Remédio Caseiro para Azia e Queimação – Tratamento Natural

remedio-caseiro-azia

A azia causa grande desconforto para diversas pessoas. Devido a acidez que corre do estômago até a garganta, sentimos aquela queimação super desconfortável. Por isso, apresentamos aqui alguns tratamentos naturais e dicas de remédio caseiro para azia e queimação.

Bebida antiácida (ou alcalinizante)

Muito usada em clínicas naturistas europeias, essa bebida, à base de sementes e tubérculos, traz resultados bem animadores no caso de hiperacidez digestiva.

Há inúmeras experiências de pacientes de gastrite, úlcera e azia que conseguiram curar-se com o uso perseverante dessa bebida, somado aos demais cuidados dietéticos. Graças às mucilagens e princípios inibidores da secreção ácida (como a solanina, da batata), age eficazmente como tamponante dos ácidos.


Como preparar

Deixar de molho, à noite, duas colheres, das de sopa, de linhaça e três colheres, das de sopa, de farelo de trigo em 700m1 de água. De manhã, cozinhar durante meia hora, para que se transforme em mucilagem espessa. Coar e misturar com o decocto de batata, conforme explicamos em seguida. Ótimo remédio caseiro para azia.

Decocto de batata

Um bom Remédio Caseiro para Azia e Queimação é o decocto de batata. Deve-se cortar em fatias 250g de batata crua (mais ou menos duas batatas médias), com a casca (lavada e escovada). Pôr para cozinhar em fogo brando, em 700 ml de água, durante meia hora. Passar, então, em peneira fina, a batata juntamente com a água e misturar com a mucilagem anterior.

Como preparar

Mexer bem e tomar em lugar do desjejum, ensalivando bem, mais ou menos a metade de todo o conteúdo. Guardar em refrigerador o que sobrar. A outra metade poderá ser tomada meia hora antes do almoço, ou na parte da tarde. O plano de alimentação deve seguir as instruções aqui já ministradas.

Casos mais severos poderão exigir o seguinte programa: Tomar, de duas em duas horas, aos goles, ensalivando bem, 200m1 dessa mistura. Preparar, nesse caso, o dobro da quantidade que aqui especificamos. Ver instruções mais detalhadas no tópico Programa naturista de dieta.

Alimentação natural contra a Azia e Queimação

Remédio Caseiro para Azia e Queimação

• Alface – Tomar duas ou três colheres, das de sopa, de suco de alface antes do almoço.
• Batata – Escolher quatro batatas grandes, lavar, descascar, ralar e espremer o suco com auxílio de um pano. Beber o suco imediatamente: 150m1 duas a três vezes ao dia, meia hora antes das refeições.
Beldroega – Preparar três colheres, das de sopa, de suco de beldroega e misturar com chá de tanchagem, de modo que se obtenha meia xícara. Tomar aos goles, morno, duas a três vezes ao dia.
• Couve-flor – Comer couve-flor cozida, sem tempero, em refeições “leves”. A água do cozimento deve ser tomada ao longo do dia, entre as refeições.
Lima – Chupar lima em jejum ou tomar o suco. Remédio caseiro simples e rápido para a azia!
• Limão – Tomar algumas gotas de suco de limão diluído em água, algumas vezes por dia (o limão age como alcalinizante no metabolismo). Longe das refeições.
• Melancia – Fazer refeições só de melancia, esporadicamente.
• Mamão – Fazer refeições só de mamão, esporadicamente.


Tratamentos Naturais e Remédio Caseiro para azia e queimação

 Várias plantas

Chá de espinheiro-santa com sálvia e camomila por cinco dias. Em seguida hortelã com poejo e cavalinho por mais cinco dias. Finalmente, bordaria com funcho por mais cinco dias.

Como preparar e usar


  • Misturar as plantas (uma colher; das de sopa, das ervas para 300m1 de água. Ferver e coar);
  • Deixar ferver por cinco minutos;
  • Tomar três xícaras ao dia, longe das refeições, aos goles, pequena quantidade por vez (1 20m1). Tomar à temperatura ambiente;
  • Nunca tomar chá quente no caso de azia.

Aicaravia

Uma colher, das de café, de sementes em uma xícara de água quente. Deixar ferver. Filtrar e adoçar com um pouquinho de mel. Beber morno, uns goles, após as refeições, ou quando a azia se manifestar.

Carvão vegetal

O carvão vegetal, em comprimidos, é muito útil no tratamento de distúrbios digestivos, como a hipercloridria. Usam-se dois a quatro comprimidos após as refeições, por não mais do que uma ou duas semanas ou sempre que a azia se manifestar.

Enzimas naturais

As enzimas naturais, vendidas no mercado na forma líquida ou de comprimidos, são úteis nas azias relacionadas com processos fermentativos crônicos. Tomar juntamente com as refeições, perto do fim. é um bom Remédio Caseiro para Azia e Queimação.

Erva-dos-gatos

Nos Estados Unidos usam-se, contra a acidez gástrica, as folhas e os botões da erva-dos-gatos (ou gatária), na forma de infuso (derramar água fervente sobre a planta), misturada com funcho (Nepeta cataria).

É uma das plantas usadas há mais tempo, por diferentes culturas, contra distúrbios digestivos que produzem hiperacidez. Dose tradicional: Uma colher das de sopa (da parte da planta que fica acima do solo) para 300ml de água, em infusão. Dividir ao longo do dia, em pequenas porções.

Gengibre

Cápsulas da raiz de gengibre, tomadas na dose de uma ou duas após as refeições, vêm exibindo bons resultados.

Hortelã com camomila


Outra mistura muito útil no tratamento de males digestivos é a hortelã. Podem-se misturar hortelã e camomila. Preparar o infuso e tomar duas ou três xícaras, com 150ml, ao dia. Delicioso remédio caseiro para a azia!

Mesocarpo de babaçu

Outro Remédio Caseiro para Azia e Queimação é o mesocarpo de babaçu. Em jejum, tomar uma colherinha de mesocarpo de babaçu misturado em um pouco de água. Em seguida, tomar; aos goles, uma xícara de chá de espinheira-santa com cavalinho (uma colher, das de sopa, das ervas para 250m1 de água; ferver e coar).

Vinagre de maçã

Em alguns casos (quando há hipocloridria ou falta de ácido no estômago), uma pequena dose de vinagre de suco de maçã aluda no combate à azia. Diluir uma colher das de café em um pouquinho de água e tomar durante as refeições, bem devagar.

Antiácidos

Os antiácidos encontrados em qualquer farmácia são largamente receitados contra a azia. Sabe-se, porém,
que trazem apenas alívio temporário.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um + vinte =