
Doença típica da civilização, a gastrite é consequência direta do estilo de vida moderno. Corrigindo-se o hábito alimentar, está dado o maior passo rumo à cura. Nesse artigo falaremos sobre Sintomas e causas da Gastrite.
Causas da Gastrite Aguda e Crônica
Gastrite é a inflamação das paredes do estômago, provocada por alterações do ambiente gástrico que agridem e irritam a mucosa, tornando-a vermelha e inchada.
Nos casos mais graves chega a ocorrer sangramento. Os sintomas principais são: dor, azia, digestão difícil e demorada.
Há dois tipos básicos de gastrite: aguda e crônica. A forma aguda é desencadeada por causas recentes, como uso de medicamentos (certos analgésicos), abuso alimentar, intoxicação (como acidentes por ingestão de soda cáustica, ácidos etc.), crise emocional.
A causa da gastrite crônica é um acúmulo de fatores, como má alimentação, personalidade ansiosa, uso e abuso de medicamentos, alcoolismo, tabagismo etc.
Estudiosos da nutrição culpam certas deficiências nutricionais, que favorecem o aparecimento de gastrite e outras afecções digestivas. Sem descartar a possível causa hereditária, podemos afirmar que a gastrite é principalmente o tributo que o homem moderno paga ao seu modo de vida.
Entre as causas da gastrite pode haver duas situações opostas: excesso ou falta de ácido do estômago (ácido clorídrico). Quando há excesso de ácido (hipercloreturia), surgem sintomas como azia e dor, e há possibilidade de úlceras gastrintestinais.
No caso oposto, a hipocloridria (pouco ácido; gastrite alcalina), a digestão é lenta e difícil.
Confira os sintomas da gastrite aguda e crônica abaixo. Caso apresente algum deles, procure um médico.
Sintomas da gastrite aguda e crônica
Os sintomas da gastrite aguda e crônica podem se confundir com outros problemas de saúde. A forma aguda de gastrite produz sensação de “empanzinamento”, dor no estômago, perda de apetite, arrotos, azia, náuseas, dor de cabeça e até ligeira febre.
Podem ocorrer vômitos, que trazem alívio, mas deixam o paciente debilitado.
A gastrite crônica é doença de diagnóstico difícil, pois exibe sintomas parecidos com os de outras doenças.
Há períodos de agudização, em que se repetem os sintomas já descritos. Há também períodos em que o paciente se apresenta praticamente sem sintomas. A digestão costuma ser lenta e difícil.
Tratamento
Na Medicina ortodoxa o tratamento da gastrite aguda e crônica é feito à base de antiácidos, dieta láctea, dieta fracionada, bloqueadores de células secretoras de ácido, cicatrizantes, antidistônicos etc.
Embora alguns desses procedimentos tragam alívio, estão longe de cortar o mal pela raiz.
A dieta à base de leite, por exemplo, vem sendo questionada. O consumo exclusivo de laticínios e alimentos cozidos e condenado pela Medicina natural como causa de gastrite, pois não requer mastigação suficiente.
Uma boa opção pode ser o uso de remédios caseiros para gastrite (saiba mais).
Nesse artigo falamos sobre sintomas e causas da gastrite aguda e crônica.. foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos!
imagem- doutissima.com.br
Faça um comentário