
O chá de gengibre é um dos itens mais consumidos nos países orientais e, graças aos benefícios que ele oferece, tornou-se muito utilizado também nos países do ocidente. Para saber quais são os benefícios deste chá e obter uma receita especial quanto ao preparo dele, confira nosso post!
Benefícios do chá de gengibre
1- Ameniza dores articulares
As substâncias do gengibre são tidas como poderosos anti-inflamatórios naturais, atuando na grande causa de problemas como artrite e reumatismo: a inflamação das articulações.
Desse modo, o consumo regular deste chá é muito indicado tanto para prevenção quanto para o tratamento natural destas doenças.
2- Fortalece o sistema imunológico
Entre as propriedades do chá de gengibre, destaca-se o efeito que ele exerce no sistema imunológico, agindo no combate aos radicais livres e aos vírus, fungos e bactérias que causam diversos tipos de doenças.
Em suma, o consumo desta raiz evita: infecções de modo geral, gripes, resfriados, pneumonia e até mesmo complicações oriundas de doenças autoimunes.
3- Ajuda a emagrecer
O chá de gengibre é uma das bebidas “obrigatórias” para quem deseja acelerar a queima de calorias. O motivo disso é que ele está na lista dos alimentos termogênicos, ou seja, aqueles que aceleram o metabolismo, fazendo com que o corpo emagreça naturalmente.
5- Alivia dores de cabeça
Outro dos muitos benefícios deste chá diz respeito ao alívio das dores de cabeça, já que ele favorece a circulação e estimula e fluxo sanguíneo nas artérias.
Receita de chá de gengibre com eucalipto, hortelã e limão
Itens necessários
- 4 colheres (de sopa) de gengibre fresco bem ralado;
- 3 folhas de eucalipto;
- 4 folhas de hortelã (ou menta) fresca;
- 1 limão;
- 2 colheres de sopa de mel;
- 700ml de água.
Preparo
- Colocar a água e o gengibre em um recipiente e levar ao fogo, deixando ferver por 10 minutos;
- Ainda com o fogo ligado, acrescentar metade do limão (com casca). Obs.: Não esquecer de lavar bem o limão;
- Abafar o recipiente e deixar em fogo baixo por 5 minutos;
- Adicionar o eucalipto, a hortelã e o mel, misturando-os suavemente com os demais ingredientes;
- Desligar o fogo;
- Espremer a outra metade do limão e deixar o recipiente tampado até que esfrie um pouco;
- Coar e ingerir logo em seguida.
Este chá é muito recomendado sobretudo para o alívio de dor de cabeça, constipação nasal e sinusite (nesses casos ele deve ser ingerido morno).
Onde encontrar o gengibre fresco (in natura)?
O gengibre fresco, ideal para o preparo de chás, é facilmente encontrado nos supermercados e em feiras livres, sendo o valor dele muito acessível.
Há contraindicações quanto a este chá?
É muito importante frisar que o consumo deste chá não é indicado para pessoas que sofrem de hipertensão ou qualquer tipo de doença cardíaca, já que ele pode acelerar os batimentos.
Portanto, assim como todos os alimentos e remédios naturais, o consumo do chá de gengibre deve ser moderado, tornando possível usufruir de todos os benefícios que ele oferece.
Imagem: mundoboaforma.com.br
Faça um comentário