
O chá de poejo é reconhecido como um dos tratamentos naturais mais recomendados para diversas situações, sendo de fácil preparo e altamente benéfico para a saúde.
6 Benefícios do chá de poejo
1 – Melhora a digestão
As substâncias antiespasmódicas contidas nessa planta ajudam no alívio de dores estomacais geralmente oriundas da má digestão ou do desequilíbrio dos ácidos estomacais.
Além disso, esse chá contribui para o bom funcionamento do intestino, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e inflamações intestinais, fatores responsáveis por provocarem doenças mais sérias como câncer de cólon e de intestino.
2 – Diminui a febre
Essa planta é portadora de substâncias que estimulam a transpiração, fator essencial para diminuir a febre.
3 – Ajuda a tratar problemas respiratórios
Graças à excelente quantidade de mentol presente no chá de poejo, ele é de grande ajuda no tratamento de doenças respiratórias, estimulando a expectoração.
Desde um simples resfriado até problemas mais graves como bronquite, asma ou pneumonia, esse chá apresenta excelente resultados.
4 – Alivia cólicas menstruais
O poejo favorece a atividade uterina de eliminação do fluxo menstrual de forma natural, ou seja, sem as contrações que geralmente provocam dores.
5 – Diminui o estresse
Em virtude do seu efeito naturalmente relaxante, o chá de poejo é recomendado para aliviar os sintomas do estresse, tais como irritação, insônia e ansiedade.
Ele também apresenta excelente efeito na ajuda ao tratamento da depressão em níveis leves.
6 – Reduz o inchaço abdominal
Por favorecer as atividades intestinais e o sistema digestivo como um todo, o consumo desse chá ajuda a diminuir o inchaço abdominal que muitas vezes é confundido com excesso de peso.
Como fazer o chá de poejo?
Ingredientes
- 200ml de água;
- 10g de folhas de poejo (frescas ou em erva).
Preparo
- Colocar a água para esquentar. Quando começar a ferver, desligar o fogo e acrescentar as folhas de poejo;
- Deixar essa mistura abafada por 10 minutos;
- Coar e beber o chá logo em seguida.
Recomenda-se ingerir 2 xícaras desse chá diariamente pelo período de 1 semana.
Quais as contraindicações do chá de poejo?
Embora esse chá forneça uma série de benefícios para a saúde, ele não é recomendado nas seguintes situações:
- Gestantes (pois essa planta contém substâncias abortivas);
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Pessoas que sofrem de doenças nos rins;
- Mulheres predispostas a hemorragias vaginais;
- Pessoas predispostas a reações alérgicas (sobretudo com relação a plantas).
Quais os efeitos colaterais desse chá?
Quando consumido em excesso ou de forma inadequada, o chá de poejo poderá apresentar alguns efeitos colaterais, que são:
- Reações alérgicas;
- Tontura;
- Lentidão física e mental;
- Dor de cabeça;
- Intoxicação.
Onde comprar poejo?
O poejo fresco pode ser encontrado em feiras livres ou em mercados municipais (onde se oferece grande variedade de plantas e ervas medicinais).
Já a planta em erva é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais tanto físicas quanto online, possuindo valores bem acessíveis.
Algumas curiosidades sobre o poejo
- Essa planta pertence à família da hortelã, sendo cientificamente chamada de Mentha pulegium;
- Popularmente, essa planta é conhecida também como Erva-de-São-Lourenço e menta selvagem;
- Por ter um aroma semelhante à hortelã-pimenta, essa planta é muito utilizada na culinária para o preparo de peixes, aves carnes vermelhas e saladas;
- Desde a antiguidade, o poejo era utilizado pelos gregos durante os processos de purificação de águas poluídas, tornando-as próprias para consumo;
- O poejo consiste em uma das plantas estudadas pelas equipes de cientistas brasileiros que atendem a interesses do SUS quanto ao desenvolvimento de medicamentos previamente autorizados pelo Ministério da Saúde.
Como potencializar os efeitos do chá de poejo?
Para que os efeitos desse chá ocorram conforme o esperado e até mesmo para ter mais saúde a curto e longo prazo, é indispensável considerar os seguintes fatores:
Alimentação saudável
A saúde sem dúvida alguma começa pela alimentação. Um cardápio rico em vegetais, verduras, frutas, cereais integrais, grãos etc. é essencial para o bem-estar físico e mental.
Além de inserir esses itens no cardápio, médicos e nutricionistas recomendam cada vez mais priorizar o consumo de alimentos na versão orgânica (sobretudo no que se refere aos vegetais e ovos).
Eles são livres de agrotóxicos altamente prejudiciais à saúde e demais elementos químicos responsáveis por causar alterações hormonais e até mesmo aumentar os riscos de câncer.
Outro hábito importante é evitar ao máximo o consumo de alimentos industrializados, priorizando o consumo de alimentos que estejam o mais próximo possível de seu estado natural.
De acordo com a nutricionista Dra. Gisela Savioli, esta é a chave de ouro para ganhar saúde, disposição e qualidade de vida.
Substituir refrigerantes por sucos
Bebidas excessivamente adoçadas, como o refrigerante e os sucos de caixinha, consistem nos principais vilões da saúde.
Desse modo, é essencial substituir o consumo dessas bebidas por sucos naturais de frutas frescas, água de coco, chás e água pura.
Além de conter muito menos açúcar, essas bebidas são nutritivas e hidratam o organismo, contribuindo também para melhorar as defesas imunológicas.
Beber 2 litros de água todos os dias
E por falar em água, essa é a recomendação número um de médicos e nutricionistas: beber 2 litros de água todos os dias.
O motivo não é por acaso. Além de ela estimular uma faxina no organismo, eliminando gordura, açúcar, bactérias, fungos e demais toxinas, a água é fundamental para hidratar o corpo, sendo essencial para a saúde da pele e cabelos.
Ter uma atividade física
Além de os exercícios físicos combaterem diversas doenças como diabetes, depressão, hipertensão, colesterol etc., eles são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico.
Isso ocorre porque durante a atividade física são liberadas substâncias que estimulam o bom funcionamento do organismo e a sensação de bem-estar mental.
Cuidar do sono
E por último, mas não menos importante, o sono de qualidade é um dos grandes aliados da saúde, promovendo o melhor funcionamento do cérebro, aumento da disposição física e mental, adequado funcionamento dos órgãos etc.
Para evitar problemas de insônia, além do chá de poejo, é possível ingerir outros chás que favoreçam uma noite revigorante. Esses chás são: camomila, lavanda, capim-cidreira, valeriana, jasmim e erva-doce.
Imagens: chasbrasil.com mundoboaforma.com.br
Faça um comentário