
Quanto mais demorado for o curso da doença, maiores os riscos de complicações, entre as quais: surdez parci ai ou total, distúrbios da fala, retardamento mental em crianças, epilepsia. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiro para Meningite- Tratamento Natural.
Conselhos para quem tem meningite
É imperioso procurar um médico, que procederá a um exame cuidadoso e, se preciso, à coleta do líquido da espinha (LCR), necessária à confirmação do diagnóstico. Deve-se evitar todo contato desnecessário com o doente, dado o caráter contagioso de muitas meningites. Manter o paciente calmo, bem acomodado, combater os vômitos e garantir a boa hidratação, com auxílio de sucos naturais. Mas em muitos casos será inevitável a alimentação parenteral (com soro).
Prevenção
Primeiramente, é preciso manter a saúde em alta, o que garante bons níveis de resistência orgânica contra infecções, das mais banais às mais graves. Isto se consegue pela adoção de hábitos sadios e pelo abandono de maus hábitos e vícios, como enfatizamos em todas as nossas obras.
Crianças com tendência a frequentes gripes, otites, bronquites, resfriados, sinusites etc. revelam baixa resistência orgânica. Nas imediações do inverno, quando os níveis de resistência caem ainda mais, as infecções podem aprofundar-se a ponto de se transformarem em meningite.
Tais crianças acham-se muitas vezes enfraquecidas por maus hábitos crônicos, como alimentação de péssima qualidade, que inclui doces, guloseimas e o consumo exagerado de laticínios e chocolate.
Para crianças que sofrem freqüentemente de gripes e outras afecções respiratórias, indicamos o uso de equinácea, à venda em casas de produtos naturais.
Embora não se conheçam os mecanismos exatos de transmissão da meningite, é prudente evitar contatos desnecessários com o doente.
As bactérias causadoras da meningite convivem normalmente com o ser humano, na nasofaringe, e o meio pelo qual elas chegam às meninges não é ainda bem conhecido.
Sabe-se que a via principal é o sangue, e acredita-se que essa migração ocorra como resultado de queda de resistência ou de trauma. Infecções hospitalares também podem redundar em meningite.
A meningite meningocócica é, reconhecidamente, uma das mais contagiosas.
Outros tipos de meningite
1-lá também a meningite viral, provocada por inúmeros vírus, cujos sintomas se assemelham aos da meningite bacteriana. O vírus da caxumba, da psitacose, da hepatite infecciosa e o do sarampo podem, em alguns casos, provocar meningite. Só o exame do líquido cefalorraquidiano pode fazer a diferenciação, pois revela culturas bacterianas estéreis no caso da infecção viral. Esse tipo de inflamação das meninges geralmente é benigno, e não deixa sequelas.
Fungos e protozoários, como a ameba, também podem atingir as meninges e infectá-las.
A meningite asséptica (não relacionada a micro-organismos) pode estar associada a células malignas, a drogas, a agentes para testes diagnósticos e a doenças como a sarcoidose, o lúpus eritematoso sistêmico e a endocardite bacteriana.
Tratamento
O tratamento requer hospitalização, dados os riscos envolvidos. Quando se constata meningite bacteriana, é necessário tratamento com antibióticos, devidamente acompanhado pelo médico.
No caso de meningite vira], procede-se ao tratamento geral, com vistas ao aumento da resistência orgânica. Ajudam o tratamento convencional os seguintes procedimentos, que só devem ser adotados com permissão médica:
1. Durante os períodos febris, abundância de sucos (por exemplo, suco de laranja na centrífuga, de três em três horas).
2. Uso de água com limão e própolis várias vezes ao dia. Os naturopatas indicam pelo menos 120 gotas de solução de própolis a 30%, divididas ao longo do dia, juntamente com líquidos.
3. Chás de plantas que combatem a febre e aumentam a resistência do organismo, como alecrim, equinácea, tanchagem, hortelã, erva-doce, alfavaca.
Usar em pequenas doses (cerca de 100 ml, três ou quatro vezes ao dia; ferver e filtrar uma colher, das de chá, para cada 100 ml de água). A equinácea é, aliás, citada pelo King’s American Dispensofory contra a meningite.
4. Havendo infecções paralelas, como amigdalite, tratá-las simultaneamente.
5. Se o intestino está preso, ou há “fermentação” intestinal, os naturopatas recomendam o uso de lavagem (clister) com pelo menos um litro de água fervida, fresca.
Nesse artigo falamos sobre Remédios Caseiro para Meningite- Tratamento Natural.
Imagem- lookaholic.wordpress
Faça um comentário