

Por estimular a absorção de cálcio, magnésio, ferro e demais minerais, o Kefir atua no aumento da densidade óssea, evitando problemas nas articulações e diminuindo os riscos de osteoporose, uma doença que afeta sobretudo as mulheres.

Esse “iogurte” também é de grande ajuda para estimular o crescimento das crianças e fortalecer os dentes.


Alivia sintomas da depressão

Este é outro dos benefícios surpreendentes do Kefir. Graças à boa concentração de triptofano, ele favorece as atividades do sistema nervoso central, combatendo naturalmente os sintomas da depressão, ansiedade e estresse, contribuindo também para evitar a insônia.

Previne e ajuda a tratar a anemia

Pelo fato de esse “iogurte” estimular a absorção do ferro, ele desempenha um papel bastante importante na prevenção e tratamento da anemia, sendo também indicado para crianças e idosos.

Favorece o emagrecimento

Além de possuir baixíssima quantidade de açúcar e poucas calorias, o Kefir favorece a saciedade, fazendo com que o apetite seja equilibrado.

Somado a esses benefícios, os probióticos existentes nesse iogurte – responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal –, formam a combinação perfeita para ajudar no emagrecimento.

Previne e ajuda no tratamento do câncer

Em virtude principalmente do ácido lático, o Kefir atua na proteção das células do corpo, evitando a ação dos radicais livres e reduzindo os riscos de câncer.

Além disso, uma pesquisa publicada nos Estados Unidos pelo Journal of Dairy Science menciona que o consumo regular de Kefir apresenta excelentes resultados na prevenção do câncer de mama.

Reduz o colesterol

Outra das propriedades desse iogurte consiste em reduzir consideravelmente os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, responsável por aumentar o risco de doenças cardíacas e ocorrência de AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Previne e ajuda no tratamento de alergias

Por promover a eliminação de bactérias e agentes prejudiciais ao organismo, esse “iogurte” evita o aparecimento de diversos tipos de alergias, inclusive aquelas que acarretam crises de asma.

O Kefir consiste numa excelente opção inclusive para pessoas intolerantes à lactose, já que a fermentação diminui a concentração dessa substância e torna o leite mais facilmente digerido.

Obs.: no caso de pessoas alérgicas a leite, é necessário optar por consumir o Kefir fermentado em água com açúcar ou água de coco.

Onde comprar o Kefir?

Os grãos de Kefir não podem ser comprados em supermercados ou em qualquer outro local, já que eles são obtidos exclusivamente por meio de doação de pessoas que já consomem esse item, sendo possível enviá-los também por correio.

Em todas as cidades brasileiras há doadores dos grãos de Kefir. Para saber os mais próximos, clique aqui.

Cuidados especiais ao manusear o Kefir

Esses grãos devem ser manuseados com colheres plásticas ou de madeira, já que em hipótese alguma ele poderá entrar em contato com metais.

Também é necessário evitar o contato de metais mesmo depois do iogurte pronto, pois mesmo armazenado na geladeira, ele continua fermentando.

A fermentação deve ser feita somente em recipientes de vidro.

O “iogurte” obtido com os grãos de Kefir pode ser armazenado por até 3 dias na geladeira.

Os grãos são reaproveitados continuamente para a produção dos “iogurtes”.

Caso seja necessário “lavar” os grãos de Kefir, é necessário utilizar água mineral, já que o cloro da água da torneira mata os lactobacilos, inativando os grãos.

Como fazer Kefir?

Ingredientes

  • 1 Colher (sopa) de grãos de Kefir (lembrando que isso consiste numa referência de medida, já que a colher de metal não deve entrar em contato com os grãos, sendo necessário usar uma colher plástica ou de madeira);
  • 1 litro de leite de vaca (pode ser também de coco).

Preparo

Colocar o leite em um recipiente de vidro com capacidade para armazenar 1 litro e deixar um espaço livre (cerca de ¼ do recipiente) para favorecer a fermentação;


Adicionar os grãos de Kefir e cobrir com um pano bem fino ou véu cobre jarra (permitindo que os grãos respirem). Obs.: o recipiente de vidro não deve ser vedado ou tampado, já que isso poderia causar a explosão do recipiente;

Colocar essa mistura em um local protegido da luz, deixando-a fermentar por 24 horas em temperatura ambiente (não colocar na geladeira);

Após essas 24 horas, escorrer o líquido com a ajuda de uma peneira plástica (não pode ser de metal), armazenando o “iogurte” em outro recipiente de vidro com tampa;

Guardar o “iogurte” na geladeira e colocar os grãos de Kefir em outro litro de leite para fermentar, dando continuidade ao processo. Os grãos de Kefir também podem ser congelados por até 6 meses.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


3 × 1 =