
Bursite é inflamação da bolsa serosa que envolve a articulação, que se mostra dolorida à palpação. Ocorre, muito freqüentemente, no ombro, mas pode manifestar-se em qualquer junta do corpo. Antes de vermos os tratamentos naturais e os remédios caseiros paraa Bursite, vamos analisar suas causas.
Causas e manifestações da Bursite
As bolsas são estruturas de grande mobilidade que funcionam, na articulação, como auxiliares dos ligamentos e tendões. Embora não se conheça bem a causa, acredito-se que a bursite seja resultado de traumas constantes, repetidos. Por isso, é uma doença mais comum em homens que desenvolvem maior atividade física.
A bursite se manifesta na forma de dor e inchação local e atinge com muita freqüência ombros e cotovelos. A fase aguda pode durar vários dias. Costuma ir e vir sem regularidade definida. Os especialistas concordam em que, embora se trate de distúrbio de evolução não bem compreendida, normalmente cede dentro de alguns dias ou semanas.
Conselhos e tratamentos caseiros
Primeiramente, não se deve forçar a articulação dolorida, mas mantê-la em relativo repouso na fase aguda.
Entretanto, se a bursite se prolonga, tornando-se crônica, pode ser necessário exercitar suavemente a articulação, com uso de calor. Recomenda-se a fisioterapia. O uso do frio é geralmente indicado na primeira fase de muitas lesões, enquanto o calor é mais apropriado depois de passada a fase aguda, ou no período crônico. Não se utiliza calor sobre um local congestionado ou inflamado.
Quando o local está quente e dolorido, aplicar uma bolsa de gelo durante dez minutos. Deixar repousar por dez minutos e voltar a aplicar gelo.Se a inflamação não é muito aguda e o local não está anormalmente quente, dez minutos de aplicação fria e dez minutos de aplicação quente, alternadamente.
Na fase crônica: Compressas de linhaça. Cozinhar em um pouco de água um punhado de sementes de linho. Quando se tornar uma papa, colocar num pano de algodão e fechar, formando um “saquinho”. Aplicar diretamente sobre a articulação, não muito quente.
Óleo de rícino. Também para a fase crônica: Aplicar óleo de rícino sobre a articulação. Cobri-la com pano de algodão e pôr bolsa de água quente (não muito quente) em cima.
Compressas quentes com o chá forte de cardo-santo ou bardana. Aplicar, massageando suavemente, óleo de cânfora com alecrim, várias vezes ao dia. Ótimo tratamento natural para bursite.
Exercícios
Em pé, com o braço “bom” apoiado numa cadeira, soltar o braço “doente” e deixar que ele se mova suavemente para frente, para trás e em círculos. Quanto mais “solto” for o movimento, melhor. Os exercícios e tratamentos naturais para bursite devem ter acompanhamento profissional.
Evitar alimentos acidificantes
A medicina natural salienta que a bursite está relacionada ao excesso de ácidos no metabolismo. Adotar, portanto, dieta alcalinizante, que apresenta as seguintes características:
1. Evitar carnes, frituras, açúcar, queijos, ovos, guloseimas, lanches ligeiros, vinagre e massas. Diminuir o consumo de feijões, soja e amendoim.
2. Substituir uma refeição diária por fruta como melão, maçã ou uva.
3. Usar abundância de legumes, frutas e vegetais frescos, em saladas.
4. Usar em jejum (esporadicamente), em lugar da primeira refeição, bebida alcalinizante (ver modo de preparar à página
5. Na fase aguda, adotar dieta crudista até que passem os sintomas. Mastigar completamente.
Ervas: Remédios Caseiros para Bursite
Ajudam na depuração do organismo e no combate às inflamações internos: tanchagem, chapéu-de-couro, alecrim, cardo-santo, cavalinho, bardaria, feno-grego e malva, entre muitas outras plantas. Podem-se misturar duas dessas plantas, as que você tiver disponíveis, e usar o chá duas a três xícaras por dia.
Faça um comentário