Remédios Caseiros para Queimadura com Óleo Quente – Saiba Mais

Remédios Caseiros para Queimadura com Óleo Quente

Nesse artigo, vamos apresentar os melhores remédios caseiros para queimadura com óleo quente. Continue lendo…

A queimadura com óleo quente dói e pode causar bolhas, esse problema é muito recorrente entre as pessoas que manipulam o produto na sua rotina diária, seja em casa ou no local de trabalho.

Estima-se que a maioria dos cozinheiros profissionais que atuam em restaurantes, cafés, lanchonetes e padarias se queimam com o óleo quente freqüentemente. Também não podemos esquecer das pessoas que cozinham em suas casas e que lidam com esse produto diariamente.


 

Óleo quente

 

Quais os tipos de queimaduras?

As queimaduras são lesões na pele causadas pelo contato abrupto de alguma substância extremamente quente ou muito frio, ações químicas, corrente elétrica, entre outros.

Nesse caso, vamos falar das queimaduras com óleo quente, o acidente pode causar dores, ardência e manchas, entretanto, isso vai depender do grau de profundidade, extensão e gravidade.

O grau de profundidade das queimaduras podem ser:

Primeiro grau – É o tipo de queimadura mais leve que atinge somente as camadas de forma superficial da pele. Os principais sintomas são inchaço, dores na região, vermelhidão. Nem sempre acompanha a formação de bolhas, é nessa categoria que geralmente se enquadram os acidentes com óleo quente de cozinha.

Segundo grau– É uma queimadura intermediária, já atinge camadas mais profundas da pele como a derme e epiderme. É muito provável que haja a formação de bolhas, dores, inchaço, vermelhidão e descamação da pele. De acordo com a localização e a extensão acometida pode ocorrer um estado de choque.


Terceiro grau– Esse tipo de queimadura é a mais grave, pois atinge todas as camadas da pele, em alguns casos, pode chegar no osso. A dor sentida é mínima ou nenhuma, a cor fica esbranquiçada ou preta, pois ocorre o processo de carbonização dos tecidos.

A gravidade da situação é dada pela extensão do corpo atingida, na área médica são classificados dessa forma:  Até 15% do corpo atingido o paciente é um portador de queimaduras, com mais de 15% é um grande queimado, 40% pode ser fatal e acima de 70% chances mínimas de sobrevivência.


Essas informações sobre queimaduras são importantes para elucidar melhor como são classificados os acidentes, é a partir desses dados que os tratamentos são aplicados.

Como evitar queimaduras com óleo quente

Se você cozinha em casa para sua família ou em um ambiente profissional certamente corre mais riscos de se queimar com o óleo quente. Geralmente, esses acidentes são de pequena extensão, por isso, podem ser aplicadas alguns métodos para reduzir os riscos. Confira:

  • Sempre que utilizar óleo quente para fazer frituras, mantenha o cabo das panelas para dentro do fogão, isso evita acidentes, especialmente se tiver crianças na casa;
  • Não jogue óleo na panela quente, o conteúdo do seu interior pode espirrar e causar queimaduras graves;
  • Não coloque alimentos muito molhados dentro do óleo quente, seque com guardanapos e retire o máximo de água que puder;
  • Use luvas térmicas para mexer com as panelas;
  • Use avental de pano, são melhores do que os de plástico que podem derreter na pele se tiver contato com o óleo quente.

Os melhores remédios caseiros para queimadura com óleo quente

Você sabe o que fazer em caso de queimaduras? Os primeiros socorros são muito importantes para aliviar a dor e também não infeccionar a área.

  • A primeira coisa que você deve fazer é resfriar a área, portanto, lave a queimadura com água corrente e coloque gelo em cima;
  • Observe se houve formação de bolhas;
  • Não estoure as bolhas, essa ação pode causar infecções;
  • Se a lesão for de grande extensão, procure ajuda médica, caso contrário, siga as dicas a seguir.

Confira alguns remédios caseiros para queimaduras com óleo quente que realmente funcionam para aliviar a dor e aceleram o processo de cicatrização. Mas, atenção, essas dicas são indicadas somente para queimaduras leves.

1-  Aloe vera

Aloe vera ou babosa como é conhecida possui propriedades calmantes e adstringentes que aceleram a cicatrização dos tecidos. Nesse caso, é indicado utilizar a folha fresca da planta, corte ela ao meio no sentido do comprimento, raspe o gel de dentro da folha e faça uma compressa com uma gase esterilizada.

Esse curativo deve ser trocado duas vezes ao dia até que o ferimento fique totalmente curado.

2- Alface

Quem diria que a alface seria um excelente remédio caseiro para queimaduras com óleo quente. A folha possui ação analgésica e reduz as dores, ela é usada em forma de cataplasma.

– Peque 3 folhas de alface e passe azeite de oliva, macere a verdura;

– Depois, coloque a mistura em cima da queimadura e cubra com gases limpas;


– Troque o cataplasma duas vezes por dia;

3-  Pepino

A ação refrescante do pepino ajuda a refrigerar a queimadura com óleo, por isso, é indicada também para queimaduras solares. Sua forma de aplicação é simples, basta cortar rodelinhas finas e posicionar na área afetada, no entanto, ele precisa estar bem geladinho, por isso, deixe na geladeira.

Esses remédios caseiros para queimaduras com óleo quente são indicados somente para queimaduras de pequeno porte, se acontecer algum acidente mais grave, procure um pronto atendimento imediatamente para o ferimento não infeccionar.

A SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras) traz muitas dicas de primeiros socorros em seu site de como evitar diversos tipos de queimaduras. Inclusive, um artigo publicado por eles informa que acidentes com queimaduras são a 4ª maior causa de morte de crianças em todo mundo e enfatiza o perigo do óleo quente, panelas e demais riscos na cozinha. Previna-se.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um − um =