
Enquadram-se entre as neuroses, significando temor obsessivo de uma situação externa ou de um objeto, que passa a ocupar inconscientemente o lugar de um conflito interior. Nesse artigo falaremos O que é fobia e quais os Tipos de Neurose.
Neuroses e Fobias
Há diferentes tipos de fobia:
- claustrofobia (medo irreprimível de elevadores e outros recintos fechados)
- nosofobia (medo obsessivo de ficar doente)
- harpaxofobia (medo mórbido de ladrões ou assaltantes)
- fobia de certos animais (sapos, gatos etc.)
- amaxofobia (medo mórbido de viajar em qualquer veículo)
- anafobia (medo mórbido de poeira)
Reação depressiva: Ocorre quando as pessoas buscam dissipar a angústia de um conflito interno através da depressão e auto-anulação.
Pode estar associada a sentimento de culpa (peso de consciência) ou pode ser resultado de acontecimentos marcantes, como a morte de entes queridos ou perdas materiais. E um tipo de neurose.
Conhecer os tipos de fobia e suas causas é muito importante para saber o que é fobia e quais os Tipos de Neurose, assim podento tratá-las.
Tipos de neurose
Neurose obsessiva:
O paciente se sente estranhamente obrigado a realizar certos atos repetitivos e/ou absurdos, não conseguindo dominar-se.
O excesso de método e exigência ao executar certas, tarefas, como: lavar as mãos, limpar a casa, fechar as portas e os cadeados etc., pode constituir
neurose obsessiva:
o paciente às vezes procura negar a existência destes estranhos hábitos, mas se angustia ao perceber que se encontra dominado por eles.
Neurose histérica:
Costuma manifestar-se de modo repentino, em situações emocionalmente carregadas, através de acessos de histeria somados a distúrbios de ordem motora, sensorial e mental.
Durante as crises de histeria o paciente perde o controle de seus atos, podendo partir para a auto-agressão ou para uma quebradeira.
As vezes as crises se limitam a gritos e choros intensos. Pode ocorrer perda transitória de consciência.
Estes sintomas geralmente indicam intensos conflitos íntimos não revelados e requerem cuidadoso tratamento psíquico, espiritual e também físico.
As más condições de alimentação associadas à vida desregrada podem criar ambiente orgânico favorável às crises.
Neurose neurastênica:
O paciente se queixa de inúmeros incômodos físicos, dores em diferentes lugares, indisposição, esgotamento, falta de energia, cansaço fácil etc.
Embora algumas vezes a descrição pareça exagerada, os sintomas são verdadeiros e constituem a transferência de sofrimentos mentais para o corpo.
Pode haver depressão, porém, menos que na neurose depressiva. As queixas podem concentrar-se em determinado órgão ou região do corpo.
O tratamento neste caso deve abranger não só a parte inorgânica, mas principalmente a porte psíquica, pois a doença do corpo se origina em grande medida ali.
Sabe-se hoje que incontáveis doenças têm como causo básica a angústia mental. A paz interior, que se alcança pela harmonia com Deus, é o melhor bálsamo.
Neurose de ansiedade:
Caracterizada por grande instabilidade emotiva. A pessoa se sente triste, mas não sabe o porquê.
Geralmente a ansiedade vem acompanhada de cansaço, apreensão, irritabilidade e problemas somáticos (sintomas físicos).
Acreditam alguns estudiosos que seja ocasionada por transtornos emocionais reprimidos.
Tensão e estresse:
O estresse não é neurose, mas tanto pode abrir-lhe o caminho como agravar uma condição já existente.
O estresse excessivo conduz a agressões psíquicas produtoras de angústia, seja pela incapacidade de resolver certos problemas, seja pela intensidade da exposição a problemas externos.
Tal angústia pode provocar o que os especialistas chamam de “mecanismos psicológicos de defesa”.
Nesse artigo falamos O que é fobia e quais os Tipos de Neurose.
Imagem- dicasdemulher.com.br
Faça um comentário