
Impertinente e incômodo, um calo inflamado abalo o ânimo dos mais otimistas. À calosidade é um espessamento circunscrito, formado por células mortas da pele e substâncias córneas da epiderme. Confira alimentações naturais e Remédios Caseiros para Calos.
Alimentação contra os calos
Por mais inusitado que pareça, os naturistas recomendam corrigir a alimentação. Afirmam que, em pessoas predispostas, o consumo exagerado de açúcar, gordura e/ou proteína animal pode favorecer o surgimento de calos.
- Para ajudar a desintoxicar e diminuir a incidência de calosidades, sugerem adotar por alguns meses regime com as seguintes características:
Substituir uma refeição ao dia por uma qualidade de fruta, como maçã, pêra, uva ou melancia. - Uma ou duas vezes por semana passar o dia com sucos, de três em três horas. Pode-se usar suco de hortaliças verdes, cenoura, laranja, mamão com maçã, melancia e beterraba.
- Nas demais refeições, comer com moderação. Usar alimentos naturais, num balanceamento dietético saudável.
No local não convém usar instrumentos cortantes, como vimos. Se não houver inflamação, mas apenas crescimento exagerado, podem-se deixar os pés de molho por meia hora em infuso quente de camomila. Depois raspar suavemente o local com lixa de unha ou pedra-pomes. Pode-se concluir a aplicação passando creme para as mãos, contendo ureia em sua fórmula.
No caso de inflamação pode-se aplicar, com gaze, argila esterilizada, misturada com azeite e umas gotas de própolis. Trocar de hora em hora. Deixar a cataplasma no local por aproximadamente três horas. Pode-se também aplicar própolis pura, massageando levemente. Diabéticos ou podadores de problemas circulatórios nos pequenos vasos devem buscar orientação médica especializada.
Ervas e Remédios Caseiros para Calos
• Celidônia: aplicar no local suco das folhas e raízes de celidônia.
• Saião: aplicar localmente suco das folhas de saião, por vários dias. • Mamão: aplicar, no local, leite das folhas do mamoeiro.
• Caju: aplicar no local, várias vezes ao dia, na forma de cataplasma, o suco das castanhas frescas.
• Figo: Aplicar localmente o líquido leitoso extraível das folhas da figueira. • Berinjela: friccionar o local com um pedaço de berinjela crua.
• Tomate: aplicar rodelas de tomate no local durante a noite.
Faça um comentário