4 Maneiras de Como Acabar com Frieira nos Pés – Remédios Caseiros

A coceira da frieira terá fim com simples tratamentos caseiros

Para saber como tratar a frieira nos pés, basta conferir nosso post e ver o passo a passo de como preparar excelentes remédios naturais, acabando de vez com esse terrível desconforto.

4 maneiras de como acabar com a frieira nos pés com simples tratamentos caseiros

frieira-nos-pés

1 – Óleo de amêndoas

Além de o óleo de amêndoas conter substâncias anti-inflamatórias, ele atua na remoção de impurezas que se alojam na pele, inclusive nos locais mais propensos às frieiras. Após lavar os pés com o sabonete comum durante o banho, basta secar bem os pés (especialmente entre os dedos) e logo depois passar o óleo de amêndoas, que contribui também para a hidratação natural da pele.

2 – Bicarbonato de sódio com vinagre de maçã

A frieira nos pés terá fim com tratamentos caseiros e ingredientes facilmente encontrados. Entre eles estão o bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã. A mistura deles atua como um poderoso combatente natural dos fungos causadores das frieiras, evitando também que o problema apareça novamente.


Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de água;
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • ½ xícara (chá) de vinagre de maçã.

Preparo e aplicação

  • Colocar a água para esquentar até que ela fique morna;
  • Em uma bacia, despejar a água morna, adicionar o vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio;
  • Mexer um pouco e logo em seguida deixar os pés na bacia por um período de 15 minutos;
  • Depois disso, lavar bem os pés com água corrente e sabonete neutro e enxugá-los com uma toalha bem seca e limpa. Obs.: enxugar também entre os dedos.

3 – Sal grosso e chá de camomila

O banho de escalda-pés com sal grosso e posteriormente chá de camomila consiste em um dos mais indicados tratamentos caseiros para frieira. O sal grosso age na eliminação de impurezas acumuladas na pele e também alivia a irritação e a coceira. A camomila por sua vez, além de deixar a pele naturalmente macia, combate os fungos causadores das frieiras graças às propriedades anti-inflamatórias dessa planta.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de sal grosso;
  • 3 colheres (sopa) de flor de camomila em erva;
  • 2 litros de água.

Preparo e aplicação


  • Em um recipiente, colocar a água para esquentar. Assim que ela estiver em temperatura quente (antes de começar a ferver), desligar o fogo;
  • Em uma bacia grande, colocar o sal grosso e logo em seguida despejar metade da água e aguardar cerca de 10 minutos até que o sal dissolva um pouco e a água esteja na temperatura adequada para o escalda-pés;
  • Enquanto isso, adicionar as flores de camomila à outra metade da água (que ficou no recipiente). Abafar essa mistura e deixá-la descansando por 10 minutos;
  • Deixar os pés na bacia com água e sal por 10 minutos (enquanto o chá de camomila esfria). Retirar os pés da bacia, remover a água com sal, lavar os pés com água morna e enxugá-los;
  • Depois disso, coar o chá de camomila e despejar o líquido na bacia (sem a água e o sal grosso). Deixar os pés na bacia por 5 minutos;
  • Após esses minutos, lavar os pés novamente e secá-los bem com uma toalha seca e limpa.

4 – Óleo de cravo-da-índia

O óleo de cravo-da-índia funciona como um antifúngico e antisséptico por excelência, atuando no combate às causas das frieiras e também contribuindo para a hidratação dos pés.

Ingredientes


  • 30 gramas de cravo-da-índia;
  • 200ml de azeite de oliva extravirgem.

Preparo e aplicação

  • Em um recipiente, misturar os dois ingredientes e levá-los ao fogo, deixando cozinhar em banho-maria por 1 hora. Isso fará com que o azeite absorva todas as propriedades do cravo-da-índia;
  • Desligar o fogo, aguardar o óleo esfriar, coar e armazená-lo em uma garrafa com tampa.

Esse óleo deve ser aplicado diretamente nas frieiras preferencialmente à noite.

Dicas para evitar as frieiras nos pés

frieira-nos-pés

Além de saber que a coceira da frieira nos pés terá fim com simples tratamentos caseiros, é imprescindível aprender como evitar que ela apareça. As principais dicas para prevenir esse desconforto são:

Evitar calçados fechados

Principalmente nos dias quentes, o ideal é priorizar o uso de calçados abertos. Sapatos fechados e abafados o dia todo aumentam as chances de o fungo causador da frieira se desenvolver.

No caso de pessoas que trabalham o dia inteiro com meia e sapato fechado, assim que chegarem em casa é necessário tomar banho, fazer o escalda-pés, enxaguar e enxugar os pés com uma toalha bem limpa e seca. Isso evitará a ação dos fungos.

Secar bem os pés após o banho

E por falar em secar os pés, esse é um cuidado essencial para evitar frieiras. Todos os dias após o banho é preciso secar bem a sola dos pés e entre os dedos. Após a secagem, é recomendado utilizar um hidratante suave ou óleo de amêndoas, que além de hidratar, ele higieniza e protege a pele dos fungos.

A regra de secar os pés também vale após os banhos de mar ou piscina. É importante ter por perto uma toalha seca e de uso pessoal para enxugar bem os pés e evitar a proliferação dos fungos que adoram sobretudo locais úmidos.

Trocar de meia com frequência


Utilizar a mesma meia por muito tempo também contribui para a ocorrência de fungos, já que ela absorve a transpiração dos pés. Além de trocar as meias com frequência, usando-as sempre bem limpas e secas, é recomendado utilizar um desodorante ou talco nos pés, protegendo-os dos fungos causadores das frieiras e evitando o possível mau cheiro.

Manter a higiene das unhas

As unhas naturalmente são mais suscetíveis ao acúmulo de diversos agentes, entre eles os fungos. Por esse motivo, é preciso mantê-las bem higienizadas, evitando que tais fungos fiquem nas unhas e se espalhem para outras partes dos pés e das mãos. Utilizando esses remédios naturais e dicas, a coceira da frieira nos pés terá fim com simples tratamentos caseiros, aliviando esse desconforto de forma rápida e eficaz.

Vale ressaltar que, caso o problema persista, é indispensável consultar um dermatologista para que sejam prescritas pomadas e demais medicamentos para tratamento das frieiras.

Imagens: oasisparanaense.com.br / beleza.umcomo.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezoito − 10 =