
Geralmente o povo associa má digestão com mau funcionamento do fígado. Nem sempre essa relação é verdadeira. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiros Doenças do Fígado- Tratamento Natural.
Em caso de má digestão.
Para outras doenças específicas do fígado, ver icterícia, hepatite, cirrose hepática, cálculos da vesícula etc.
O fígado é o maior órgão do corpo, situado do lado direito do abdome, logo abaixo do diafragma. E a principal “usina química” do organismo, funcionando como centro de armazenagem, fabricação e transformação de inúmeras substâncias, destinadas a diferentes setores da economia.
Para tanto, recebe cerca de um quarto do volume de sangue arterial que sai do coração a cada batida, e o sangue das veias da região do intestino, que trazem o material absorvido do intestino, proveniente do processo digestivo. O fígado lida, portanto, com os nutrientes essenciais ao funcionamento de cada órgão, despachando-os conforme necessidade.
E também capaz de destruir substâncias potencialmente tóxicas, eliminando-as pela bile, ou eliminando-as para ulterior excreção renal. Na função de estoque, por exemplo, guarda glicogênio, liberado na forma simples de glicose sempre que a glicemia baixa, num eventual aumento da demanda energética.
Auxilia na manutenção do equilíbrio hormonal e, por extensão, de todas as substâncias circulantes e de todas as funções, contribuindo para a homeostasia (manutenção do meio interno constante).
Fígado
Nenhum laboratório é tão complexo como esse. Muitas de suas reações ainda não são bem compreendidas.
O estilo de vida e a dieta do homem moderno massacram o fígado.
Nossa alimentação fornece matéria-prima de má qualidade para processamento, carregada de produtos tóxicos de degradação. Por outro lado, há deficiência crônica de nutrientes necessários ao bom desempenho do laboratório hepático. A obesidade, tão comum hoje, é fator de sobrecarga também para o fígado.
Rira prevenir males do fígado, recomenda-se alimentação saudável e balanceada, e estilo de vida que podemos chamar de “ecologicamente correto”.
O fígado geralmente consegue driblar a maioria dos abusos que a vida moderna lhe impõe, mantendo-se em estado de relativa estabilidade funcional.
Há, porém, doenças que afetam mais diretamente suas funções, como certas viroses e bacterioses, entre as quais hepatite, febre amarela e brucelose.
A icterícia, ou derrame de bile no sangue (que produz amarelidão generalizada), indica que há alguma coisa perturbando o funcionamento hepático.
Alguns parasitas podem transtornar o trabalho do fígado, como o esquistossoma mansoni, que se aloja na veia porta e congestiona a circulação local, e a ameba, que produz cistos hepáticos. Substâncias tóxicas, determinados medicamentos e venenos podem comprometer a saúde do fígado.
O álcool é altamente tóxico para o fígado, podendo com o tempo ocasionar cirrose hepática, que é a destruição dos células hepáticas. O câncer pode afetar o fígado, muitas vezes como resultado de metástase, constituindo uma das formas mais ameaçadoras dessa doença.
Cardo-mariano (Silybum marianum)
É tradicionalmente indicado para combater doenças do fígado, do aparelho digestivo, e icterícia.
Modo de usar: Deixar ferver, por 5 minutos 2 colheres, das de sopa, das folhas em ½ litro de água quente. Coar e beber aos goles. Favorece principalmente a digestão de alimentos ricos em lipídios (gorduras).
No caso da icterícia, 1 colher, das de chá, de folha em 1 xícara de água quente. Cobrir e filtrar após 5 minutos. Beber 1 ou 2 xícaras por dia.
Nesse artigo falamos sobre Remédios Caseiros Doenças do Fígado- Tratamento Natural.
Imagem- scg.org
Faça um comentário