11 Motivos para Tomar Chá de Alecrim – Emagrece? Veja os Benefícios

Tome uma xícara de chá de alecrim todos os dias e isto vai acontecer com seu corpo

Tome uma xícara de chá de alecrim todos os dias e isto vai acontecer no seu corpo: maior resistência a diversas doenças, aparência mais jovial e maior disposição. Quer saber como? Conheça todos os benefícios desse chá.

11 motivos para tomar uma xícara de chá de alecrim todos os dias

Tome uma xícara de chá de alecrim todos os dias e isto vai acontecer com seu corpo

1 – Aumento da memória

Graças a uma substância chamada de cineol, o consumo diário de chá de alecrim potencializa a memória e demais funções cognitivas como foco e concentração. Por ser rica em antioxidantes, essa planta atua também na proteção dos neurônios e reduz significativamente os riscos de Alzheimer, uma doença que atinge principalmente as pessoas com mais idade.

2 – Favorece a digestão

Ao tomar uma xícara de chá de alecrim todos os dias, é possível prevenir uma série de desconfortos digestivos, tais como azia, gases, queimação e aquela sensação de estômago pesado. Não é por acaso que essa planta aromática é uma das mais utilizadas no preparo de carnes vermelhas. Além de dar um toque especial ao sabor dos alimentos, ela estimula as atividades digestivas. Exatamente por esse motivo, é indicado ingerir o chá de alecrim logo após as refeições.


3 – Protege o organismo de infecções

Os fitoquímicos presentes na folha do alecrim, fazem com que essa planta proteja o organismo da ação de bactérias, fungos e vírus, evitando uma série de infecções causadas por esses agentes. As propriedades antifúngicas do alecrim são de grande ajuda na prevenção e tratamento da candidíase, uma doença que atinge principalmente as mulheres.

As substâncias antibacterianas dessa planta atuam especialmente na proteção do intestino, eliminando bactérias responsáveis por causar viroses, infecções intestinais etc.

4 – Proporciona uma pele saudável

Tome uma xícara de chá de alecrim e isto é o que vai acontecer no seu corpo: uma pele rejuvenescida. O motivo desse efeito é que os antioxidantes presentes nessa planta são eficazes ao retardar os efeitos do envelhecimento, evitando o surgimento de acnes, eczemas, linhas de expressão, rugas, manchas etc.

Além disso, devido às propriedades anti-inflamatórias dessa planta, ela é de grande ajuda no tratamento de reações alérgicas, aliviando sintomas como vermelhidão e coceira na pele. Além de ser ingerido, o chá de alecrim pode ser utilizado para banhos medicinais, contribuindo também para a firmeza da pele.

5 – Afasta o rico de câncer

Também em virtude dos antioxidantes, substâncias responsáveis por combater os radicais livres, o consumo diário do chá de alecrim é indicado na prevenção e auxílio ao tratamento do câncer. Além de evitar o surgimento da doença, essa bebida contribui para inibir o crescimento dos tumores já existentes, evitando que ocorram as metástases.


6 – Melhora a circulação

Uma xícara de chá de alecrim todos os dias funciona como um excelente remédio natural para a má circulação, estimulando a desobstrução das artérias e diminuindo o nível de pressão arterial. Por isso, o consumo dessa bebida está associado à redução dos riscos de infartos, tromboses e derrames cerebrais.

7 – Emagrece

Tome uma xícara de chá de alecrim todos os dias e isto vai acontecer no seu corpo: perda de peso. Graças ao fato de essa planta acelerar o metabolismo, ela favorece a oxigenação das células, o transporte de nutrientes e evita que o organismo acumule gordura e açúcar em excesso. Ou seja, a combinação perfeita de fatores para emagrecer de forma saudável.


8 – Proporciona um hálito fresco

As substâncias naturalmente refrescantes contidas no alecrim proporcionam um hálito fresco por mais tempo. Além disso, por conter substâncias antibacterianas, o consumo diário desse chá evita uma série de problemas bucais, tais como cáries, gengivite, tártaro, placas bacterianas etc.

9 – Alivia dores reumáticas

As propriedades anti-inflamatórias do chá de alecrim proporcionam o alívio das terríveis dores e inchaço nas articulações provocados pelas doenças reumáticas. Esse efeito tão benéfico acontece pelo fato de essa planta atuar na causa do problema, a inflamação.

10 – Aumenta a disposição

Tome uma xícara de chá de alecrim todos os dias e isto vai acontecer no seu corpo: maior disposição. Por ser uma planta naturalmente estimulante, o alecrim combate o cansaço físico e mental do dia a dia, fazendo com que as pessoas se sintam mais dispostas, com energia e bem-humoradas.


Além dos benefícios do chá, o óleo essencial de alecrim é utilizado em sessões de aromaterapia para o tratamento de depressão, fadiga e indisposição.

11 – Limpa o fígado

Outro dos benefícios do chá de alecrim consiste na eliminação de inúmeras toxinas que se acumulam no organismo, sobretudo nos rins e no fígado. Desse modo, ao tomar uma xícara de chá de alecrim todos os dias é possível manter o fígado livre do excesso de gordura.

Dicas ao consumir o chá de alecrim no dia a dia

  • Por ser uma bebida que contém substâncias estimulantes, esse chá deve ser consumido no período da manhã ou após o almoço (nunca antes de dormir);
  • Para usufruir de todos os benefícios desse chá, o ideal é dar preferência aos ramos frescos (encontrados nos supermercados e feiras livres);
  • Mulheres grávidas, hipertensos e pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo regular de chá de alecrim;
  • Para estimular a perda de peso, é recomendável combinar o chá de alecrim com outros tipos de chás, tais como gengibre;
  • O chá de alecrim pode ser ingerido tanto quente quanto frio, sendo também uma excelente opção de bebida para os dias quentes;
  • Além de consumir o chá dessa planta, é indispensável adotar um cardápio rico em frutas, legumes e verduras (preferencialmente orgânicos), estimulando o emagrecimento, a desintoxicação do organismo e todos os demais benefícios oferecidos pelo alecrim;
  • Os ramos de alecrim podem ser utilizados no preparo de azeites aromatizados, em carnes vermelhas, frango e peixe;
  • Para usufruir das propriedades contidas nesse chá, o ideal é não adoçá-lo.

Tome uma xícara de chá de alecrim todos os dias e isto vai acontecer no seu corpo, verdadeiros milagres para a saúde física e mental, evitando uma série de problemas de saúde, estimulando o humor e promovendo uma aparência muito mais jovem.

Imagens: professionalhair.hu

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


7 − 6 =