
Provavelmente, você conhece alguém que já teve algumas manchas pelo corpo e que o diagnóstico foi impingem, mas afinal o que é essa doença? Acompanhe nosso artigo sobre tratamentos caseiros para impingem.
A impingem ou, Tinea Corporis, como é conhecida cientificamente, é uma doença de pele causada por fungos chamados “Pityrosporum orbiculare” ou em raríssimos casos pelo “Malassezia” e provoca o surgimento de pequenas bolhas de líquido claro, que ao secar ficam amareladas ou avermelhadas, após um tempo.
Causas da Impingem
A impingem pode ocorrer devido a falta de higiene ou por elevada transpiração. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas, principalmente em crianças e idosos. As partes do corpo que costumam aparecer a doença é o rosto e os braços, mas pode surgir em qualquer lugar do corpo.
Temperaturas Elevadas
Por se tratar de um fungo que desenvolve facilmente em dias de temperaturas elevadas e umidade, os casos de impingem surgem com mais frequência no verão.
Pele Úmida
Outro fator importante que pode levar ao aparecimento da doença, é não secar bem a pele depois do banho, especialmente nas dobras e, portanto, ficar com a pele molhada por muito tempo.
Roupas Apertadas
Usar roupas muito apertadas e alguns tipos de tecidos, faz com que algumas regiões do nosso corpo fique quente e úmido, sendo um ambiente propício para proliferar fungos e bactérias. Deve-se ter uma atenção redobrada com o tipo de roupas que estamos usando.
Sistema Imunológico Fraco
Porém, quando estamos com o sistema imunológico debilitado ficamos vulneráveis à condição de adquirir a doença.
A impingem é classificada uma doença altamente contagiosa. Devendo evitar contato na lesão de uma pessoa que possua a doença. Por isso, durante o tratamento é aconselhado evitar o compartilhamento de objetos pessoais como toalhas, roupas, lençóis, bonés, pentes e calçados.
Deve-se evitar ao máximo coçar a ferida para que não se espalhe para outras partes do corpo. .
Sintomas da Impingem
O diagnóstico da impingem geralmente é dado após o surgimento de manchas pela pele que, na maioria das vezes, se localizam no peito, ombro, costas, braços, pescoço e face.
As manchas, que no início se apresentam pequenas, mas com limites difusos, após algum tempo do surgimento, se unem e acabam ganhando tamanhos mais extensos.
A parte afetada descama-se com facilidade e devido à fragilidade da pele, pode haver ardor.
Características da Doença
Uma das principais características da doença é justamente a alteração da cor das manchas, como o passar do tempo.
Por isso, o nome versicolor, já que elas surgem com uma tonalidade clara, mais clara do que a própria pele, geralmente as manchas são castanhas ou rosas, ou em casos raros aparecem brancas ou amarelas.
À medida que o tempo passa, as manchas vão ganhando outras cores, e isso se dá devido à evolução da doença, assim quanto mais o tempo passa, mais fica evidente a diferença da pele saudável para a pele doente.
No verão, com a pele bronzeada, as manchas ficam mais acentuadas, uma vez que a pele normal escurece e com a parte lesionada isto não acontece.
9 Tratamentos Caseiros para Impingem
Os tratamentos caseiros para impingem são variados, podendo usar pomadas, cremes e até mesmo medicamentos de via oral em casos mais complexos.
No entanto, o uso da medicina alternativa como tratamento dessa doença pode ser uma ótima opção e trazer ótimos resultados.
1- Levedura de cerveja
Um dos tratamentos caseiros para impingem é a levedura de cerveja. Em conjunto com o tratamento tópico ou medicamentoso, a levedura pode ser utilizada para fortalecer o sistema imunológico. Para isto, tomar uma colher de sopa da levedura todos os dias, durante o tratamento.
2- Alho
Outra alternativa é usar o alho para tratar a doença e deixa-los de molho em 2 litros de água por 6 horas. O local afetado deve ser lavado com essa água, até que a doença desapareça completamente.
3- Alecrim-pimenta
Ou então, fazer uma infusão com folhas de alecrim-pimenta em um pouco de água (4 folhas para cada litro) e lavar o local várias vezes durante o dia.
4- Repolho
O repolho também pode ser um grande aliado no combate à impingem. Amasse as folhas de repolho e faça compressas nos locais afetados ou lave o local afetado diretamente com chá de folhas de repolho.
5- Inhame
O seu uso favorece à imunidade e combate os males da doença. Experimente utilizar o elixir de inhame, que pode ser encontrado em casas de produtos naturais, ou acrescente-o em sua alimentação diária, sendo um dos poderosos tratamentos caseiros para impingem.
6- Babosa
A babosa é excelente opção para tratar a impingem, independente do grau da doença. Portanto, basta passar o gel natural da babosa no local afetado duas vezes por dia e deixe secar naturalmente no corpo.
7- Limão
O uso do limão tem sido eficaz no combate à doença. Para isto, basta espremer o limão diretamente nas bolhas formadas pela impingem. Repita este procedimento várias vezes ao dia.
8- Coentro
Amasse o coentro fresco até que fique úmido. Passe sobre a ferida e deixe agir por 1 hora, repita este procedimento 2 vezes ao dia até melhorar completamente.
9- Enxofre e Álcool
Misture uma colher de chá de enxofre com álcool até virar uma pasta e aplique sobre o local afetado. Em dois dias a impingem deve desaparecer e a pele voltar ao estado normal, sem deixar cicatrizes.
O uso da medicina alternativa não exclui o acompanhamento médico com frequência e a realização de exames de rotina com o intuito de deixar o seu corpo protegido de muitas outras condições patológicas.
Faça um comentário