
Para fazer a definição da gastrite erosiva, antes de mais nada é necessário compreender no que consiste a gastrite de um modo geral. Esta doença caracteriza-se por uma inflamação nas paredes estomacais, provocando dor, náusea, vômito e fortes queimações.
E o que é a gastrite erosiva?
A gastrite erosiva é ocasionada devido ao tratamento inadequado ou até mesmo ausência de cuidados quanto à gastrite crônica.
A gastrite crônica é provocada por uma bactéria conhecida como Helicobacter pylori, geralmente presente em alimentos ácidos.
Desse modo, a ação dessa bactéria com a acidez dos alimentos deteriora as mucosas protetoras do estômago, ocasionando a gastrite crônica.
Quando não tratada essa gastrite crônica, começam a ocorrer hemorragias internas e feridas maiores, caracterizando a gastrite chamada de erosiva.
Principais causas desta doença
As principais causas relacionadas às complicações da gastrite estão associadas a:
- Maus hábitos alimentares;
- Ingestão excessiva de café;
- Abuso do álcool;
- Ficar longos períodos sem se alimentar;
- Fumar;
- Períodos de estresse prolongado.
Por que a gastrite erosiva é tão perigosa?
Quando não diagnosticada e tratada adequadamente, esse tipo de gastrite pode evoluir para uma úlcera, e esta, por sua vez, para um câncer no estômago.
Portanto, ao mínimo desconforto estomacal, é de suma importância recorrer à orientação médica e iniciar os tratamentos disponíveis.
Qual a melhor maneira de tratar gastrite erosiva?
O primeiro grande passo para início do tratamento dessa gastrite consiste em fazer uma legítima mudança de hábitos.
Adotar uma alimentação mais equilibrada e nutritiva, sem ingerir alimentos excessivamente ácidos, café e álcool, é fundamental para tratar a causa do problema.
No caso de fumantes, é preciso ser firme no propósito de abandonar o vício em nome da saúde.
Tratamentos naturais para gastrite
Para auxiliar no tratamento da gastrite, sobretudo logo nas fases iniciais, é de suma importância considerar alguns alimentos e ervas naturais, que são:
Suco de batata
- Descascar 1 ou 2 batatas cruas e ralar;
- Colocar as batatas raladas em uma peneira e pressionar com a ajuda de uma colher, extraindo todo suco dela;
- Diluir ½ copo do suco extraído da batata em um copo de água quente;
- Deixar essa mistura esfriar e ingeri-la 3 vezes por dia, 30 minutos antes das principais refeições. Este suco deverá ser tomado por um período de 2 semanas.
Água de coco
A água de coco é considerada um bálsamo para o estômago. Por este motivo, recomenda-se ingerir essa bebida diariamente, priorizando a água do coco natural e não a de caixinha.
Chá de camomila
Sobretudo para pessoas que são submetidas a situações estressantes, é muito indicado o consumo do chá de camomila com o objetivo de relaxar os músculos estomacais e também aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.
Tratamento com medicamentos
Obviamente, os tratamentos naturais para gastrite não eliminam a necessidade de acompanhamento médico e ingestão de todos os medicamentos prescritos conforme cada caso.
A gastrite erosiva é uma doença que requer plenos cuidados, tanto no que diz respeito à mudança de hábitos quanto à correta utilização de remédios caseiros naturais (saiba mais) e convencionais.
Imagem: gastro.com.br
Faça um comentário