
Ao fazer exames clínicos e laboratoriais, muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao aparecimento de leucócitos na urina. Para saber o que esse resultado significa e como tratar a causa disso, basta conferir nosso post.
Antes de mais nada, o que são leucócitos?
Para interpretar o resultado de um exame onde aparecem leucócitos na urina, é indispensável saber o que exatamente significam os leucócitos.
Os leucócitos nada mais são que os glóbulos brancos que, por sua vez, consistem nas células responsáveis por defender o corpo contra diversos tipos de infecções, doenças e até mesmo processos alérgicos.
Essas células são produzidas pela medula óssea, desempenhando um papel importantíssimo para a saúde do organismo.
E o que significa a presença de leucócitos na urina?
Os médicos esclarecem que a presença dos glóbulos brancos (leucócitos) em níveis elevados na urina indica:
- Ocorrência de infecções urinárias (de forma geral causada por uma bactéria chamada de Escherichia Coli);
- Outros tipos de infecções (menos comuns) causadas por fungos ou vírus;
- Ocorrência de tuberculose urinária;
- Nefrite (inflamação nos rins);
- Presença de pedras nos rins;
- Contaminações por leucócitos vaginais;
- Câncer.
Alguns podem se perguntar: mas se os leucócitos são responsáveis por combater doenças e infecções, como a presença excessiva deles pode indicar o aparecimento dessas doenças?
A resposta é simples. Quando os resultados apresentam uma concentração acima do normal desses leucócitos, indica-se que o organismo está mobilizando grande quantidade dessa substância justamente para combater as doenças apontadas acima.
Para ilustrar melhor, é como se o trato urinário estivesse passando por uma guerra e o organismo enviasse maior número de soldados (leucócitos) para combater o inimigo (doença/infecção).
Tratamento para leucócitos na urina
Conforme mencionado acima, a presença acima do normal de leucócitos no líquido urinário pode ser ocasionada por uma série de doenças.
Dessa forma, é indispensável identificar a causa exata do problema, estabelecendo o tratamento mais assertivo para cada situação.
Somente um especialista poderá recomendar o melhor tratamento com base na realização de outros exames e do quadro clínico do paciente.
Dicas de como evitar leucócitos na urina
Para evitar a maioria das doenças no trato urinário, é indispensável seguir as seguintes dicas:
1 – Ingerir pelo menos 2 litros de água fresca e filtrada todos os dias, já que este líquido é de suma importância para limpar os rins e a bexiga;
2 – Diminuir o consumo de sal refinado, buscando inclusive substitui-lo pelo sal do Himalaia ou sal marinho (que são mais saudáveis);
3 – Ingerir alimentos que favoreçam a saúde dos rins é indispensável para manter este órgão longe de infecções. Esses alimentos são:
- Açafrão-da-terra;
- Água de coco;
- Alho;
- Cebola;
- Maçã;
- Mirtilo;
- Framboesa;
- Cereja;
- Peixes (especialmente salmão, sardinha e atum);
- Azeite de oliva;
- Melancia;
- Limão;
- Salsa;
- Repolho;
- Folhas escuras (rúcula, couve-manteiga, espinafre etc);
- Boldo;
- Erva-doce;
- Gengibre;
- Brócolis.
Em suma, para garantir a saúde do trato urinário, mantendo os níveis de leucócitos na urina sob controle, é indispensável cuidar da alimentação, ingerir a quantidade recomendada de água e também fazer exames regularmente.
Imagem:diariodebiologia.com
Faça um comentário