
A graviola – fruta reconhecida por seu agradável sabor adocicado – oferece uma série de benefícios para a saúde e a beleza. Quer saber quais são eles?
12 Benefícios da graviola
1 – Inibe os efeitos do envelhecimento
Por conta dos antioxidantes presentes nessa fruta, o seu consumo regular ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento, tais como rugas, linhas de expressão, manchas e problemas na visão.
2 – Previne o câncer
A grande quantidade de antioxidantes também concede o benefício da prevenção do câncer.
Esses antioxidantes – especialmente a acetogenina – evitam a ação dos radicais livres que causam o desequilíbrio celular (causa principal da formação e metástase de tumores).
3 – Favorece o sono
Rica em substâncias que favorecem o relaxamento físico e mental, a graviola consiste numa grande aliada do sono, favorecendo um descanso revigorante.
Por esse motivo, o consumo dessa fruta cerca de 30 minutos antes de dormir é uma excelente alternativa para combater a insônia.
4 – Melhora a saúde do coração
Por conter excelente quantidade de potássio, essa fruta diminui a pressão sanguínea, sendo ideal para prevenção e tratamento da hipertensão, doença que afeta milhões de pessoas no mundo.
Além disso, as substâncias relaxantes dessa fruta promovem o relaxamento das artérias, melhorando também a circulação, fator essencial para diminuir os riscos de infarto e derrames.
5 – Alivia dores de artrite
Graças às propriedades anti-inflamatórias da graviola, essa fruta é reconhecida pelo efeito positivo em auxílio ao tratamento da artrite e demais doenças articulares caracterizadas por provocar fortes dores e inchaço nas articulações.
6 – Fortalece o sistema imunológico
Rica em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, fitonutrientes e demais substâncias, essa fruta possui a combinação perfeita para tornar o sistema imunológico mais resistente.
Com isso, o organismo fica menos suscetível à ação de bactérias, fungos, vírus e parasitas responsáveis por provocar diversas doenças, entre elas: gripes, resfriados, pneumonia, infecções de garganta, viroses, candidíase etc.
7 – Previne acnes
Os minerais contidos nessa fruta são de grande ajuda para hidratar a pele naturalmente, atuando na limpeza dos poros.
As fibras contribuem para deixar a pele menos oleosa, outro fator essencial para prevenir e combater acnes.
8 – Favorece o intestino
E por falar nas fibras da graviola, são elas as responsáveis por melhorar o funcionamento do intestino, evitando prisão de ventre, constipação, obstrução intestinal, inflamações e até mesmo doenças mais graves como diverticulite e câncer de cólon e intestino.
9 – Melhora o funcionamento dos rins e fígado
As vitaminas, minerais e fibras presentes nessa fruta contribuem para o bom funcionamento dos rins e do fígado, dois órgãos vitais para a saúde sanguínea.
Ela ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no organismo, incluindo o excesso de sódio, gordura e açúcar tão prejudicial à saúde.
Por esse motivo, o suco dessa fruta ajuda a prevenir pedras nos rins, esteatose hepática (gordura no fígado) e demais doenças.
10 – Alivia o estresse
As propriedades relaxantes dessa fruta aliviam os sintomas do estresse, ansiedade e depressão leve, já que além de combater a insônia, ela contribui para diminuir a taquicardia e irritação.
11 – Diminui dores de cabeça e tensão muscular
Devido às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o consumo do suco de graviola alivia dores de cabeça, enxaqueca e tensão muscular (muitas vezes provocadas pelo estresse).
12 – Emagrece
Pelo fato de ser rica em fibras, nutritiva e com baixíssimo teor de gordura, essa fruta possui a combinação perfeita para emagrecer, sendo recomendada inseri-la no cardápio pelo menos 2 ou 3 vezes na semana.
Quais são os nutrientes da graviola?
- Proteínas;
- Carboidratos;
- Fibras;
- Ferro;
- Sódio;
- Zinco;
- Fósforo;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Manganês;
- Potássio;
- Vitaminas B1, B2, B3 e B6;
- Vitamina C;
- Folato;
- Colina;
- Flavonoides;
- Acetogenina;
- Lactonas alcaloides isoquinolínicos;
- Taninos;
- Cumarinas;
- Ácido esteárico;
- Prociadininas;
- Fitosteróis;
- Ácido elágico;
- Ácido gama-amino butírico;
- Ácido pantotênico.
O consumo dessa fruta tem alguma contraindicação?
Sim. Embora a graviola ofereça diversos benefícios para a saúde, ela não deve ser consumida nos casos de:
- Pessoas que sofrem de hipotensão (pressão baixa);
- Indivíduos com caxumba, aftas ou ferimentos na boca (devido à acidez dessa fruta, ela pode prejudicar essas feridas);
- Diabéticos devem consumir essa fruta com bastante moderação.
Receita de suco de graviola
Ingredientes
- 1 graviola grande (fruta in natura);
- 1 litro de água mineral ou filtrada gelada;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo ou demerara;
- 7 cubos de gelo.
Preparo
- Lavar bem a graviola e descascá-la;
- Cortar a fruta ao meio, remover as sementes e o miolo (que é mais fibroso), extraindo apenas a polpa da fruta;
- No liquidificador, bater bem a polpa da fruta com a água e o açúcar;
- Coar o suco e adicionar as pedras de gelo. Beber logo em seguida.
Esse suco é ideal principalmente para noites quentes, já que além de hidratar o corpo, ele ajuda a dormir melhor.
Onde comprar graviola?
Essa fruta é facilmente encontrada in natura em supermercados e feiras livres. Além disso, nos supermercados é possível encontrar essa fruta em formato de polpa congelada para sucos.
Algumas curiosidades sobre a graviola
- Tendo suas origens nas Antilhas, essa fruta espalhou-se rapidamente por outras regiões da América. No Brasil, a graviola é encontrada em maior quantidade nos estados da região Nordeste e na Amazônia;
- Além de ser bastante utilizada para fazer sucos, é possível usar a graviola no preparo de sorvetes, cremes, smoothies, iogurtes e sobremesas;
- O sabor dessa fruta harmoniza perfeitamente o doce e o azedo, sendo bastante agradável ao paladar;
- Além dos benefícios já comprovados do fruto, outras partes da graviola são estudadas em virtude de suas propriedades. Essas partes são: sementes, folhas, cascas e raízes.
Para usufruir dos benefícios dessa fruta, além de adicioná-la ao cardápio semanal é indispensável buscar uma alimentação nutritiva como um todo, evitando ao máximo o consumo de alimentos industrializados.
Também é recomendado priorizar o consumo de alimentos frescos e se possível na versão orgânica, já que eles são livres dos perigosos agrotóxicos responsáveis por causar uma série de doenças.
No verão, principalmente, é essencial, além do suco de graviola, ingerir bastante água, outros sucos de frutas frescas e chás gelados. Além de hidratar o corpo, essas bebidas são altamente nutritivas.
Imagens: hellodoktor.com supplybunny.com
Faça um comentário