Remédios Caseiros para Acabar com as Formigas – Dicas Infalíveis

Remédios caseiros para acabar com as formigas

Esse artigo é para você que está passando por esse inconveniente e já tentou de tudo para afastar essas onívoras. Continue lendo e conheça potentes remédios caseiros para acabar com as formigas.

As invasões das formigas em uma residência acabam com o sossego, principalmente na cozinha onde ficam todos os alimentos. Isso, não é só um problema de casas, mas também de muitos apartamentos, onde elas são capazes de surgir através dos buracos das tomadas elétricas.

Ao contrário do que todo mundo pensa, as formigas não gostam somente de alimentos doces, elas consomem de tudo, incluindo gordura, proteínas, substâncias oleosas e carboidratos, é por isso que elas atacam coisas salgadas e não só as que possuem açúcar.


 

Remédios caseiros para acabar com as formigas

 

Por que as formigas aparecem?

As formigas possuem incríveis habilidades para conviver na zona urbana, o aumento da temperatura pode favorecer a debandada em busca de alimentos dentro das casas. Por isso, é muito comum encontrarmos as bichinhas por todos os lados, em especial, na cozinha.

Se você vacilar, elas entram nos potes e pacotes de alimentos. Mas, essa facilidade de invasão tem uma explicação, as formigas urbanas possuem várias rainhas em um mesmo ninho, por isso, elas conseguem fazer a migração de lugares devido a facilidade de dividir a colônia.

Geralmente, em épocas de verão as formigas conseguem invadir 90% das casas, elas estão em busca daquela migalha de comida que deixamos para trás, e para evitar isso, somente tomando algumas medidas como:

  • Limpar bem a casa, não deixe pedaços de alimentos em cima das mesas, bancadas e no chão;
  • Manter os alimentos sempre bem tampados;
  • Mantenha o lixo sempre bem vedado;
  • Não usar sprays, isso faz com elas fiquem fortes, pois as formigas que estão na colônia sentem o odor e fogem e voltam mais tarde.

As formigas não são venenosas, no entanto, elas são capazes de transportar bactérias. No geral, isso não causa muitos problemas em pessoas saudáveis, mas em quem possui problemas de imunidade pode haver contaminação se houver alimentos desprotegidos.

Não é uma tarefa muito fácil acabar com essas bichinhas, mas existem alguns remédios caseiros para acabar com as formigas que podem ajudar nessa batalha, confira:


Os 5 melhores remédios caseiros para acabar com as formigas dentro de casa

Abusar de inseticidas e venenos nem sempre é a melhor solução para eliminar as formigas, vale tentar medidas caseiras antes de recorrer a uma empresa dedetizadora. Em muitos casos, o problema é resolvido dessa forma, sem a necessidade de investir uma boa quantia de dinheiro para isso. Vamos testar?

1- Detergente mata formigas

Você sabia que as formigas possuem uma capa de proteção formada por uma camada de gordura? Uma boa notícia para quem quer acabar com as bichinhas, pois a solução com detergente remove essa proteção e sem ela, as formigas morrem desidratadas. Faça o seguinte:


– Em copo de 300 ml coloque metade de água e metade de detergente, esses de lavar louças. Você pode usar uma seringa ou um borrifador para facilitar a aplicação nos lugares onde há mais foco de formiga na casa podendo ser nos cantos, bancadas da cozinha e próximo dos alimentos.

2- Frutas cítricas afastam as formigas

As formigas não são muito fãs do limão e da laranja, o odor ácido faz com elas fiquem desorientadas fazendo com que se afastem do local. O ideal é colocar rodelas dessas frutas espalhadas nos lugares onde há um foco maior dos insetos. Também pode ser usado um aromatizador da essência para borrifar nos ambientes.

3- Cravo e canela mantém as formigas longe do açucareiro

O seu potinho de açúcar está cheio de pontinhos pretos? Então, esta na hora de tomar uma providência, coloque um pau de canela e um cravo dentro do recipiente, esse é um excelente remédio caseiro para acabar com as formigas, pois elas não suportam o cheiro dessas especiarias.

4- Bicarbonato de sódio e açúcar mantém as formigas longe

O açúcar vai atrair as formigas, mas quando chegarem perto vão perceber que essa combinação pode fazer muito mal a elas e vão se afastar. Por isso, essa receita é para colocar em portas, janelas e outros lugares onde elas costumam entrar na casa.

5-  Vinagre espanta as formigas

Não há dúvidas que a melhor forma de combater as formigas é limpando bem os ambientes, por isso, após higienizar o piso da cozinha, borrife vinagre branco. Essa dica funciona como um excelente repelente contra os insetos.

Remédios caseiros para acabar com as formigas nas plantas

As plantas dos jardins também são atacadas pelas formigas, em alguns casos, o ninho delas é justamente no vaso de flor ou próximo dele. Por esse motivo, a indicação é localizar o formigueiro.

Você sabia que apenas 5% das formigas de um formigueiro são as operárias? Então, vamos presumir que as outras 95% ainda estão no ninho, considerando isso, o melhor remédio caseiro para acabar com as formigas é exterminar o problema pela raiz.

Se você conseguiu encontrar o ninho das formigas, você pode usar algumas dicas para acabar com ele, lembrando que servem somente para formigas pequenas. Confira:

1-  Jogue água fervente em cima do formigueiro e assegure que morreram todas.


2- Faça uma solução com detergente e água quente (meio a meio) e jogue no formigueiro.

3- Faça uma solução de água sanitária e água (meio a meio) e jogue no formigueiro.

Erradicar de vez um formigueiro sem o uso de venenos é uma tarefa que exige persistência, pois um ninho é capaz de abrigar até 7 mil formigas dependendo da dimensão do formigueiro, ali se encontram os ovos, a rainha e demais membros da colônia. Mas, não custa tentar esses remédios caseiros para acabar com as formigas, não é verdade?

Fonte: 1, 2

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dois × três =