
É comum o uso de xaropes naturais, principalmente no tratamento contra a tosse e algumas outras doenças respiratórias. E entre os xaropes naturais, uma ótima opção, é o xarope de abacaxi. Ele é indicado para combater gripes e resfriados, além de ser muito eficaz contra a tosse.
Mas você se pergunta, ”como eu posso preparar um xarope de abacaxi?” A resposta é simples, e hoje vamos mostrar não só como preparar, mas também, tudo sobre esse xarope milagroso.
Receita do Xarope de Abacaxi
Ingredientes
- 1 Abacaxi;
- 1 Litro de água;
- 2 Litros de mel;
- Cravo e canela.
Modo de Preparo
- A primeira coisa a se fazer, é lavar bem o abacaxi, pois no preparo do xarope, ele será usado com a casca;
- Após isso, corte a fruta e coloque ela em uma panela, junto com a água, alguns cravos e um pau de canela;
- Deixe tudo cozinhar, por cerca de 10 minutos, e após isso desligue o fogo. Quando esfriar, misture o mel, e bata tudo no liquidificador.
- Após tudo pronto o xarope deve ser guardado em um pote de vidro com uma tampa, e conservado em lugar fresco.
Pronto! Agora você já tem o seu xarope, mas a pergunta é, qual a forma correta de consumir ele? O ideal é consumir o xarope de abacaxi 4 vezes ao dia, para crianças de 1 ano é recomendado usar 1 colher de café do medicamento, já crianças de 4 a 12 anos, 1 colher de sobremesa, e a partir dos 12 anos o correto é uma colher de sopa.
Benefícios dos Ingredientes
Mel: tem propriedade anti-inflamatória e antibacteriana, sendo indicado para a prevenção e tratamento de inflamações e infecções. O mel é usado como xarope para tosse seca. Além disso, é fonte de vitaminas e minerais, que colaboram para a manutenção da saúde.
Canela: possui propriedade antibactericida.
Gengibre: esta raiz tem propriedade expectorante, antiviral e antibacteriana, sendo uma opção natural para aliviar a tosse e resfriados.
Abacaxi: muito usado na medicina popular para aliviar os sintomas da tosse, pois contém substâncias que podem oferecer propriedade expectorante e anti-inflamatória. O xarope de abacaxi também é uma boa fonte de vitamina C, nutriente importante para a imunidade.
Contraindicação
Na maioria das vezes, o xarope para tosse caseiro possui mel no seu preparo, sendo assim, não é indicado o seu consumo por pessoas com diabetes.
Se a tosse não estiver sozinha e ocorrer outros sintomas, como febre, dores do corpo, mal-estar ou sangue, procure a orientação de um médico, pois ela pode indicar doenças mais graves, que devem ter tratamento adequado.
Outros Benefícios do Abacaxi
1- O abacaxi é ótimo para a digestão: O miolo, o talo do abacaxi, é riquíssimo em bromelina que é uma enzima proteolítica que tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na cicatrização de feridas;
2- O suco do abacaxi também tem alto nível de enzimas que ajudam na diminuição do refluxo ácido esofágico e, de quebra, vai curando as ulcerações que resultam desse incômodo;
3- Comer abacaxi limpa o fígado, desintoxica, descarrega com as suas enzimas altamente digestivas;
4- O abacaxi é muito bom para a limpeza do intestino: comer o abacaxi, com o miolo e tudo, é muito bom para manter seu intestino limpo de impurezas e toxinas pois esta fruta é rica em fibras, para além das funções das suas enzimas, já comentadas no item acima;
5- A ingestão de abacaxi, em fruta ou suco, reduz a pressão arterial por conta do seu conteúdo em enzimas e em potássio. A bromelina reduz a formação de coágulos sanguíneos;
6- O abacaxi é uma fruta ácida que ativa o pH do estômago, que também é ácido, mas que, depois de digerido, alcaliniza nosso sangue. Portanto, abacaxi é muito bom para manter o pH do seu organismo;
7- A bromelina, enzima proteolítica do abacaxi, é eficiente no afinamento do sangue ajudando todo o sistema circulatório e especialmente o coração;
8- A bromelina também atua na melhora do sistema imunológico e é especialmente benéfica para os pacientes de quimioterapia.
Outras receitas
Além desta receita que mostramos, existem outras formas de preparar um xarope de abacaxi, e vamos mostrar algumas outras:
Xarope de Abacaxi com Agrião
Xarope de Abacaxi com Agrião Para Bronquite é um excelente remédio caseiro. Além disso, a bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A forma aguda da bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crônica da bronquite necessita de cuidados especiais.
Os sintomas da bronquite, tanto aguda quanto crônica são:
- Tosse com presença de muco;
- Ronco ou chiado no peito;
- Fadiga;
- Dificuldade para respirar e falta de ar;
- Febre e calafrios;
- Desconforto no peito.
Ingredientes
- 200 g de nabo;
- 1/3 do molho de agrião picado;
- 1/2 abacaxi cortado em rodelas;
- 2 beterrabas picadas;
- 600 ml cada de água;
- 3 copos de açúcar mascavo.
Modo de preparo:
- Bater todos os ingredientes no liquidificador e depois leve a mistura ao fogo baixo durante 40 minutos.
- Espere amornar, coe e adicione ½ xícara de mel e misture bem.
- Tome 1 colher de sopa desse xarope 3 vezes ao dia.
- Para a criança a medida deve ser de 1 colher de café, 3 vezes ao dia.
Algumas medidas podem prevenir a ocorrência de bronquite. Conheça e previna-se:
- Não fume.
- Tome a vacina contra a gripe e a vacina pneumocócica anualmente
- Reduza sua exposição à poluição do ar e a agentes químicos que possam causar irritação aos pulmões
- Lave as mãos frequentemente a fim de evitar a disseminação de vírus e de outras infecções.
Faça um comentário