12 benefícios do chá de sálvia – Emagrece? Dicas e Como Fazer

cha-de-salvia

O chá de sálvia oferece uma série de benefícios para a saúde do corpo e da mente, sendo utilizado como tratamento natural de diversas doenças.

cha-de-salvia

12 benefícios do chá de sálvia

1 – Emagrece

As propriedades diuréticas da sálvia são de grande ajuda para desintoxicar o organismo, eliminando principalmente o excesso de gordura e açúcar presente na corrente sanguínea.

Com isso, é possível obter um melhor desempenho do metabolismo acelerando o emagrecimento.


2 – Alivia sintomas da depressão

Portador de substâncias calmantes, o chá de sálvia é um dos mais indicados para aliviar os sintomas da depressão, estresse e ansiedade, já que ele estimula a liberação de substâncias capazes de favorecer o bom humor.

3 – Previne doenças cardíacas

Graças aos flavonoides presentes na sálvia, o chá de sálvia atua na prevenção de problemas cardíacos, tornando as pessoas menos suscetíveis à hipertensão, arritmias e até mesmo infartos.

4 – Diminui sintomas da menopausa

Entre os benefícios do chá de sálvia, destaca-se o papel que ele exerce na saúde hormonal feminina, contribuindo para diminuir os desconfortos típicos da menopausa, tais como dores de cabeça, ondas de calor, sudorese noturna etc.

5 – Favorece a saúde da pele

As substâncias antissépticas e anti-inflamatórias da sálvia promovem uma pele jovem e saudável por mais tempo, prevenindo o aparecimento de rugas, manchas, linhas de expressão etc.

Além disso, o consumo regular do chá dessa planta ajuda a evitar e tratar cravos e espinhas, problema comum sobretudo em adolescentes.


6 – Combate a queda capilar e a caspa

Por conta do betasitosterol presente na sálvia, tanto o chá de sálvia quanto o óleo dessa planta ajudam a combater a calvície, fortalecendo os fios e estimulando o crescimento.

Combinada com o chá de alecrim, a sálvia promove maior brilho ao cabelo e combate a caspa.


7 – Melhora a memória

Uma boa aliada da memória, o consumo de sálvia é indicado para estudantes e profissionais que dependem bastante da memória no dia a dia.

O efeito dessa planta para a memória é tão eficaz que, de acordo com uma matéria realizada pela Revista Mente e Cérebro, psicólogos da Universidade Nortúmbria (Newcastle, Inglaterra) descobriram que o simples fato de inalar o aroma da sálvia já estimula a memorização.

Esse benefício faz também com que essa planta seja considerada uma importante aliada na prevenção do Alzheimer, uma doença que afeta sobretudo idosos.

8 – Diminui o colesterol

Os fito nutrientes presentes na sálvia ajudam na diminuição do LDL, o perigoso colesterol ruim, responsável por aumentar os riscos de AVC – Acidente Vascular Cerebral e infartos.

Essa planta contribui também para aumentar o nível de colesterol bom (HDL), aquele necessário ao corpo.

9 – Combate o diabetes

O chá de sálvia (sem adição de açúcar ou mel) ajuda a controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea, fator crucial para prevenir ou ajudar no tratamento da diabetes, doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo.

10 – Ajuda na cicatrização de feridas

As substâncias anti-inflamatórias da sálvia ajudam na limpeza e cicatrização de feridas, evitando também a proliferação de bactérias que poderiam agravar as lesões.

11 – Alivia dores de cabeça

As propriedades relaxantes e anti-inflamatórias dessa planta aliviam dores de cabeça geralmente provocadas por tensão, sendo que esse efeito analgésico estende-se até mesmo no caso de dores mais severas, como as da enxaqueca, por exemplo.

12 – Ajuda a tratar doenças respiratórias

Rica em substâncias antiespasmódicas, a sálvia ajuda a tratar diversos tipos de doenças respiratórias, tais como gripes, bronquite, asma etc., estimulando a limpeza dos pulmões.

cha-de-salvia-beneficios

 

Como fazer o chá de sálvia?

Ingredientes

  • 5 folhas de sálvia fresca (ou 2 colheres de sobremesa de folhas secas de sálvia);
  • 200ml de água.

Preparo

  • Colocar a água para esquentar. No momento em que iniciar fervura, desligar o fogo e adicionar as folhas de sálvia;
  • Abafar o recipiente por cerca de 10 minutos, coar e beber logo em seguida.

O consumo do chá de sálvia deve ser de 1 a 2 xícaras por semana ou por período contínuo de no máximo 10 dias, já que em excesso ele é prejudicial à saúde.

O chá de sálvia tem contraindicações?

Sim. Embora essa bebida ofereça vários benefícios para a saúde, ela NÃO deve ser ingerida nos seguintes casos:

  • Gestantes (pois essa planta causa contrações uterinas, podendo levar ao aborto);
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Mulheres que apresentam excesso de estrogênio (hormônio feminino);
  • Pessoas alérgicas à sálvia.

Obs.: o uso excessivo de sálvia pode causar intoxicação e diminuição do ritmo cardíaco.

Como utilizar a sálvia nos alimentos?


Por conta do seu sabor delicado e aroma marcante, as folhas de sálvia são muito utilizadas na culinária escandinava e alemã para o preparo de:

  • Carnes (bovinas, suínas, carneiro, aves e peixes);
  • Linguiças;
  • Salsichas;
  • Molhos;
  • Caldos e sopas;
  • Patês;
  • Panquecas e demais tipos de massa;
  • Pães.

Essa planta “quebra” o sabor adocicado de determinados alimentos (sobretudo as carnes). No entanto, é necessário utilizá-la com moderação, já que em excesso a sálvia pode amargar os ingredientes.

Algumas curiosidades sobre a sálvia

  • Essa planta tem suas origens na região do Mediterrâneo e sul da França;
  • Em virtude de suas propriedades terapêuticas, essa planta recebeu o nome em latim de salus que faz alusão à “saúde”;
  • Outros nomes dados a essa planta são: salva, salva-dos-jardins e salva-das-boticas, sendo pertencente à família das Labiataes;
  • O aroma dessa planta é reconhecido por ser refrescante, sendo parecido com o cheiro de cânfora;
  • O óleo essencial dessa planta é amplamente utilizado pela indústria na fabricação de alimentos processados (linguiças, salsichas etc.), balas, produtos de higiene bucal e itens de higiene pessoal, tais como talcos, shampoos e perfumes;
  • A sálvia harmoniza muito bem com pratos ricos em tomate, cebola, berinjela, queijos frescos, castanhas e cogumelos;
  • O chá de sálvia sempre foi muito consumido na Índia, povo que há milênios valoriza as propriedades medicinais das plantas;
  • Atualmente, Egito e Grécia lideram a produção de sálvia no mundo.

Para surtir o efeito esperado, ao ingerir o chá de sálvia, é necessário também adotar uma alimentação nutritiva, beber 2 litros de água diariamente e dedicar-se à prática de uma atividade física – fatores determinantes para a saúde e qualidade de vida.

Imagens:     mundoactive.com.br       chasbrasil.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × 1 =