
O Monovin A consiste em um composto vitamínico riquíssimo em vitamina A, sendo indicado para uso veterinário. Entretanto, devido ao fato de ele conter vitamina A pura, muitas mulheres utilizam esse produto para acelerar o crescimento capilar. Em outras palavras, ele funciona como um anabolizante capilar.
Como fazer uso desse produto em humanos?
O uso do Monovin A em seres humanos deve ser feito exclusivamente de forma externa, ou seja, NÃO deve ser ingerido.
Para isso, é necessário utilizar esse produto no preparo de um shampoo que condensa diversas substâncias que favorecem o crescimento dos fios.
Receita do shampoo com Monovin A – Como Usar?
Para cabelos oleosos
Itens necessários
- 300ml de shampoo sem sal (de acordo com a marca de preferência);
- 25ml de Bepantol líquido;
- 3ml de Monovin A;
- 1 frasco limpo e com tampa para armazenar o shampoo.
Preparo
Colocar todos os ingredientes no frasco e agitar bem.
Para cabelos secos
No caso de cabelos secos, o ideal é aumentar um pouco a quantidade de Monovin, favorecendo a hidratação e o brilho dos fios.
Itens necessários
- 300ml de shampoo sem sal de acordo com a marca de preferência;
- 10ml de Monovin A;
- 10ml de Bepantol;
- 1 frasco limpo.
Preparo
Misturar todos os ingredientes no frasco e agitar bem.
Esses shampoos devem ser utilizados de 2 a 3 vezes por semana pelo período de 2 meses, sendo possível observar excelentes resultados.
É necessário que após esse período seja feito o intervalo de uso de no mínimo 1 mês, permitindo o “descanso” dos cabelos. Isso evita que o excesso de vitamina A cause queda capilar e demais problemas.
Perguntas sobre a composição do shampoo – Onde comprar e Contraindicações
Por que é necessário que o shampoo seja sem sal?
O sal danifica os fios capilares, sendo responsável pelo aspecto ressecado e quebradiço deles.
O que é o Bepantol e onde comprá-lo?
Trata-se de um composto líquido com grande quantidade de vitamina B5, sendo muito utilizado em produtos capilares e vendido nas farmácias de todo Brasil.
O Bepantol é essencial para deixar o cabelo macio, com brilho e fácil de pentear.
Sendo também disponibilizado em formato de pomada, o Bepantol atua no tratamento da pele, combatendo ressecamento, assaduras e rachaduras na pele.
Onde comprar Monovin A?
Esse produto é facilmente encontrado em pet shops e em lojas de produtos agropecuários.
Esse shampoo possui alguma contraindicação?
De forma geral, esse shampoo não é indicado para pessoas que apresentam predisposição a reações alérgicas no couro cabeludo.
Monovin A para barba?
Alguns homens possuem problemas de crescimento da barba ou até mesmo algumas falhas. O monovin A pode ser usado para fazer a barba crescer mais rápido!
Existem shampoos específicos para a barba e que podemos adicionar o Monovin A, assim como fazemos para os cabelos. Lembrando que o shampoo deve ser sal para não causar ressecamento nessa área. Uso o bepantol para fazer a hidratação.
Para cada 100 ml de shampoo, use 1 ml de monovin. Aplique 3 vezes na semana durante 1 mês. Faça uma pausa de 30 dias e se achar necessário, reaplique o produto.
Dicas extras para cuidar da saúde dos cabelos
Além de fazer uso do shampoo feito com Monovin A, é indispensável adotar uma série de outros cuidados com relação à saúde dos cabelos, que são:
Alimentação
Para ter cabelos saudáveis é essencial cuidar daquilo que comemos, já que a combinação de vitaminas e minerais contidos no organismo favorece os hormônios e demais atividades capilares.
Entre os alimentos mais favoráveis à saúde dos cabelos, destacam-se:
- Abacate;
- Mamão;
- Ovos;
- Feijão;
- Cenoura;
- Beterraba;
- Manga;
- Camomila;
- Gelatina;
- Morango;
- Semente de abóbora;
- Abóbora;
- Alecrim;
- Laranja;
- Romã;
- Mirtilo;
- Nozes;
- Amêndoas;
- Castanhas;
- Água de coco;
- Grão de bico;
- Óleo de coco;
- Coco fresco ralado;
- Mel;
- Geleia real;
- Iogurte natural;
- Rúcula;
- Agrião;
- Almeirão;
- Cavalinha (erva);
- Curry (especiaria);
- Coentro;
- Canela;
- Azeite de oliva extravirgem;
- Amendoim torrado (sem sal);
- Fígado bovino;
- Limão;
- Kiwi;
- Aveia;
- Tangerina;
- Espinafre;
- Iogurte grego;
- Salmão;
- Goiaba;
- Lentilha;
- Ostras;
- Aves;
- Cevada;
- Batata-doce;
- Linguado (peixe);
- Cogumelos shitake;
- Leite integral e desnatado;
- Tomates;
- Manjericão;
- Brócolis;
- Linhaça;
- Soja.
Além de incluir esses itens no cardápio semanal, é indispensável priorizar o consumo de vegetais e ovos orgânicos, ou seja, alimentos que não possuem adição de agrotóxicos.
Tais alimentos são cada vez mais acessíveis, sendo encontrados em grandes supermercados, feiras livres e de pequenos produtores.
De acordo com a Dra. Gisela Savioli, outra recomendação importante para a saúde (e a beleza) é priorizar a ingestão de alimentos que estejam o mais próximo possível de seu estado natural, ou seja, aqueles não processados.
E quais são os piores alimentos para o cabelo?
- Refrigerantes em geral (incluindo os zero ou diet);
- Açúcar;
- Peixe-espada;
- Doces em geral;
- Bebidas alcoólicas;
- Alimentos ao “estilo” fast food (batata frita, lanches, pizzas etc.);
- Alimentos feitos com farinha branca (tortas, macarrão, bolos, panqueca etc.). O ideal é substituir por alimentos na versão integral;
- Café;
- Chá mate;
- Chá preto;
- Energéticos;
- Alimentos processados (salsicha, mortadela, presunto, salame etc.);
- Molhos e condimentos industrializados (molho de tomate, molhos para salada, maionese, ketchup e mostarda);
- Temperos industrializados com grande quantidade de sódio (Ex.: caldo de galinha, sachês com tempero pronto para arroz, feijão etc.);
- Sucos de caixinha ou em pó;
- Alimentos congelados.
Beber bastante água
O hábito de ingerir 2 litros de água todos os dias é primordial para a saúde dos cabelos (e obviamente do corpo como um todo).
Esse líquido possibilita o transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios essenciais às células capilares, fortalecendo, hidratando e rejuvenescendo os cabelos.
Uma dica dada por nutricionistas para monitorar quando o corpo mais necessita de água é observar a cor da urina. Quanto mais escura ela se apresenta, maior a necessidade de ingerir água pura.
Sucos naturais e chás também são altamente indicados para hidratar o corpo e favorecer a saúde dos fios capilares, sobretudo nos dias mais quentes do ano.
Evitar exposição solar
E por falar em dias quentes, principalmente durante o verão é essencial proteger o cabelo da ação dos raios solares.
É recomendável que, além do protetor solar para a pele e shampoos e cremes com filtro solar, sejam utilizados chapéus ou bonés para a proteção principalmente da raiz do cabelo.
Após banhos de mar ou piscina, é necessário lavar os cabelos com shampoos (sem sal) e condicionadores que favoreçam a limpeza e hidratação.
O sal da água do mar e o cloro contido na água da piscina consistem em dois grandes inimigos da saúde capilar, provocando o ressecamento dos fios e favorecendo demais problemas como queda e caspa.
Fazer hidratações semanalmente
Realizar hidratação caseira utilizando ampolas vitamínicas e cremes de tratamento é essencial para manter os cabelos fortes, brilhosos e macios, conferindo um aspecto rejuvenescido à aparência.
Seja por meio do shampoo de Monovin A ou outros elementos, essa hidratação é primordial garantindo um cabelo bonito a curto e longo prazo.
Fontes: 1
Faça um comentário