
Saber se o Fluconazol faz mal ou não é o desejo de muitas pessoas que desejam iniciar um tratamento médico, mas que desejam prevenir a ocorrência dos efeitos colaterais. Para saber para quais casos esse medicamento é indicado, se ele prejudica a saúde e também obter dicas preciosas quanto a tratamentos naturais, confira nosso artigo.
Fluconazol faz mal ou bem para a saúde?
Esse medicamento é indicado para o tratamento de várias doenças e desconfortos provocados principalmente por fungos, tais como:
- Micoses nas unhas (das mãos e dos pés);
- Frieiras;
- Micoses localizadas na região da virilha;
- Candidíase vaginal;
- Candidíase peniana;
- Candidíase de esôfago;
- Candidíase oral;
- Candidíase sistêmica;
- Pitiríase versicolor (mais conhecida como pano branco);
- Criptococose (enfermidade infecciosa que afeta o sistema respiratório e sistema nervoso central);
- Blastomicose (enfermidade que afeta os pulmões);
- Coccidioidomicose (doença infecciosa provocada por fungo).
Por se tratar de um potente antifúngico, é possível dizer que em um primeiro momento e para um tratamento mais rápido, esse medicamento é benéfico para a saúde, eliminando a causa das infecções mencionadas acima, ou seja, os fungos. Entretanto, como a maioria dos remédios tradicionais, incluindo os antifúngicos, o Fluconazol faz mal por apresentar alguns efeitos colaterais que podem ser prejudiciais à saúde e causar reações indesejadas.
Por que o Fluconazol faz mal? Quais são os efeitos colaterais?
Ainda que a ciência disponibilize inúmeros recursos por meio dos medicamentos fabricados em laboratórios, é quase inevitável que o uso deles provoque determinados efeitos colaterais que variam de acordo com as características de cada organismo. Os possíveis efeitos colaterais apresentados pelo Fluconazol são:
- Dores na região do abdômen;
- Náuseas e/ou vômitos;
- Desconforto gastrintestinal;
- Diarreia;
- Dor de cabeça;
- Alterações quanto ao funcionamento do fígado (podendo causar o acúmulo de toxinas nesse órgão);
- Reações dermatológicas (são mais comuns nos indivíduos que possuem o vírus HIV);
- Pacientes com ocorrência atual ou anterior de problemas renais ou no fígado necessitam mencionar essa condição ao médico;
- No caso de superdosagem desse medicamento, é possível observar sintomas como alucinações, comportamento paranoico e distúrbios psiquiátricos.
Exatamente por esse motivo, é necessário seguir à risca o tratamento prescrito pelo médico de acordo com a necessidade de cada paciente. Caso um ou mais dos efeitos colaterais apontados acima sejam observados, é preciso informar o médico responsável pelo tratamento imediatamente.
Quais são as melhores alternativas naturais?
Além de saber se o Fluconazol faz mal e verificar todos os cuidados necessários ao ingerir esse medicamento, é importante que os pacientes conheçam algumas alternativas naturais quanto ao tratamento preventivo e complementar das doenças tratadas pelo Fluconazol.
É importante frisar que essas alternativas naturais não devem substituir o tratamento convencional prescrito pelo médico. Elas servem como medidas preventivas e também complementam o tratamento realizado. E quais são essas alternativas naturais?
Fortalecer o sistema imunológico
Para prevenir e ajudar a combater todas as doenças causadas por fungos, já sabendo que o Fluconazol faz mal até certo ponto, a estratégia número um é fortalecer as defesas imunológicas. Com isso, naturalmente o organismo fica muito mais resistente à ação dos perigosos fungos, vírus, bactérias e parasitas responsáveis por causar diversas enfermidades.
Portanto, além de saber por que o Fluconazol faz mal, o primeiro passo é adotar uma alimentação rica em itens que aumentem a imunidade. Os alimentos mais indicados são:
- Gengibre;
- Limão;
- Açaí;
- Alho;
- Açafrão-da-terra (cúrcuma);
- Salsinha;
- Abacaxi;
- Kefir;
- Iogurte natural;
- Espinafre;
- Alecrim;
- Sálvia;
- Louro;
- Uva;
- Maçã;
- Coco e seus derivados (leite, água e óleo);
- Manga;
- Rúcula;
- Manjericão;
- Beterraba;
- Abóbora;
- Brócolis;
- Tomate;
- Laranja;
- Agrião;
- Couve-manteiga;
- Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas etc.);
- Cogumelos;
- Azeite de oliva extravirgem;
- Arroz e pão integral;
- Peixes (especialmente sardinha e salmão);
- Ovos;
- Mirtilo;
- Acerola;
- Kiwi;
- Morango;
- Lichia;
- Chia;
- Linhaça;
- Feijão;
- Lentilha;
- Grão de bico.
Além de consumir esses alimentos no dia a dia, para quem deseja ter um sistema imunológico forte é indispensável reduzir drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas, abandonar o vício do cigarro e diminuir a ingestão de açúcar e gordura – os grandes vilões da saúde.
Uso de suplementos vitamínicos
Em inúmeras ocasiões a queda das defesas imunológicas está associada a alguma deficiência do organismo no que se refere à concentração de minerais e vitaminas essenciais para a saúde . Por esse motivo, mais que saber se o Fluconazol faz mal, quem deseja ter um sistema imune saudável precisa realizar exames médicos laboratoriais prescritos pelo médico com a finalidade de identificar essas deficiências.
Caso seja constatado que o organismo apresenta alguma carência nutricional, o médico ou nutricionista poderá prescrever o uso de suplementos, que consiste na forma mais rápida e saudável de corrigir essas alterações. É importante frisar que entre as vitaminas, uma das que merecem maior atenção é a vitamina D, já que quando em falta no organismo, ela prejudica bastante as defesas imunológicas.
Tratamento natural de micoses
Especificamente para o tratamento natural de micoses que afetam as unhas, as seguintes alternativas naturais apresentam excelentes resultados:
- Alho amassado;
- Vinagre de maçã;
- Bicarbonato de sódio;
- Óleo de melaleuca;
- Suco de limão;
- Azeite de oliva extravirgem.
Tratamento natural para frieiras
As alternativas naturais para o tratamento das frieiras consistem em:
- Banhos na região afetada com infusão de alecrim;
- Aplicação de alho amassado;
- Uso do óleo de amêndoas;
- Banhos na região afetada com infusão de arruda;
- Banhos na região afetada com bicarbonato de sódio;
- Banhos na região afetada com sal grosso e infusão de camomila seca.
Tratamento natural de candidíase vaginal
Os tratamentos naturais mais indicados para a candidíase vaginal são:
- Banho de assento com infusão de camomila seca;
- Banho de assento com água morna e bicarbonato de sódio;
- Banho de assento com água morna e vinagre de maçã;
- Aplicação de óleo de coco na área afetada.
Obs.: nos casos dos demais tipos de candidíase e doenças, embora seja constatado que o Fluconazol faz mal (em virtude dos possíveis efeitos colaterais), não há possibilidades de tratamentos naturais eficazes, sendo recomendado recorrer apenas ao medicamento convencional prescrito pelo médico.
Mesmo sabendo que o Fluconazol faz mal para a saúde, provocando alguns efeitos colaterais durante o tratamento, a partir do momento que esse medicamento é prescrito pelo médico, é necessário seguir à risca o tratamento, evitando o agravamento das doenças.
Imagens: everyday.com.kh / emagrecepinda.com.br
Faça um comentário